Estados Unidos – Um país à beira da desintegração

Os EUA parecem não encontrar paz. Mais uma vez, policiais foram mortos, e cresce a preocupação com novos tumultos e protestos. A ordem habitual do país corre perigo de se esfacelar, opina a jornalista Ines Pohl.

De maneira alarmante, os Estados Unidos parecem ser a prova do quão rapidamente sociedades democráticas podem ficar fora de equilíbrio em um mundo em que as forças centrífugas da globalização rasgam as ordens políticas conhecidas. Um mundo em que as pessoas procuram refúgio no nacionalismo e não conseguem mais encontrar paz no frenesi do mundo digital.

Contextos já não são analisados como deveriam. Em vez disso, culpados são rapidamente encontrados, bodes expiatórios são nomeados. O mundo está dividido em “bem e mal”, em “nós e eles”.

A realidade se tornou estressante, não existem mais respostas fáceis, e uma análise honesta chegará sempre à conclusão de que o mundo rico tem que prover, pois o mundo pobre já não quer mais ficar assistindo pacificamente ao que está acontecendo.

Por isso que nos Estados Unidos, esse país de imigrantes, vem crescendo a agressão entre diferentes culturas, religiões, cores de pele. Por isso, pessoas são diariamente baleadas na rua, estudantes e policiais são mortos a bala. Certamente as liberais leis de armas têm algo a ver com isso. E é verdade que o racismo, que muitos achavam superado, desempenha um papel terrivelmente importante. Ainda.

No entanto, o problema tem mais uma dimensão. A ordem habitual do país corre perigo de se esfacelar. As pessoas já não estão mais dispostas a aceitar as consequências da nova ordem mundial. Políticos não parecem encontrar – junto com instituições, sindicatos, autoridades estaduais, policiais e sociedade civil – soluções credíveis.

Quem viaja pelos Estados Unidos em 2016 encontra um país em fuga da realidade. Isso combina com o fato de que um homem cujo grande sucesso foi celebrado em um reality show se prepara para se tornar o próximo presidente dos Estados Unidos da América.

As pessoas se refugiam em mundos virtuais. As pessoas encenam fotos para o Snapchat, Facebook, Instagram ou outras mídias sociais. Quem viaja por este país pode observar como crianças de um ano posam para foto quando avistam uma câmera. Elas vivenciam adolescentes que, aos sábados, não conversam uns com os outros no bar, mas ficam lado a lado, posando para as fotos que vão diretamente para a internet.

A realidade está se transformando em um palco para a encenação de uma vida que muitas vezes não condiz com a realidade. Há estudos que mostram que, para muitos, a visita ao restaurante, a caminhada na praia, o jantar de família só é “vivenciado” quando as fotos e videoclipes são postados na internet. E isso serve até mesmo para o memorial diante da delegacia de polícia em Dallas, onde as pessoas só começaram a soluçar e se abraçar quando uma câmera foi apontada para elas.

Donald Trump aposta na realidade encenada, incluindo os castelos do sonho em seus campos de golfe, as torneiras de ouro na Trump Tower, a cor artificial do rosto e o cabelo falso. Ele tem que fazê-lo porque lhe falta substância. Ele pode fazê-lo porque aprendeu cedo a seduzir as pessoas. E ele tem tanto sucesso porque muitos preferem sonhar com um mundo passado a trabalhar para um futuro.

