Golpe de Estado em andamento na Turquia

TurkeyFlag

Informes de diversas mídias internacionais reportam o andamento de um possível Golpe de Estado na Turquia.

A jornalista da BBC em Ankara, Selin Girit postou em sua conta do Twitter uma imagem com um bloqueio de militares em um ponto da cidade e a informação de sobrevôos de aeronaves pela cidade, no momento da postagem ainda não havia a certeza sobre a situação.

BBC_Turkey

De acordo com o Hareetz e o The Wall Street Journal o primeiro ministro turco Binali Yildirim teria anunciado na TV Estatal turca o golpe em andamento movido por somente uma parcela dos militares e que os participantes do golpe teriam de arcar com severas consequências.

BN-OY116_TURKEY_M_20160715161924

De acordo com o analista para Turquia Mahir Zeynalov, em sua conta no Twitter, os Militares turcos responsáveis pelo golpe já teriam tomado o governo e tem o chefe das forças armadas como refém, mas o presidente Recep Tayyip Erdogan estaria ainda à salvo.

O grupo responsável pelo Golpe já anuncia pela TV Turca que tomou o controle do país, de acordo com a BBC.

28 Comentários

    • Pelo que vejo vao precisar de muita abencoes divina mesmo. Endorgan parece que nao quer perder tempo ouvindo advogados Quer justica sumaria.

  1. A situação está bem complicada, há discursos dissonantes sobre a realidade do que ocorre, ao mesmo tempo que os militares dizem ter tomado o poder o governo diz que a tentativa foi frustrada. Partindo do princípio que os militares detém o poder, o governo já caiu.

  2. Já não sem tempo, esse Presidente da Turquia é um irresponsável, jogou seu País numa aventura quando atacou um caça bombardeiro Russo desarmado dentro do território Sírio, já imaginou se a Rússia retaliasse a altura? E mesmo a retaliação diplomática foi um duro golpe na economia Turca.

  3. Deviam aprender com o Brasil como se dá um golpe mai sutilmente

    acho q golpe parlamentarista lá não da certo…. lá não tem Trilogiopatas

    • kkkkkkkkkk, cara vc consegui -12 no seu comentário, sou seu fã, mas na verdade existe sim um golpe sutil em curso na turquia, Erdogan, apenas um dia apos a tentativa de golpe, esta prendendo juízes, MAIS DE 2000 JUÍZES, inclusive alguns da mais alta corte, além da velha perseguição a pessoas e órgãos de imprensa divergentes.
      para golpes na pós-modernidade, só os sutis funcionam…

      • Correto Rockes.Endorgan e fascita e estes nao brincam em servico. PT caiu que nem uma fruta podre cai da arvore, porque ele, nao tem penetracao solida nas instituicoes mais importantes do Estado. O judicirio, a Policia, as Forcas Armadas, nao controla a imprensa. E verdde controla os sindicatos e algumas Faculddes das Ciencias Humanas. O Irmandade Mulssumana, do qual o AKP e filial, e um movimento totaliario, nao separa politica de religiao. O objetivo e um Estado Teologico Politico tal qual no Irao. Cabecas vao rolar e muitas na Turqia.E importante salientar que muitas pessoas foram as ruas lutarem contra os militares. Muitos sao contra Endorgan. Nao faz muito tempo ocorreu na Turquia uma rebeliao popular contra o regime. Mas essas pesoas, inda que sao contra Endorgan se lembramm muito bem da Turquia sub o controle dos militares que operavam juntamente com o, .Babas, {Babas e como sao chamados os Chefoes Mafiosos turcos}. Parece-me que eles preferemviver sob o regime fascista religioso de Endorgan do que sob uma Ditadura Militar.

