As Forças Armadas da Turquia disseram nesta sexta-feira que tomaram o poder no país para proteger a ordem democrática e manter os direitos humanos.
Em um comunicado enviado por e-mail e divulgado por canais de televisão turcos, os militares afirmaram que todas as relações externas existentes da Turquia serão mantidas e que o Estado de direito permanecerá como prioridade.
O primeiro-ministro da Turquia havia dito anteriormente que um grupo dentro do Exército havia tentado tomar o poder, mas que fora rechaçado e que seria errado chamar o fato de golpe.
Nick Tattersall
Fonte: Reuters
Lei marcial é imposta na Turquia, diz comunicado militar lido na TV estatal
A lei marcial foi imposta em toda a Turquia e um toque de recolher declarado, com o país agora sendo comandado por um “conselho de paz” que não vai permitir que a ordem pública seja prejudicada, disse um apresentador da emissora estatal turca TRT na sexta-feira, lendo uma declaração sob as ordens de militares.
O locutor disse que o regime democrático e secular foi erodido pelo atual governo e que uma nova constituição será elaborada em breve. A liberdade dos cidadãos foi garantido pelo “conselho de paz”, independentemente de religião, raça ou língua, disse o apresentador.
Humeyra Pamuk
Fonte: Reuters
Autoridade militar da Turquia está entre reféns em Ancara, diz agência estatal Anadolu
O chefe do gabinete militar da Turquia está entre as pessoas feitas reféns na sede das Forças Armadas em Ancara nesta sexta-feira, informou a agência estatal Anadolu, enquanto outra emissora, a CNN turca, disse que o presidente da Turquia, Tayyip Erdogan, estava seguro.
As Forças Armadas da Turquia disseram nesta sexta-feira que tomaram o poder no país para proteger a ordem democrática e manter os direitos humanos.
David Dolan
Fonte: Reuters
Erdogan garante que irá responder a tentativa de golpe
Em declaração oficial, o presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, afirmou que está retornando para Ancara e pediu ajuda à população do país para responder à tentativa de golpe militar.
Segundo o chefe de Estado, os golpistas não terão sucesso e os inimigos do seu governo irão lamentar profundamente suas ações.
“Eu peço a todos os cidadãos do país que tomem as ruas e ajudem a parar essa mutilação”, afirmou o político.
Fonte: Sputnik News
Grande explosão é registrada em Ancara
A CNN-Turk informou há pouco ter registrado uma intensa explosão em Ancara, perto do prédio da rede de TV estatal TRT, que estaria sob controle dos golpistas. Um correspondente da agência russa RIA Novosti confirmou ter ouvido ao menos três explosões na capital turca.
Testemunhas descrevem um verdadeiro cenário de guerra no país, com tiros, bombas, carros, tanques, helicópteros e aviões para todos os lados. Há relatos de ataques também à estação de satélite TURKSAT e ao palácio presidencial.
Embora um grupo de militares tenha afirmado que o poder está nas mãos do Estado-Maior, tanto o presidente Recep Tayyip Erdogan como o primeiro-ministro Binali Yildirim garantem que ainda estão no governo. Outras autoridades turcas, seguindo na mesma linha, também defendem que o apoio dos golpistas é limitado.
Atendendo a pedidos de Erdogan, várias pessoas foram às ruas em diferentes cidades do país, como Istambul e Trabzon, para protestar contra o golpe.l
Fonte: Sputnik News
35 Comments