Ines Pohl

  • Ines Pohl é correspondente da DW em Washington

Edição/Imagem: Plano Brasil

Fonte: DW

39 Comentários

  1. (…)Os EUA parecem não encontrar paz. Mais uma vez, policiais foram mortos, e cresce a preocupação com novos tumultos e protestos. A ordem habitual do país corre perigo de se esfacelar, opina a jornalista Ines Pohl. (…)
    .
    .
    E eu dizendo que as ruas americanas aos poucos se parecia com as melhores rua de Zimbabué ou de Faluja ..me enganei .. que os Ucranianos me desculpem por não lembrá-los em uma hora dessa .. rsrs
    .
    .
    Má eu o que falei aqui .. quando fui interrompido por um enxerido trolador …..a bomba relógio social americana está preste a explodir.. tic ..tac..tic . .. más isso é profético, conforme osocialíssimo o bom palestino . …. o carma americano por terem destruído muitas nações apoiando criminosos …. será igual ao império romano . será a sua desintegração por dentro .. e o brazil também não fugirá do seu carma ,, provavelmente se desintegrará como uma nação .
    .
    Lá na vaca sagrada dos santistas … a luta de lasse tem caráter racista.. como é no brazil também .. a queda da bastilha americana pode chegar antes da queda da bastilha braZileira .. provavelmente com uma guerra civil .. assim com foi na Guerra de Secessão americana ( 1861 a 1865 ) de um lado abolicionistas Vs escravocrátas … e no brazili em 1924; legalistas republicanos Vs patrimonialistas conservadores …. o sul Vs norte ..a eterna luda entre gregos Vs troianos Caim Vs Abel
    .

    • Como já disse antes .. ” O capitalismo gera capital e enquanto houver riquezas para ele se apropriar ele existira” ..e seria simplório demais em achar que o capitalismo é a única solução para a humanidade e infantilidade de achar que em um sistema onde a lógica é a lei do mais forte .. de pensar que um desalmado e empedernido capitalista .. escravo fiel da ganância e do preconceito ele vai ter compaixão em quem estiver lá em baixo .. bem na base da pirâmide social … “(…) e por tabela desce e distribuem a riqueza (… )” .. fala sério… HAHAHAH .. esse sistema esta falido .. até aqui só trouxe guerra ( Duas gerras mundias ) e desgraças sociais pelo mundo
      .
      Muitos me criticam por falar do libertador do home da sua ganância .. Jesus … por que eles me criticam ? ..acho que seja por fazer alusão as suas frases de cunho progressista não só para aquela época como para hoje.
      .
      Quem poderia disser coisas como .. ” ( ..) orai não só para os seus amigos más também para os seus inimigos (…)” . quem nos dias de hoje , em especial lá na terra do capitalismo, onde a cultura da competição é sagrada e banalizada …existe até campeonato de quem cospe mais longe.. rsrsr
      .
      Se alguém disser nos dias hoje .. como no brazil por exemplo … frases do tipo : ….
      (…) Não só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus(…) …. .(…) Buscai, assim, em primeiro lugar, o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas(…) … (…) vende tudo o que tens e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu (…) .. poderiam chamá-lo de tudo .. bolivariano,comunista,louco,.. etc..etc ….. menos capitalista .

    • Mais um filho da “Pátria educadora”em ação……

      Que falta faz o ensino de história nas escolas…

      Se você houvesse estudado história saberia que os palestinos sequer existiam quando Jesus estava nesse mundo. E já que Jesus seria “socialista”, o que diria hoje de países socialistas como Venezuela, Cuba, Coréia do Norte?

    • (…) E já que Jesus seria “socialista”, o que diria hoje de países socialistas como Venezuela, Cuba, Coréia do Norte? (…) .. ele diria as mesmas coisas se estivesse em qualquer lugar .. más se tratando destes lugares .. ele estaria do lado dos mais fracos e desesperados e por isso … poderia ser preso .. como se também estivesse em qualquer lugar onde a tirania imperasse impiedosamente sobre o povo ..<i. capitalismo,socialismo e comunismo … é um estado de ser …são três formas em que o home se coloca diante a certos dilemas sócias … más isso .. rsrsr.. pessoas como você … está anos luz de entender .

      • Quem ouviu essa frase .. ( …) Todo mundo é igual perante a justiça (…) ..quem não gostaria que isso fosse verdade ? .. que ideia mais comunista do que isso ?
        .
        Quem não ouviu aquela frase (…)Todo homem tem o direito sobre a sua propriedade e usufruir do fruto do seu trabalho ( ..) .. quem seria contra isso ? .. todos sim! … tem o direito de usufruir do fruto do suor seu trabalho .. que mais capitalista do que isso ?
        .
        Quem já não ouviu daquela frase (…) O governo tem que garantir o bem está social para todos e justiça (…) .. quem vai de encontra a isso ? .. que coisa mais socialista do que isso ?

