O ministro da Defesa do governo interino, Raul Jungmann, disse nesta sexta-feira (15), em entrevista ao canal Globo News, que ampliará as medidas de segurança durante os Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro após o atentado de ontem (14) em Nice, na França.
“Isso nos preocupa e nós estamos revendo e ampliando os nossos controles, as nossas checagens, embora isso venha representar um desconforto a mais para aqueles que vão participar ou para aqueles que vão assistir às Olimpíadas, mas isso se faz necessário em nome da segurança de todos”, disse Jungmann.
O ministro informou ainda que, a fim de reajustar a estratégia de segurança, sua pasta está trocando informações com a área de inteligência da Segurança Institucional e com o Ministério da Justiça.
“Hoje, na parte da tarde, nós vamos ter uma reunião para discutir isso conjuntamente e estamos cobrando informações dos nossos amigos militares na França”, acrescentou.
Ontem, um homem identificado como Mohamed Lahouaiej Bouhlel atropelou e matou dezenas de pessoas em Nice, no dia nacional da França.
As Olimpíadas Rio 2016 começam no próximo dia 5 de agosto.
Foto: Tomaz Silva/ Agência Brasil/FotosPúblicas
Brasil vai rever plano de segurança da Rio 2016
Vila Olímpica no Rio de Janeiro.
Ministro afirma que medidas serão reforçadas, incluindo mais postos de controle e barreiras e restrições no trânsito. “Vamos trocar um pouquinho de conforto por muita segurança.”
O ministro do Gabinete de Segurança Institucional, Sérgio Etchegoyen, afirmou nesta sexta-feira (15/07) que o governo brasileiro vai rever as medidas de segurança para os Jogos Olímpicos de 2016 depois do atentado em Nice, no sul da França.
“Desde aquele momento [atentado em Nice], o Ministério da Justiça, o Ministério da Defesa e o GSI estão trabalhando para garantir que continuaremos no mesmo nível de segurança nos Jogos Olímpicos”, afirmou. Serão necessárias revisões, novas providências e “muito trabalho intenso daqui para frente para manter o nível de segurança”, disse Etchegoyen.
“Essa revisão, obviamente, identificará algumas lacunas e posso lhes dizer, com bom grau de probabilidade, que o quadro atual sugere incremento de algumas medidas relativas aos Jogos”, adiantou Etchegoyen.
Entre as medidas, explicou o governante, estão mais postos de controle, mais barreiras e algumas restrições no trânsito. “É importante que a população entenda que vamos trocar um pouquinho de conforto por muita segurança”, acrescentou.
Segundo o titular do GSI, o planeamento de segurança feito até aqui será auditado para perceber se houve uma “eventual lacuna” nas ações de preparação.
AS/lusa/afp
Fonte: DW
2 Comments