“Make in India” pode estreitar ainda mais a cooperação militar russo-indiana com a compra de bombardeiros estratégicos e licença para produção

tu-22m3

Com informações: TASS, RIANOVOSTI, INTERFAX GAZETA RUSSA

E,M.Pinto

Todas as imagens são meramente ilustrativas

Segundo Dmitry Grigoriev  com informações da TASS, RIANOVOSTI, Interfax e Gazeta Russa, durante o curso da INNOPROM, Exposição Industrial Internacional que ocorre em Yekaterinburg (Rússia), o Ministério da Defesa da Índia indicou estar avaliando a possibilidade de comprar quatro bombardeiros estratégicos  Tupolev Tu-22 M3 russos além de uma série de outras armas de alta tecnologia. A proposta pode ir além e, intensificar a co-produção da aeronave na  Índia.

IL 76

A Interfax informou que, além de os bombardeiros, a Força Aérea Indiana estaria interessada em comprar outros 80 helicópteros Mi-17 e seis cargueiros Il-76 para convertê-los em aeronaves AWACS com a instalação do sistema de radares Israelenses  ‘Falcon’.

Mi 17

O Ministério da Defesa indiano também está interessado em adquirir sistemas de mísseis modernos e gostaria de comprar doze baterias do sistemas de mísseis antiaéreos “Triumf S-400.

S 400

Oficialmente denominado ‘Make in  Índia’, que emseu estande no evento contou com a declaração de  funcionários que indicaram o desejo de alugar dois submarinos nucleares classe Akula-2, com a opção de comprá-los após a conclusão de suas condições de arrendamento.

AkulaPor sua vez a RIA Novosti havia informado anteriormente que a Rússia iria em breve ser capaz de entregar um segundo submarino nuclear  Project 971 Shchuka-B para a Índia, depois que o contrato relevante fosse assinado, o primeiro submarino, denominado INS Chakra, foi entregue à Marinha indiana em regime de locação em 2012.

T-90

No estande indiano na exposição Yekaterinburg, funcionários disseram que a Índia estava planejando produzir mais de 1.000 MBT T-90 e 200 helicópteros Ka-226 pelo programa ‘Make in Índia’.

ka2262

Os mísseis de cruzeiro BrahMos, que estão sendo desenvolvidos na Índia, com a participação da empresa russa NPO Mashinostroyeniyaforam testados recentemente com sucesso. A versão de exportação da arma  antinavio dos mísseis russos P-800 Onix  o “Yakhont ‘ tem sido usada como base para desenvolver o novo míssil.

BrahabreabreABRE

23 Comentários

  1. É interessante essas relações entre a Rússia,China e a Índia .. uma coisa é certa .. a diplomacia russa até aqui se mostrou uma excelência em diplomacia e saber costurara relações que para muitos governos .. seria impossível ! … em se trabalhar .. realmente .. os russos sabem tiram leite da pedra !.

  2. Desculpem o termo mas, cacete! doze S-400 é muita coisa numa tacada só, nem faço ideia de quanto custará, sem contar na compra de bombardeiros Tu-22M3, cada um deve girar ser vendido acima de 400 milhões de dólares.
    Ou a Índia esta de sacanagem ou estão de parabéns.

  3. Impressionante o poderio militar indiano e a forte aproximação técnico-militar que a mesma exerce com a Rússia, inegavelmente reflete um maior alinhamento diplomático entre os dois países e olha que o texto ainda esqueceu de citar o T-50… por outro lado Obama tenta de todas as formas puxar o saco da Índia a se deitar sob a sua esfera de influência, o que Modi sabiamente apenas finge que faz… cuidado Obama, ele só quer os seus reatores navais !!!