  2. Os EUA nos anos que antecederam sua independencia já apresentava sinais de uma sociedade moderna. Se tornou uma democracia e era a referencia para jovens avidos por revolução. Aparentemente Ele está dando sinais de cansaço, se tornou conservador em demasia, um sistema que funcionava bem enquanto a população era mais homogenia.
    Com “apenas” dois partidos [e um modelo que beneficia apenas a ambos] que fingem representar plenamente todos os segmentos de uma população de mais de 300 milhões, é uma ditadura fantasiada pois não existe uma terceira via.
    Sds

    • Quando você afirma que existem apenas dois partidos e que fingem representar todos os segmentos da população você apenas faz uma leitura rasa e equivocada dos EUA, fruto da ignorância generalizada induzida por nossas esquerdas aqui nessa infeliz esquina do mundo…..

      Os EUA são uma “Ditadura fantasiada”? Então nos fale da democracia de países como Venezuela, Rússia, China…..

      E qual seria a “terceira via”? O “socialismo”cabeça de vento de Bernie Sanders? Penso que você sequer saberia dizer que terceira via seria essa….

      Ainda no campo das bravatas, qual é a próxima? Que houve “golpe” no Brasil e Sérgio Moro foi treinado pelo FBI para “tomar o pré-sal”?

      Ah! E outra: não existem apenas dois partidos nos EUA. Existem outros partidos, até mesmo o comunista.

  3. A DW viajou no título,uma coisa que me a americanos têm,enraizado dentro deles é o amor à pátria,sentimento esse que só foi testado uma veZ ao longo da história desse país,que foi durante a guerra civil.

    • Concordo plenamente amigo! Em que pese esse momento de tensão, ainda muito distantes dos turbulentos conflitos pelos direitos civis dos anos 60, existe dentro dos norteamericanos o sentimento de uma pátria única de modo que secessão não passa nem perto

  4. Konner, meu caro, bela seleção de texto.
    O Plano Brasil ganha muito com a sua colaboração.
    Quando dizemos que a sociedade norte-americana ainda está longe de superar suas mazelas e contradições, somos atacados por aqueles que se encontram enebriados pelo softpower, notadamente, o cinema norte-americano. São pessoas que acreditam na fantasia…
    Mas, a realidade sempre aparece com punhos fechados.
    Abraços.

    • A sociedade norteamericana, como muitas outras mundo afora, ainda não superou suas mazelas e contradições. A bem da verdade, apenas os países escandinavos conseguiram. Mas é fato que falar em desintegração do país é algo absurdo quando não risível. Depois da Guerra civil a unidade territorial e populacional dos EUA não sofreu abalos, tanto que por lá não existem movimentos separatistas.

      Por outro lado já não se pode dizer o mesmo de Rússia e China…rs!

      • S-88, não dá pra comparar Rússia e China com EUA no campo da diversidade, pois são dois países fechados a integração racial, controlando milimetricamente a entrada de outros povos. A Rússia por exemplo, já tem seu povo quase todo misturado ao ponto de não saberem diferenciar com precisão os traços e mistura dos povos constituintes, só tendo o pessoal da Chechenia outras poucas regiões como diferenciais, até por conta da influencia muçulmana nestas regiões, a China então nem se fala, uma nação de 3000 anos com traços quase puros.
        Os EUA como qualquer outro país da America está sofrendo com a luta pela tal da “igualdade racial”, que nunca foi alcançada, e que vez ou outra gera o que vemos hoje, e vou lhe dizer mais, essa é a principal arma que países inimigos dos EUA possuem, basta riscar um fosforo naquele país da forma certa que a explosão vai ser terrível.

    • ………..num país em que houve uma guerra em que a escravidão foi uma das principais causas (Guerra da Secessão),onde se compra armas como qualquer produto de supermercado e ainda existem organizações racistas como o Ku Klux Kan sempre haverão lutas raciais cada vez maiores….os Estados Unidos breve entrarão em metástase social….sintomas da decadência……..

  5. Quando eu vejo publicarem um texto assim, percebo que tem muita gente traumatizada por não ter ido à Disney quando fez 15 anos…..rs!

