Turquia: Acusações contra EUA ameaçam agravar mais os laços entre Ancara e Washington

John Kerry durante encontro com colega de pasta russo Serguei Lavrov em Moscou.

Kerry revidou decididamente insinuações levantadas pelos turcos de que os EUA estariam envolvidos no golpe de Estado fracassado.

Novas acusações contra os EUA ameaçam agravar ainda mais os laços entre Ancara e Washington. Presidente Barack Obama e secretário de Estado Kerry enviam mensagem clara para turcos.

Após o fracassado golpe militar na Turquia, cresce a tensão nas relações entre Ancara e Washington. O presidente americano, Barack Obama, instou o governo turco a mostrar contenção e alertou para que as leis sejam respeitadas no tratamento com os insurgentes. Durante teleconferência com seus assessores, a Casa Branca informou que Obama apontou para os desafios conjuntos com a Turquia – como, por exemplo, a luta contra o terrorismo.

O secretário de Estado, John Kerry, foi ainda mais claro. Ele advertiu seu colega de pasta turco, Mevlut Cavosoglu, de danos nas relações entre os dois países. Kerry revidou decididamente insinuações levantadas pelos turcos de que os EUA estariam envolvidos no golpe de Estado fracassado.

O Departamento de Estado americano declarou: “Ele [Kerry] deixou claro, que os Estados Unidos estão dispostos a ajudar as autoridades turcas no âmbito da investigação, mas que insinuações públicas ou alegações acerca de qualquer envolvimento dos EUA na fracassada tentativa de golpe são completamente errôneas e prejudiciais para nossas relações bilaterais.”

Obama e Kerry condenaram imediatamente a tentativa de golpe e defenderam o apoio ao governo democrático eleito da Turquia. Posteriormente, no entanto, o ministro do Trabalho turco, Süleyman Soylu, deixou a entender que os próprios EUA estariam por trás da tentativa de golpe.

Na noite de sexta-feira, uma parte das Forças Armadas turcas tentou derrubar o governo e o presidente Recep Tayyip Erdogan. Ancara e Istambul foram palcos de duros combates. Segundo dados oficiais, ao menos 265 pessoas morreram, entre eles, 161 policiais e civis, como também 104 insurgentes. Poucas horas depois, o governo turco declarou a tentativa de golpe como fracassada.

O incômodo dos turcos advém principalmente do imã Fethullah Gülen, que vive nos EUA. Gülen, que antes era ligado ao presidente turco, cortou relações com o chefe de Estado em 2013 e desde então é considerado um dos arqui-inimigos do presidente Recep Tayyip Erdogan, que acusa Gülen de estar por trás da tentativa de golpe.

O pregado islâmico rebateu vigorosamente essas afirmações e declarou que a tentativa de golpe poderia ter sido encenada pelo próprio governo turco.

O primeiro-ministro turco, Binali Yildirim, afirmou que qualquer país que apoiar Gülen será considerado em estado de guerra com a Turquia. Erdogan instou o governo em Washington a extraditar Gülen.

Sobre isso, o secretário de Estado Kerry declarou que os EUA estariam dispostos a ajuda a Turquia a encontrar os responsáveis pelo golpe. No entanto, o secretário de Estado afirmou que ações somente serão tomadas quando houver provas contra Gülen.

CA/rtr/afp/dpa/dw

Fonte: DW

10 Comentários

  1. Esta situação pode afundar todos os planos estadunidenses no Oriente médio, o correto seria os EUA se aproximarem pois se for provado que o golpe foi orquestrado dentro dos EUA pelo tal Gullen, ficará claro que houve apoio do governo norte americano, isso vai afundar todas as esperanças dos EUA na Siria e Iraque, e a Turquia pode revidar se aproximando de Pequim, e com uma política mais independente. Na verdade, nem dá pra mensurar os prejuízos, serão muitos.

  2. Não,entendi o que ganharia os E.U.A com a deposição do Sultão LOuco,se fosse essa acusação dirigida aos russos faria sentido,mas os E.U.A,não entendi bem ?.

  3. Eh mais…tudo quanto é porcaria que acontece no mundo, os EUA, estão envolvidos!!!Por que que os EUA, não cuidam da vida deles, ao invés de ficar metendo esse maldito nariz imperialista em tudo!O nação insuportável!É claro que eles eles estão envolvidos no golpe de estado contra a Turquia, é claro que estão envolvidos no golpe e estado contra o Brasil, é claro que estão envolvido no golpe contra a Venezuela, na crise da Crimeia,na Primavera Árabe, nas tensões entre as Coreias,na crise da China contra o Japão, na saida da Reino Unido da UE !!!…Sempre tem o dedo sujo da CIA, nessas porcarias que acontecem pelo mundo!Eles fazem isso por dois motivos:1-dividir para reinar ,2- criar guerras para e vendeder armamentos da sua industria de armas que é a maior do mundo!Sabe o que o mundo deveria fazer?!Apontar todas as suas armas para os EUA, e dizer:fica na tua tio Sam, cada um no seu quadrado!!!Já passou da hora do deixar de ser unipolar para se tornar de vez multipolar…