    • RAFA os militares turcos nao tem nada em aprender com os militares brasileiros em como fazer golpe de Estado. Tal qual o Exercito brasileiro, o Exercito turco influenciado por filosofia moderna do Capitalismo europeu, o POSITIVISMO,derrubou o regime monarquico turco, o Imperio Otomano que existia por mais de 500 anos, portanto mais entrincheirado, enraizado na sociedde turca do que o Monarquismo brasileiro. Os militares brasleiros nao conseguiram manter-se no poder mais do que dois presidentes militares, o do Marechal Deodoro e o do Marechal Floriano Peixoto. Os militares turcos tem controlado a a vida politica turca desde que tomram o poder em 198/0u 19. Somente em 1996, depois do desmantelamento d Uniao Sovietica, a Irmandade Mulssumana turca, o AKP, um movimento politico fascista por detraz de um cloaca religiosa, conseguiu espaco politico para fazer campanhas e eventualmente chegar ao poder. Eu diria que e mais facil para o Exercito brasileiro chegar ao poder, ainda que menos experiente em jogos sujos, operacoes falsa bandeiras, assassinatos de adverrios politicos e militares, envolvimentos com Mafias, traficos de entorpencentes como e o caso do Exercito Turco nao porque ele e mais treinados nessa arte, do que o Exercito turco, o professores dos dois e o Pentagono e a CIA, mas porque o adversario do Exercito brasileiro, o PT e tigre de papel. O AKP, sendo um partido fascistas penetrou todas as instituicoes do Estado Turco, Judicirio, Policia, Forcas Armadas, os sindicatos e controla a imprensa. O PT, um partido Social Democrstas, como todos socialistas nao tem penetracao nessas instituicoes do Estado com excessao dos Sindicatos e das Faculdades de Filosofia, Artes e outras areas da Humanidades.O AKP apreendeu com Hitler, que uma vez no poder criou a SS que impuna medos nos Generais.. Enfim o AKP pos em pratica aquilo que o Olavo de Crvalho acusa o PT de te-lo feito. A penetracao lenta e vigorosa de todas as instituicoes do Estado. Nao me velha falar que discursos oratorias demagogicas em Foruns regados por champanha e equivlnte ao trabalho lento e rigoroso de mandar jovens influenciados por suas ideologias entrar no exercito,policia, judicirio etc etc.Escrevi ontem no meu comentario, que Endorgan iria aproveitar essa situacao para eliminar milhars de pessoas que ele ve como seus adversarios, nao so militares, mas memros do judicirio, da imprensa e pode estar seguro,membros da Esquerda em geral, socilista, comunista, anarquista e dos Liberais. E pelo que estou lendo esse processo de ‘limpeza’ de adversarios ja comecou..

    • porque não aceitam mais meus comentários mesmo os sérios?….não sou mais bem vindo aqui plano brasil?!

      ____________________________________________

      Máquina – Não se trata disso. Quanto mais participantes, melhor a discussão dos temas, contudo, estamos priorizando comentários mais focados no tema proposto pela matéria. Quanto à inserção de vídeos e imagens, o critério também mudou. – Plano Brasil

      • (…) as opiniões dos visitantes elas deveriam ser respeitadas e aceitas……deveriam rever melhor essa postura …serem mais comedidos e prudentes nisso ai pois estão sendo muito radicais….
        ______________________________________________

        Máquina – A ideia é exatamente essa, comentários comedidos e prudentes. – Plano Brasil

    • se preparem nestas olimpíadas que terão por aqui….pois os Russos farão o mesmo neste evento em retaliação as movimentações de sabotagem dos eua para impedir este pais de sediar as próximas olimpíadas assim como de sabotar a participação dos atletas deles neste evento…também em resposta ao golpe contra o governo PT aliado/alinhado ao ideal dos Brics….se acham que a ameaça de ataques terroristas nestes eventos das olimpíadas acabaram com a queda do governo PT estão completamente enganados…agora que existe o risco mesmo…pois este pais aqui pode não ser mais atacado pelo grupo terrorista inventado, aparelhado e teleguiado dos eua(Daesh) com o objetivo de atingir/sabotar um governo “problemático/indesejado” para eles…mas pode ser atacado por algum grupo terrorista do leste europeu inventado, aparelhado e teleguiado pelos Russos para atingir/sabotar este atual governo golpista…fantoche dos eua e aos seus interesses na região…

      • Talvez o máquina pudesse perceber que a maioria quer ler comentários sérios e com conteúdo. Esses comentários “não sérios” só baixam o nível das discussões e não tem graça nenhuma.

      • “Deagol
        Hoje 20:30

        Talvez o máquina pudesse perceber que a maioria quer ler comentários sérios e com conteúdo. Esses comentários “não sérios” só baixam o nível das discussões e não tem graça nenhuma.”

        numa coisa tens razão ….nunca tive graça mesmo pois a grande comédia aqui é o senhor…..