    A Índia só comprou aqueles P-8I Neptune dos Estados Unidos porque a Rússia ainda não tem um jato de patrulha marítimo a altura dele… mas logo logo o TU-214 naval será uma realidade para substituir os cansados Foxtrots e IL-78 da AVMF

    • Topol disse muito bem … aliás.. eu conheço um catredaustico em tecnologia russa da década de 60 do século passado …. que encheu o saco dizendo que o alinhamento da Russia com a Índia tinha enfraquecido em detrimento ao tio satã e ao jacozinho …. só porque os hindus tinham comprado alguns produtos destes .. e o mais engraçado ..disso tudo … foi no tempo em que o Obama foi visitar a Índia justamente no dia da parada militar lá na Índia .. o Obama para onde olhava para aquela parada .. só via armamento russo para todo lado .. pode ? .. que spefxshialiste heim .. rsrsr.

    • Não quero criar polêmica ou desrespeitar sua opinião, mas:

      Índia comprou dos EUA porque ela avaliou e escolheu o que achou melhor.

      Assim como comprou Apache, C-17, CH-48, Seahawk, C-130 porque e conclui que são aviões melhores, mesmo com os russos oferecendo suas versão mais avançada se maior transferência. Bota o avião russo do lado do americano e ele perde com poucas exceções, mesmo custando duas vezes mais barato.

      Não quero briga nem desrespeitar sua opinião, Topol. Mas insiste em não quer ver. A índia compra dos EUA e se aproxima cada vez mais porque sabe que é o único jeito de não ficar atrás China.

      Existem diversas notícias a respeito da aproximação dos EUA com a Índia, inclusive de fontes russas.

      Você pode achar que avião russo tem tecnologia melhor, mas quem olha de perto (como os indianos fizeram) paga o do dobro por tecnologia ocidental (isso fato, não eu que digo) Ou você pode escolher acreditar que as concorrências são armações para fingir uma cooperação mínima com os EUA.

      O Mig-35, ficou em último porque não estava pronto. O Mi-28, também não estava pronto e se estivesse não oferecia mais que o Apache E. Isso são coisas que aconteceram de verdade, não é a opinião de americanófilos.

      A índia passou um bom tempo sob severas restrições por causa do programa nuclear, mas a medida que elas caem a aproximação com os EUA aumenta. porque os Estados unidos tem mais a oferecer que a Rússia. imagina em outras aéreas como industria e eletrônica.

      Hoje se fala até na construção de caças americanos lá. Com quem o su-30MKI competiu? Por exemplo?

      Esse bombardeiro é a mesma coisa. Só a Rússia tem para vender e seria um acordo intergovernamental ( sem concorrência e competição nenhuma), não tem relação nenhuma com aproximação ou não com os EUA.

      Querem Tu-22 porque é a única opção, só isso. Não estão escolhendo uma parceria com a Rússia. É o que tem e.

      Não pretendem se afastar Rússia, nada indica isso, mas a aproximação com os EUA é cada vez maior. Especula-se até na construções de porta-aviões com tecnologia americana.

      • No finalzinho você tocou no ponto chave… a construção de porta aviões. Modi e seus almirantes buscam sim acesso a tecnologia de construção de propulsores nucleares assim como outras tecnologias inerentes a esses navios de que os EUA são indubitavelmente os líderes mundiais, os EUA sabem do programa de construção naval indiano e correm atrás do prejuízo tentando trazer a Índia para sob a sua égide, e não o contrário… é Barak Obama quem está puxando o saco tentando cativar Modi e oferecendo inclusive a jóia da coroa ( seus reatores navais) em troca de apoio.

        A Índia sempre zela por se manter neutra perante a guerra de interesses travada por Washington e ao mesmo tempo busca acima de tudo capacidade de defesa de seus próprios interesses por seus próprios meios evitando ficar presa a um fornecedor quem quer que seja

        Nas últimas décadas a Índia esteve praticamente 100% voltada no que toca ao comércio de armas e equipamentos para suas forças armadas voltada a Rússia, salvo poucas exceções, a maioria esmagadora de seu material de combate é de origem soviética… e isso do ponto de vista do chefe de estado indiano Narendra Modi também se torna perigoso já que a Rússia é também o principal fornecedor de um de seus maiores inimigos que é a China, então um ligeiro aumento nas relações com os EUA foi tido como uma forma de contrabalançar a dependencia extrema de material russo