    • O sr ainda esta vivendo o sonho dos 15anos e acha que o EUA ė a Disney… se basear na realidade de um pais por uma ida a Disney ė no minimo patetico
      O sr conhece os EUA? Nao existe movimentos separatistas? Pare de ver a Disney channel. O sr conhece o Texas? Alabama conhece?
      O sr quando nao tem argumento parte para os insultos com argumentos baixos da gramatica.. pois e meu caro felizmente..com erros ou nao na gramatica o planobrasil proporciona a todos o direito a libertdade intelectual e de expresao! Ou o sr por se achar o messias da gramatica ..o todo poderodo das letras que sabe tudo e tem razao em tudo?
      O sr ė tăo patriota da naçao brasileira que passa o dia todo a oferecer o ________ aos EUA na esperanca talvez de receber um convite para a Disney .
      Vergonhoso.. mas o nick ss-88 diz mt sobre o tipo pessoa que ė. E inda diz ser patriota.

    • Para quem gosta de …aí tem um prato cheio! O que se aprende de bom na Disney (já levei os filhos para conferir)? Que o Mickey namora a Minie? Deixe-me pensar que mais? Ah! Já sei: que o Tio Patinhas é o pato mais rico de Patópolis e que nem aquele que se recusa a pagar a sua parte no pato, quer empurrá-la para os mais miseráveis…

      • Olha,tem uma coisa chamada infância, já ouviu falar? não? então azar seu, mas deixa seus meninos aproveitarem, lhe garanto que eles serão eternamente gratos pelos bons momentos!!

  6. Me desculpe, precisa ir aos EUA para vivenciar o que o autor diz? Policiais são caçados todos os dias no Brasil. Leia o texto novamente substituindo Trump por qualquer ‘celebridade’ brasileira e veja o resultado.
    O texto traduz o que o autor realmente deseja, seu desejo interior. Nada do que acontece nos EUA se compara às chacinas semanais que acontecem no Brasil, ao que já estamos acostumados. Eu não vejo essa preocupação toda por parte dos americanos, não.

  7. A questão é cultural, meu caro… VAGABUNDOS existem em todo lugar… quem quer vencer não fica na choramingação… reclamar vivendo em países continentais que não tiveram chance na vida é balela de gente sem vergonha… se o cara se entrega as mazelas da vida e não procura vencer pela meritocracia, ou foi enganado pela falácia do igualitarismo ou é VAGABUNDO mesmo… só passa fome em países como Brasil e EUA quem não levanta cedo e pega no pesado… ou é drogado ou alcóolatra… o que dá no mesmo… viver em países que não estão em guerra em seu território e reclamar é safadeza… QUEM NÃO TEM COMPETÊNCIA NÃO SE ESTABELEÇA… a autora desse texto coitadista faz honra pra quem escreve, o falido e esquerdalha W. Post… ou alguém aqui desconhece que na América também existem esquerdo…tas em ação ???… GO TRUMP, GO… texto risível, ridículo, grotesco, cômico, burlesco…

  8. Infelizmente isso não é uma exclusividade dos EUA, mas sim um fenômeno mundial
    nós também vivenciamos essa realidade de faz de conta !

  9. Desintegração dos EUA???!!! ha ha ha. Conheço muito bem os EUA, seu povo e sua cultura, como poucos por uma serie de razões que não vem ao caso aqui mencionar, mas posso lhes dizer o seguinte: Não se enganem, com todas seus problemas (quem não os tem) é um país que esta sempre se reinventando, e os norte americanos estão entre os povos mais religiosos e patriotas deste planeta sem contar que a integração racial deles esta anos luz a frente da nossa. Quem olha de fora sem realmente conhecer sua historia poderá chegar a conclusões apressadas e errôneas a respeito do “modus operandi” da nação. Eles já passaram por um “expurgo” que foi sua guerra civil, ali mesmo, naqueles anos de conflito que ceifou a vida de milhões de soldados e civis, os EUA resolveram todas suas duvidas quanto a integridade da nação, foi um pacto de sangue como nos nunca experimentamos por aqui, nem de longe.Se alguém quer conhecer realmente a essência do país basta prestar atenção em um dos lados da nota de um dollar, onde esta o grande selo, esta tudo lá!Se não tomarmos cuidado, com o crescimento geométrico dos índices de violência que o Brasil vem apresentando estes últimos anos quem corre o risco de desintegração somo nos.

