Turquia: 42 helicópteros desapareceram do inventário militar – Situação ainda é instável

Pelo menos 42 helicópteros desapareceram do inventário militar da Turquia após a tentativa de golpe militar da última sexta-feira, levantando questões sobre uma possível nova tentativa de golpe.

O âncora da CNN Turk, Serdar Tuncer, reportou que pelo menos 42 helicópteros desapareceram do inventário militar da Turquia e que já existe preocupação quanto a uma nova tentativa de golpe no país.

A tentativa de golpe foi contida na manhã deste sábado. O primeiro-ministro turco, Binali Yildrim, declarou que todos apoiadores do golpe haviam sido detidos e que o país estava retornando à vida normal.

Segundo o Ministério de Relações Exteriores do país informou neste domingo, mais de 190 pessoas morreram e pelo menos 1.400 ficaram feridas durante a tentativa de golpe

Por enquanto, o governo turco declara que possui controle total do governo e que já começou uma “purga sistemática dos militares”. No sábado, o governo prendeu mais de 6 mil pessoas por envolvimento no golpe. A lista de presos inclui 2.745 juízes e mais de 2.800 soldados, inclusive o principal conselheiro militar de Erdogan.

O Departamento de Estado dos EUA avisa que a situação na Turquia ainda é instável e desaconselha estrangeiros a visitarem o país, citando uma crescente ameaça terrorista.

Foto: © AFP 2016/ ADEM ALTAN

Fonte: Sputnik News