        No entanto há de ser visto com cautela essa aproximação e esse “aumento” do comércio de armas entre EUA e Índia… primeiro porque um país que não compra nada do outro em um ano e pouco tempo depois adquire alguns equipamentos (bons por sinal) não é sinal de aumento de relações e sim uma forma de usá-lo para preencher as suas próprias lacunas… coperação técnico militar é a fabricação conjunta de uma caça de 5ª geração, cooperação técnico militar é construir conjuntamente as fragatas Talwar / Grigorovich derivadas da Krival IV, coperação é a operação sob leasing de um submarino nuclear e um segundo logo sendo incorporado, cooperação é o míssil Brahmos, cooperação é o tanque Bishma derivado do T-90… enfim esses sim são exemplos de cooperação e não é o que eu vejo entre Índia e EUA, o que eu vejo é Narendra Modi tentando preencher as lacunas que ele precisa comprando de prateleira dos EUA os ítems que interessam a ele, e só… até porque o maior inimigo da Índia não é a China e sim o Paquistão, e adivinha quem é o maior fornecedor de armas ao Paquistão ? O mesmo país que acaba de entregar dezenas de helicópteros Viper e mais de 1000 mísseis hellfire para o Paquistão… ele mesmo os EUA, então eu acho que os indianos tem o pé atrás com os EUA e só querem extrair deles o que lhes interessa.

      • Filho você saiu de qual filme?
        Top Gun?
        Porque o cara ai não pode dizer a sua opinião e as fontes dele são um lixo?
        Tah parecendo criança mimada Velho. “Só as mídias ocidentais e a Europa, Otan e o EUA quem podem estar certos”.
        Oh..pssssiu. Acorda Velho. Se você defende tanto um sistema de liberdade de expressão baseado inclusive no americano, até respeito claro. Más querer impor uma opinião usando o nível de palavras e postura que tu fez, ta parecendo um comunista que não suporta que alguém tenha opiniões diferentes das suas.
        Fica chato isso. Você claramente abomina comunista e socialista más Velho, age como um pra impor e desrespeitar a opinião do outro.
        Da pra ser mais sensato e capitalista repleto de moral ai?
        Ou Ta difícil? Desse jeito vai morrer de estresse ou loucura.
        Tem um remédio bom pra isso.
        Educação.
        Más por fim. Ainda que louca e sádica eu respeito sua desrespeitosa opinião.

      • Se se refere ao lucena.

        É porque as fontes dele faltam com a verdade e ele sabe disso, por isso fica difícil de respeitar a opinião do cara.

        Frequentemente posta coisa que não são reais e sabe disso.

        Fatos são fatos, não importa a fonte. Queda no PIB não é opinião e submarino russo não tem sistema anti-gravidade, cara, são fatos. E isso é confirmado pela mídia dos dois lados gostando ou não.

        Se você prestar atenção aqui usei uma mídia russa.
        Não abomino comunismo, abomino falta de compromisso com a verdade.

        Entende a diferença?

        Mas você tem razão, eu devia pegar mais leve com o cara mesmo ele insistindo no erro. Problema é dele afinal.

  4. Se os EUA são tão bonzinhos assim, porque então não vendem um esquadrão de bombardeiros B-1 para a Índia ??? os back fire russos também não estavam a venda, e estão sendo disponibilizados porque Putin considera a Índia como um aliado… e os EUA consideram a Índia um aliado ??? é ruim heim… eles estão simplesmente tentando não deixar a Índia ser aliada da Rússia, é apenas isso.

    • “””eles estão simplesmente tentando não deixar a Índia ser aliada da Rússia, é apenas isso.””

      É que o problema é a China e não a Rússia, Topol.
      Querem se aproximar da Índia para ter mais um reforço contra a China e, isso pelo visto isso também atrai os indianos.

      Não acho que a Rússia seja o foco principal desta aproximação.

    • Por que os EUA seriam bonzinhos, Topol?
      Bondade não existe, pode haver boa vontade entre países amigos talvez.

