Agentes da Força Nacional ameaçam abandonar segurança da Olimpíada

620583-970x600-1MARCO ANTÔNIO MARTINS
DO RIO

Policiais e bombeiros da Força Nacional que estão no Rio para a Olimpíada realizaram protesto na tarde desta terça (12) por atraso nos pagamentos das diárias e pelas más condições dos apartamentos em que estão alojados, na zona oeste da cidade.

Atualmente, são 3.000 servidores da Força no Rio. Outros 3.000 chegarão à cidade para os Jogos. A Força Nacional será responsável pela segurança no interior das arenas e na área entorno dos locais de competição.

Os agentes da Força estão em apartamentos de dois quartos do programa Minha Casa, Minha Vida. Como vizinhos há favelas dominadas por milicianos e por traficantes da facção Comando Vermelho. No imóvel, recém-entregue, em Jacarepaguá, na zona oeste do Rio, não há chuveiro ou camas. Por isso, há servidores dormindo no chão.

Na reunião desta terça, os agentes pedem uma solução até a sexta (15). Caso não aconteça, prometem pedir baixa e retornar aos seus Estados.

O governo federal já enviou à tropa informações de que solucionará o problema até quinta (14). Nesta manhã de quarta (13), o secretário nacional de Segurança Pública, Celso Perioli, se reuniu em Brasília com representantes da categoria para tentar resolver o problema. Oficialmente, o Ministério da Justiça ainda não se pronunciou.

“Eles fizeram panelaço nesta terça e alguns estão pedindo para ir embora, desmobilizando. O que acontece ali é um absurdo. Existe hoje no Brasil uma falta de respeito das autoridades com os direitos dos trabalhadores da segurança pública”, afirmou o cabo Elisandro Lotim, presidente da Associação Nacional dos Praças, entidade que representa soldados, cabos, sargentos e subtenentes da PM e do Corpo de Bombeiros.

“Os policiais estão passando fome em ambientes insalubres. E isso na preparação para um evento como a Olimpíada”, disse.

Clique para acessar as imagens

Há um ano, o planejamento era que 9.600 agentes da Força Nacional fossem deslocados para o Rio para atuar na Olimpíada. Serão apenas 6.000. A apresentação do grupo aconteceu no último dia 5 e contou com a presença do ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, no Parque Olímpico da Barra da Tijuca, zona oeste do Rio.

Por conta do efetivo, abaixo do previsto, as escalas de trabalho estão em 12h com 24h de folga. A Folha apurou que o comando da Força no Rio promete mudar a escala até o dia 30 de julho, mas que voltará ao horário atual a partir de 1º de agosto, quatro dias antes da abertura da Olimpíada.

Em cada apartamento usado como alojamento há seis policiais ou bombeiros.

Todos receberam os imóveis sem chuveiros. Os colchões foram comprados pelos servidores que improvisam armários com sapateiras ou espalham as roupas pelo chão. Alguns apartamentos têm vazamento nas paredes ou têm as pias entupidas. A água é cortada constantemente, já que a concessionária de água realiza ajustes no condomínio recém concluído.

Na madrugada de segunda (11), alguns policiais foram para as janelas durante a madrugada e começaram a gritar pedindo por água. Segundo bombeiros, que pediram para não serem identificados, eram 3.000 agentes nas janelas.

DIÁRIA

Outra preocupação do grupo tem sido o pagamento das diárias. Em missões, os integrantes da Força recebem R$ 220 por dia. Para a Olimpíada, a promessa é de que o vencimento será dobrado. Nesta terça, boa parte da revolta dos agentes era que não haveria o pagamento dobrado.

Um policial do Rio Grande do Norte conta que o grupo que veio do Estado pensava com a Olimpíada garantir um melhor salário, mesmo que temporário, mas que há colegas que até agora sequer receberam a diária paga em missões. Um outro de Santa Catarina lamenta a situação que chama de “bagunça”.

Ele ainda conta que as comidas servidas nas arenas, neste período pré-Olimpíada, chegam azedas ou com pouca variedade: só carne e arroz. Segundo o agente, quem está de folga precisa procurar por alimentação já que, diferente do combinado, não há “quentinhas” para todos os policiais e bombeiros que estão no Rio.

Fonte: Folha de São Paulo

9 Comentários

  1. Atualmente no brazil … com a institucionalização da caguetagem no poder judiciário e no futuro será a institucionalização também da corrupção como é lá nos EUA .. os famoso lobby .. rsrs …, pois bem ; com a nova regra de chantagem correndo a solta na politicagem lá no lojinha …. e onde todos tem o rabo preso em um “governo” ilegítimo … que entro pulando o muro e tomou de assalto até o cofre da casa .. agora é assim meu filho, o exemplo vem de cima e lá na base també será, ou seja .. ” ou dá ou desce” .. e o povão está agora na lei do murici .. ” Deus no céu e cada um por si “ …é a Era de Kali Yuga no brazil . 😀
    .
    .
    .
    http://www.indiadivine.org/wp-content/uploads/2015/11/kaliyuga.jpg

    • Os EUA não tem nada a ver com essa crise da Força Nacional, a culpa é do desgoverno megalomaníaco petralha que conduziu o país à situação atual. Gastar dinheiro com Copa e Olimpíadas com tantos problemas na saúde, educação, infraestrutura, segurança pública e nacional é crime de lesa pátria e o 9 dedos e sua gang deveriam ir para a cadeia, depois de devolver tudo o que desviaram,

      Além disso, esse modelo atual da Força Nacional é ridículo, tiram policiais dos estados, trocam de farda para aparecer na TV e nem sequer pagam diárias.

  2. Tudo intriga. Os policiais ficaram encantados com o luxo dos apartamentos do minha casa, minha dívida. Terminada a olimpíada, vai ser o maior problema, pois ninguém vai querer ir embora. A próxima prova para a pmrj vai ser concorrida, com candidatos do brasil inteiro.

  3. ESSES POLÍTICOS DO BRASIL SÃO HOMENS SEM PALAVRAS, NÃO TEM HONRA. A ÚNICA COISA QUE IMPORTA PRA ELES É TUNGAR O CONTRIBUINTE MAIS E MAIS.

  4. Lamentável que se trate os servidores desta forma, tiveram todo o tempo do mundo para fazer esta infraestrutura mas a incompetencia do Estado é o Maior monumento do evento

  5. apenas mais um dos vestígios da herança maldita do governo petista, mas isso não é desculpa para o governo interino fazer esse tipo de coisa, duvido q juízes, promotores, desembargadores, ministros e políticos ficam 1 dia com seus salários atrasados.

    tem q pagar e ponto final. Se vira e arranje o dinheiro, não mandei roubarem e esfacelar o Brasil durante 13 anos. PMDB e o tal centrão, foram aliados dos petistas e as esquerdas, oq faz deles CÚMPLICES dessa herança maldita, agora q SOLUCIONEM as burradas do governo anterior.

  6. Herança maldita mesmo,não era para ter tido copa muito menos olimpíada.Há nosso dinheirinho,suado sendo jogado fora quê seria tão útil para pagar, saúde e educação.Aguardem novos vexames.

Comentários não permitidos.