Projeto alternativo russo ao Classe Mistral francês

O projeto é do Escritório de Design Neva de São Peterburgo, que criou este navio de assalto anfíbio como uma alternativa ao porta-helicóptero francês Mistral.

Apresentado no fórum técnico-militar de 2015 que aconteceu em Moscou Kubinka, deslocará 14 mil toneladas com velocidade máxima de 22 nós e medirá 165 metros de comprimento com autonomia para 60 dias de mar.

Com capacidade para alojar até 500 homens, podendo operar oito helicópteros Kamov Ka-27 e Ka-52, com espaço para acomodar entre 40 e 60 veículos militares.

A previsão inicial era de que sua construção poderia começar em 2016/18.

11 Comentários

    • Interessante tal alternativa caro editor E.M; pois traria uma aproximação da nação vietnamita gerando emprego local e criando uma alternativa as restrições de espaço para este tipo de construção.
      Fico pensando se tbm não traria um carteira de pedidos dentro do próprio país (Vietnã) e outros no entorno, pois o próprio Vietnã já tem uma lista extensa de produtos bélicos da Rússia, desde submarinos da classe Kilo, até fragatas, logo, uma embarcação deste porte seria interessante para o país…claro se coubesse no bolso deles.

      • ……esse doca é um futuro projeto russo da classe Priboy……o nome Priboy é dado a essa classe de docas em tributo ao escritor de temas náuticos Alexey Novikov Priboy ( 1877/ 1944 ) ……..por enquanto, os russos só tem como doca a classe Ivan Gren e querem dar início ao projeto Priboy fabricando 4 unidades para sua Marinha e tbm para exportação….irá substituir os Mistral que não foram entregues pela França…………..

      • Arc, esta possibilidade de produção no Vietnã já foi avaliada no passado, mas existe a necessidade de que manter o parque russo em produção. Parte do Mistral (Sevastopol e Vladvostok) foi produzido na Rússia, eles até tem onde fazê-lo mas creio que a força de submarinos e as escoltas sejam a prioridade agora. A produção no Vietnã seria uma saída boa para a Rússia, mas traz alguns problemas como a manutenção da mão de obra.

  1. O brasil precisa a pra agora e a médio prazo substituir todos os seus meios de projeção acho que a evolução natural seria um navio dessa classe como teriamso tempo seria interessante desenvolver um projeto desse nacional
    !

  2. Gostei
    Achei elegante e com design bem moderno

    mas tenho uma duvida: esse navio não tem nada a ver com o Mistral…. pelo menos em aparência…. eu achava q a Russia fosse aproveitar muita coisa da tecnologia q a França repassou

    então, o Know-How obtido pelo russos, principalmente no corte das chapas que formam o casco, não vão servir nesse projeto?

    No mais, pelo q parece, a eletronica q equipava o Vladivostok e o Sebastopol era toda russa…. então a Russia não deverá ter problemas pra “rechear” esses navios

    a duvida fica só por conta do casco mesmo

    • Rafa, acho que o principal aprendizado não foi o corte das chapas em si mas a montagem em blocos que otimiza muito a construção

  3. A VMF precisa urgentemente destes navios… os russos terão que embarcar os KA-52 no Kuznetsov para dar apoio aos fuzileiros na Síria, já que o Ivan Gren não supre a necessidade pois embarca apenas 2 Helix e os antigos Ropucha e Alligator não operam com helicópteros.

Comentários não permitidos.