  4. Pena que aqui no Brasil, não se fabrica mais generais com antigamente…
    Os de hoje em dia são um bando de frouxos, covardes, vendidos e ate omissos.
    Sera que alguem me intende?

  5. Será que isso tenha haver com a nova postura da Turquia de aproximação com a Rússia ultimamente ? .. eu sei que lá não passa a GLOBO ..rsrsr .. embora tenha embaixada americana 😉

    • Henrique vc esta insinuando que os russos estao por detras desse golpe.Mas esse golpe e coisa da OTAN. Ja escrevi no Plano Brasil uns meses atras sobre noticias circulando em sites alternativos da NET que os paises d OTAN terian dado $4 bilhoes de dolares para Endorgan sob o pretexto de que seria para ajudr os refugiados, mas que na verdde seria para ele renunciar, se aposentar e abandonar a politica. Escrevi varias vezes que seus dias estavam contados e que os militares estariam tramando um golpe para depo-lo. Um dos comentaristas que discutiu isso varias vezes foi Jim Willie, um economista libertario seguidor de Von Mises..O fato que oficiais turcos que servem na base militar da OTAN na Turquia estiveram envolvidos no golpe, o General comannte da base se refugiou na Grecia, o fato que os Governos dos paises da OTAN silenciaram quando o golpe estava am andamento, nao criticando o massacre da populacao que estava ocorrendo, so saindo para criticar o golpeso depois dele deste ter sido derrotado, o fato que membro do Governo de Endorgan nao hesitou em acusar o governo estadunidense como sendo responsavel juntamente com o clerico ex professor de Endorgan, fundador do Partido Politico deste, o AKP, , Fethullah Gullen que sempre foi conhecido como trabalhando com a CIA e que hoje vive nos EUA de onde ele organiza uma campanha subversiva contra o regime de Endorgan mostra para mim que os EUA sao os responsavis pelo Golpe. A questao e saber, qual faccao do Servicos de Segurancas dos EUA estao envolvidos. O Pentagono, os militares que estavam passado informcoes das posicoes do DAESH na Siria para os Russos bombardearem ou a CIA que criou o DAESH e o dirige atraves da Embaixada Norte Americana na Turquia. Enfim os Neoconservadores que querem Hilary Clinton na presidencia ou Trump que e contra a politica d OTAN em relacao a Russia.

      • Caro JOJO… o comentário foi somente uma paródia pois este Erdogan ninguém merece. Mas pelo visto esse tal golpe parece ter sido orquestrado por ele mesmo, para ter um pretexto de “eliminar” a oposição de vez e subjugar os direitos civis da população e imprensa local.

  6. Repito o que disse a 3 anos. Todos os regimes do Oriente Médio cairão, exceto o Irã, o mais sólido e original deles. A democracia é um ideal alienígena para 90% da humanidade. E olha que a Turquia tem todo o apoio do Ocidente, já o Irã sobreviveu a um tenebroso embargo e saiu mais forte do que antes.

  7. e que os nossos militares devem fazer para acabar com esses partidos politicos corruptos em geral porque todos compoe bandidos

  8. Erdogan estava destruindo a turquia totalmente…com seu apoio declarado os terroristas ele tem sob suas mãos o sangue sírio,nunca os dois países vão ter relações cordiais mais;depois abateceu um caça bombardeiro desarmado russo em território sírio o que lhe rendeu um grande inimigo que fero a economia turca com sanções mais que justas que feriram demais;ainda temos o irã que e a armenia…Erdogan criou inimizade com todos os vizinhos,se os militares não fizesse m algo,a turquia acabaria tendo um destino pior que o da Ucrânia.

  9. Explicação:
    O ataque na França onde um caminhão atropelou e matou quase uma centena foi a gota d’água para Erdogan.
    Ele fazia vista grossa para o Estado Islâmico, comprava Diesel contrabandeado, ele fortaleceu o EI. Se não fosse a Rússia destruir os caminhões tanques o EI ainda estava deitando e rolando em cima da Síria.
    Mas a OTAN e os EUA caíram na realidade, ninguém pode controlar um radical fundamentalista. Agora que ficou “ruim para eles”, que a guerra é no território deles, Erdogan virou persona non grato e parece que não tem mais força para frear o EI.
    Conclusão. “Tira o cara e põe outro” antes que as coisas piorem e o establishment fique com uma conta maior para pagar.

Comentários não permitidos.