    • Sim, quem quiser conhecer realmente a essência dos EUA, basta prestar atenção em um dos lados da nota de um dólar, como você disse, Conan. Lá, vai enxergar a pirâmide com o “olho que tudo vê”, símbolo da maçonaria e dos Illuminati. Aí sim, conseguimos enxergar a essência dos EUA.

      Não tenho nada contra o povo americano, e sim, existem pessoas patriotas e religiosas lá, como em todos os outros povos. Mas a elite americana é satanista, manipuladora e criminosa. E o povo americano é manipulado, como nós somos.

      Como resultado, transformaram os EUA, que já foi uma grande nação, num instrumento de imperialismo e valores decadentes.

      Professor

      • Quanta bobagem heim “Teacher”! O “olho que tudo vê” presente na nota de um dólar é de fato um símbolo maçônico visto que a imensa maioria dos líderes da independência dos EUA (George Washington, Benjamin Franklin, John Hancock) era maçom. Pode-se dizer que os EUA são fruto de uma grande “conspiração maçônica”. E esse não é o único símbolo maçônico nos EUA. A capital Washington é cheia deles…

        No mais, ao comparar maçonaria a satanismo você apenas demonstra profundo desconhecimento e ignorância, típicos de pessoas sem instrução, que dizem que maçonaria tem pacto com o diabo ou que fazem sacrifícios com bodes pretos. Sinto decepcioná-lo mas a maçonaria também está por trás da revolução francesa visto que os principais lemas da mesma são justamente Liberdade, Igualdade e Fraternidade……

        Aliás, a maçonaria está por trás de todas as revoluções liberais desse período histórico. Sabia que Tiradentes, Dom Pedro I e José do Patrocínio eram maçons? Pois é, que falta faz a você estudar! Quem manda ser filho da “Pátria educadora”?

      • Realmente S-88,boa explicação, pois realmente a maçonaria esta nos fundamentos de muitas das grandes democracias ocidentais.

      • Meu caro Professor,voce é um homem inteligente, diria ate culto, mas peca nos detalhes. Quando começa com essa historia de elite americana manipuladora, satânica e criminosa e acha russos e chineses (governos, pois também nada tenho contras os povos) um paradigma de exemplo para a humanidade em termos de democracia e liberdade de expressão ( afinal de contas não são países intervencionistas imperialistas não é mesmo) me faz lembrar a historia de Dr.Jekill e Mr.Hide, ou talvez Lord Vader, consumido pelo lado escuro da força. Obviamente, não precisando lhe lembrar que os norte americanos possue a opção de escolher seus dirigentes, onde voce tem a liberdade de fazer e dizer o que quiser, para um verdadeiro defensor dos povos oprimidos como voce me parece ser, se fosse obrigado a se mudar para um desses três países com a sua família e seus bens, qual voce escolheria? Pedindo-lhe por gentileza que não saia pela tangente, estou realmente muito curioso para ver sua resposta.

        Sds

        PS- O Grande Selo tem muito mais que o Annuit Coeptis, detalhes meu caro, detalhes!!

      • Conan, a elite americana é sim, manipuladora, satânica e criminosa, infelizmente. E quando eu digo satanista, estou dizendo que é no sentido literal mesmo, não estou dizendo no sentido figurado. Dá uma olhada nesse site, é em português e fala das mensagens satânicas nos filmes, clipes de vídeos e desenhos da Disney, além da simbologia ocultista da elite americana. O site é extenso e tem muito assunto lá, mas se você tiver paciência, é esclarecedor:

        http://danizudo.blogspot.com.br/

        Note que o cantor David Bowie, satanista da pior estirpe, foi homenageado com 12 capas diferentes na Revista Veja.

        Sobre o controle da mídia, tente pesquisar sobre o assunto na internet, não vou nem vou indicar nenhum site, mas só peço para você ler os dois lados, por exemplo o sputniknews ou então esse aqui: orientemidia.org Não acredite no que o sputniknews fala não, só peço que leia, junto com a imprensa que possui a visão ocidental e, baseado nos dois argumentos, tire as suas próprias conclusões. Geralmente, a verdade está no meio. Existem muitos outros sites além do Sputnik, se você estiver realmente interessado, é só me pedir que eu indico.

        Sobre a sua pergunta, acho que é possível viver bem nos três países, tanto na China, quanto na Rússia ou nos Estados Unidos.