    • Reinaldo, os EUA tbm estão envolvidos no golpe da Petrobrás ?
      no assalto aos nossos cofres públicos ?
      no dinheiro emprestado do nossos impostos do BNDES para os empreiteiros “pobrezinhos” e “negros” aki ?
      na péssima administração ?
      nos desvios e superfaturamentos q nossos políticos fazem ?

      será tbm q eles estão baixando propositalmente o preço do barril do petroléo, só pra prejudicar a Venezuela, mesmo q prejudique o gás de xisto nos EUA ? Mesmo comprando milhares de barris deles todos os anos ? será, será, será ???? rsrs…

      ou esses americanos inventaram algum produto porreta de bom, e ficam contaminando as nossas águas e a do resto do mundo pra fazer tudo q eles querem, ou nós e esses países q vc mencionou, são formados por um bando de políticos CORRUPTOS até a alma, q vende até a mãe pra deixar países como os EUA, Rússia, China ea Europa mandar na gente, e ACEITAMOS numa boa.

      é fácil jogar a culpa nos outros, quero ver aceitar os próprios erros e corrigi-los.

      • Não estou criticando sua resposta, mas algumas pessoas adoram esse argumento. Partem da lógica que tudo de errado que acontece por aqui, foi criado aqui.
        Mas na verdade há sim muita sabotagem e intervenção. O que se vc for ver é ainda mais revoltante porque nós ja temos tantos problemas e ainda sim para ter certeza do nosso fracasso o tio sam faz questão de nos sabotar.

      • O Alessandro, você estudou história???…Será que você nunca leu nos livros de história, que ate´a Segunda Guerra Mundial, os EUA, queriam ser apenas uma potência, mais após a Segunda Guerra, o objetivo deles mudou:dominar o planeta!!!…Agora vamos falar de cada uma de suas insanas insinuações uma por uma:”os EUA envolvidos no golpe da PETROBRAS”, sim é possível, pois todo mundo sabe do olho grande do tio Sam em nosso Pré-Sal;”dinheiro emprestado pelo BNDS, para os empreiteiros pobrezinhos”, o BNDS,tem a função de financiar as empresas nacionais, inclusive as empreiteiras, que geram empregos e impostos, você não queria que viesse empreiteiras europeias, americanas ou japonesas, para tocar obras no Brasil, queria??? “Negros” aqui…não entendi o que quis dizer…por acaso você é racista?!…É isso que entendi???”que eles etão baixando o preço do barril do petróleo para prejudicar a Venezuela?!”…Sim, porque com o preço do barril de petróleo baixando, os maiores beneficiados do mundo são eles, pois eles são os maiores consumidores de petróleo do mundo, e só conseguem produzir metade do petróleo que consomem…quanto ao gás de xisto, o tio Sam é o maior produtor de gás do mundo, só que não exportam, porque sua produção, só é suficiente para o consumo interno deles…pense nos EUA, como uma grande praga de gafanhotos, que devoram tudo o que vem pela frente:produtos agropecuários,minérios, recursos energéticos, tecnologia, serviços…os especialistas dizem, que se tivesse no mundo dois EUA, não sobraria nada para o resto do mundo, os dois EUA, consumiriam tudo…são nação mais consumista da história da humanidade dos últimos dez mil anos sobre a terra…só pensam em uma coisa:dominar o planeta, já teriam conseguido, se não fosse a Rússia e a China…no século 20, a URSS, freiou o imperialismo americano, agora no século 21, a Rússia e a China, vão assumir esse papel no mundo…

      • Alessandro, o preço do barril do petróleo foi abaixado propositadamente sim, não para prejudicar a Venezuela, mas para prejudicar a Rússia. A Venezuela é um vassalo insubordinado, mas a Rússia, essa sim é rival, então os EUA não se importam de falir o gás de xisto, desde que derrubem a Rússia.

        Mas é claro que a corrupção no Brasil não é só culpa dos Estados Unidos. O tio Satã, como o Lucena gosta de chamar o Império do Mal, é apoiador, facilitador e até instigador de corrupção sim. Até porque a corrupção mantém os políticos reféns da chamada “Elite brasileira”, que é aliada dos Estados Unidos. Quem é essa “elite brasileira”? Rede Globo, Rede Record, Revista Veja, Fiesp, PSDB, a União Democrática Ruralista, etc, etc, etc.

Comentários não permitidos.