      Eles só tem interesses. E Se a Rússia vender esses aviões,caso isso aconteça ( porque já saiu notícia parecida sobre a China ) não seria por amizade, será porque eles precisam mais do dinheiro.

      Mas eu discordo um pouco, eles querem a Índia do lado deles contra a China. Rússia e Índia juntas não formam uma ameaça.

    • Topol,

      Os indianos sempre tiveram como principais fornecedores britânicos e franceses… A aproximação com a URSS deu-se em consequência da aproximação dos paquistaneses com os americanos e europeus nos anos 60.

      Nesse instante da história, o adversário mais temível dos indianos é sim a China. Tanto que já começaram a cooperar com países do sudeste asiático no intuito de manter as ações chinesas sob vigia, como demonstra o recente acordo de cooperação com o Japão… E o Paquistão, por esses dias, está sob o círculo de influência chinesa; além de estar politicamente fragmentado. As possibilidades de se voltar as hostilidades entre esses dois países é, de momento, consideravelmente menor…

      A cooperação com os americanos não é realmente tão profunda como a que tem com os russos na área de defesa, mas está longe de ser insignificante…

      http://zh.clicrbs.com.br/rs/noticias/noticia/2016/04/eua-e-india-fortalecerao-cooperacao-maritima-frente-a-china-5776191.html
      ttp://www.cavok.com.br/blog/india-quer-proposta-para-fabricar-localmente-cacas-f-16-e-f-18/
      https://isape.wordpress.com/2016/04/12/eua-e-india-aprofundam-cooperacao-militar/

      • “Os indianos sempre tiveram como principais fornecedores britânicos e franceses…”
        ————————

        _RR_
        se você estiver falando da Índia colonial sob domínio britânico, tudo bem.

        Más quando se trata do período da Índia independente, embora a Índia sempre tenha tido o cuidado de diversificar suas fontes de equipamentos bélicos, não há dúvidas que a URSS foi o principal fornecedor…

        E mesmo após um período de desarranjo nas relações bilaterais, provocado pela que da do regime soviético em 1991, Rússia e índia começaram a retomar suas relações bilaterais já entre 1993 e 1994.

  5. O dia em que os três líderes da Índia, da China e da Rússia sentarem em uma reunião para colocar um fim a disputa entre China e Índia e a demarcação dos territórios na região da caxemira, e os três enfim formarem um bloco sólido e realmente aliado aí será o maior pesadelo dos EUA… Obama e a CIA já pressentiram isso e estão correndo atrás (como sempre) para desestabilizar este acerto antes mesmo que venha a ocorrer

  6. E tem mais uma… não é correto chamar o TU-22 de bombardeiro estratégico… o TU-22 é um bombardeiro tático com vocação para ataques navais

    O bombardeio tático utiliza aviões para atacar tropas e equipamento militar, na região da zona de batalha terrestre e está dividido em apoio aéreo aproximado e interdição aérea.

    Essa é a diferença para o bombardeio estratégico, que ataca a infraestrutura industrial e civil do inimigo, visando debilitar sua capacidade de manter o esforço de guerra, preferencialmente com armas nucleares, armas estas que o Back Fire não está habilitado a transportar.

    • Equivocado Topol
      http://www.airforce-technology.com/projects/tupolev-tu-22m-strategic-bomber/

      Armament

      The aircraft is provided with hard points to carry Kh-22 stand-off missiles, Kh-15 nuclear or Kh-15P anti-radar missiles and FAB-250 or FAB-1500 free fall bombs. The wing and fuselage pylons and internal weapons bay are provided with a capacity to carry 24,000kg of weapons payload. The aircraft is also armed with a double-barrelled GSH-23 (23mm) gun in remotely controlled tail turret.

      • Obrigado pelo toque Edilson… mesmo assim continuo classificando o Back fire como um bombardeiro tático, até pelo seu raio de ação se comparado com o TU-160, este sim um legítimo bombardeiro estratégico.

1 Trackback / Pingback

  1. India pretende assinar um contrato por US $ 8 bilhões para a modernização de 194 Su-30MKI

Comentários não permitidos.