        Existe um programa chamado “O mundo segundo os brasileiros”, que retrata a vida de brasileiros no exterior. Tem brasileiro em todo canto do mundo, olha só:

        China – https://www.youtube.com/watch?v=M4OLXP_SgtA

        A qualidade de vida na China me surpreendeu, o que mais me chamou a atenção foi o nível de segurança lá. Xangai é maior que São Paulo e praticamente não existe violência, algo incrível para mim. Pode voltar para casa 3h da manhã, bêbado e passar em qualquer canto que ninguém vai mexer com você.

        Rússia – https://www.youtube.com/watch?v=znSzKHJOgj8

        A qualidade de vida na Rússia também vai surpreender você, mas o que me assusta lá é o frio. Já pensei em morar lá, mas minha esposa não gostou muito da idéia. Existe também um blog de um brasileiro que casou com uma russa e que foi morar lá com ela e conta muitos detalhes minuciosos de como é a vida lá.

        http://brasileironarussia.blogspot.com.br/

        Quanto a morar nos EUA, nem vou colocar link, acho que sabemos como é. Acho que eu viveria muito bem em Nova Iorque, é uma cidade cosmopolita, tem de tudo. Porém, acho que minha escolha natural seria Miami, porque tem muitos brasileiros e latinos lá, por isso acho que eu me sentiria mais em casa.

        Dos três, só não escolho a Rússia por causa do frio. Na China, não é ruim de se morar, só que seria um choque cultural muito grande, afinal eu sou ocidental; já nos Estados Unidos, se eu morasse lá, teria que ser em Miami, acho que eu me adaptaria melhor. A qualidade de vida nos EUA tem se deteriorado muito desde 2008, mas mesmo assim eles ainda vivem bem. Acho que eu não me sentiria bem de viver nos EUA porque ia ficar imaginando que muito da riqueza que os abastece provém da exploração de outros países.

        Concluindo, acho que prefiro viver no Brasil mesmo; afinal, se não fosse o problema sério de segurança e justiça social que temos aqui, seria um dos melhores países do mundo para se viver.

        Um abraço,

        Professor

      • Professor, se eu fosse voce não me ateria muito ao programa “O mundo segundo os brasileiros”, aquilo é um mar de rosas e não reflete totalmente a realidade como voce bem sabe.Positivei por parte da resposta. Também morei nos EUA e na China (Harbin), porem não conheço a Rússia. Gosto de dialogar com pessoas inteligentes e cultas independente de suas preferências ideológicas, apesar de gostar de um embate um pouco mais ríspido como as vezes acontece por aqui, ou melhor dizendo….sempre!! 🙂

        Um abraço

        Conan

      • Conan, eu amo e pratico boxe. Alguns grandes amigos que tenho fazem “luva” comigo e a porrada come solta. Claro, é bem diferente de uma briga de rua, porque existe lealdade: se um dos lutadores é atingido com contundência, o outro lutador pára, espera ele se recuperar e, se ele tiver condições, a luta continua. Apesar de algumas luvas serem bem pesadas, mantemos a amizade: não estamos lá para ganhar a luta, estamos para aprender (embora seja comum ocorrer momentos de raiva, mas é natural quando você começa a apanhar muito). Mas quando a luva termina, mantemo um profundo sentimento de respeito e amizade, mesmo depois de termo trocado porradas bem fortes.

        O que eu quero dizer, é que espero que o clima “ríspido” dos nossos debates não seja afetado por essa conversa amistosa que tivemos. Afinal, nossas diferenças ideológicas merecem um debate de alto nível. Gosto de debates inteligentes, mas se não forem acaloradas, perde a graça. Claro não gosto de agressões gratuitas, tipo “briga de rua”. Acho que se é para ofender, que seja com classe. Acho que você pode ser um adversário formidável.

        Gosto quando um coxinha como você entra com um argumento que me faz parar e pensar: “Opa, o que essa cara falou faz sentido”. Aí a coisa fica boa.

        Toda essa ladainha que escrevi é só para pedir para você continuar a debater comigo, de forma ríspida. E espero nossos embates sejam sim, bem “acalorados”. Ou seja, estou desafiando você. Para um duelo.

        Professor.

Comentários não permitidos.