Pequim perde para Filipinas ação sobre o Mar do Sul da China

PH-china-UN-itlos-2013071690% das águas do Mar do Sul da China que são reivindicadas por Pequim são internacionais

 

Imagens- Plano Brasil

A CPA (Corte Permanente de Arbitragem) de Haia, na Holanda, favoreceu as Filipinas na disputa com a China pelo controle de atóis e recifes de posicionamento estratégico no Mar do Sul da China.

Segundo os magistrados, o governo de Pequim não tem base legal para reclamar o controle da região.

Ainda de acordo com a decisão, 90% das águas do Mar do Sul da China que são reivindicadas por Pequim na verdade são internacionais.

china

O governo chinês respondeu, por meio de representantes diplomáticos, que “não aceita ou reconhece” a sentença. Ainda de acordo com nota publicada pela agência estatal chinesa “Xinhua”, o país “indicou múltiplas vezes que a CPA, a qual compareceu de forma unilateral o governo filipino, não tem nenhuma jurisdição.

Essa é a primeira vez que o tribunal, respaldado pela ONU (Organização das Nações Unidas), se pronuncia sobre o caso, cujas proporções vem aumentando nos últimos anos.

Especialistas acreditam que a sentença deve ampliar a tensão diplomática para que Pequim desacelere sua expansão militar nesta área sensível, em curso desde 2013.

A região se trata de uma significativa reserva de gás natural e petróleo e também está sendo disputada por outras nações da região, como Vietnã, Malásia, Brunei e Taiwan.

Fonte: R7

 

20 Comentários

  1. Resultado mais que esperado, que creio eu não mudará o rumo das coisas. Pequim não vai recuar nos seus propósitos.

    Abraço a todos.

    • Com toda certeza não recuará, pois o que muitos se esquecem é que a China, por mais ousada que esteja sendo, está reagindo ações dos EUA e seus aliados na implantação do Cinturão Oriental, que visa criar um sistema de defesa capaz de enjaular o poderio chinês, logo, fica difícil para um país assistir isso quieto.

      • Com certeza, os pesqueiros chineses nas águas argentinas também são um reação. O peixe deve ter sido abduzido pelos americanos. Vemos bem como os chineses atuam apenas defensivamente.

      • Não entendi a retórica, até porque um barco pesqueiro caso o senhor não saiba, é submetido a órgãos terciários do setor econômico de um país, não sendo em momento algum uma representação oficial da vontade de um país, muito pelo contrário, existem diversos destes meios operando fora da legalidade, pois pouco se supervisiona as atividades pesqueiras (e isso pra qualquer país), para isso existe a marinha costeira.
        Nunca disse que os chineses atuam defensivamente, vc interpretou equivocadamente minha postagem, o que disse foi ” que a China, por mais OUSADA que esteja sendo, está reagindo ações dos EUA”, ou seja, está agredindo por agressão sofrida em seus interesses.

      • Qual foi o vizinho que o regime chinês não invadiu? Vietnam, India, Tibet, Myanmar… Países que não são aliados dos americanos. Invasão por terra, sem relação com rota marítima.

      • Informe-se sobre o Cinturão de defesa asiático projetado pelos EUA para conter o poderio chinês, procure a lista dos países envolvidos com tais sistemas, sobre as bases que os EUA tinham, as que ele tem aberto, e as que ele procura abrir, a lista é extensa, e se os EUA conseguir levar a cabo tal plano, a China poderá ficar encurralada em seus próprios mares, podendo inclusive perder a capacidade de dissuasão contra seus adversários, o que quebra o equilíbrio estratégico da região, logo, vc perceberá que existe muitos motivos por detrás dessas incursões chinesas, nada é por acaso, não estou defendendo a China, eles são tão imperialistas quanto o Tio Sam, mas cabe sermos honestos em relação as fatos, e nestes, a China está reagindo, ainda que agressivamente, aos avanços estadunidenses na região asiática.

  2. E dai ? Não da nada, coisa pra Ingles [Filipino] ver e só.
    Existe um brinquedinho que dá o direito de ser tratado com mais igualdade que os outros, ele se chama missel balistico e carrega uma ou mais bombas atomicas. A China tem varios desses alem de muitos outros. Os Filipinos podem entrar na fila clamando por justiça junto outros [desarmados e pobres] mundo afora.

    Sds

    • muttley,

      O problema é que os amigos dos filipinos também tem esses “meios”… E eles não estão gostando nada do que estão vendo…

      • _RR_ grato pelo comentario.
        Concordo que os amigos tem tais meios e entendo o que quer dizer, mas a questão é se os amigos vão por a mão no fogo pelas Filipinas. Não sei quando começou a “treta”, mas acredito que uma ação mais efetiva por parte dos aliados das Filipinas já deveria ter acontecido, o fato é que a China já é um “cachorro grande” e assim como os EUA vai passar impune, como dizem em São Paulo já era.
        Sds

    • E os EUA respeita? vive atropelando outros países, inclusive com base em mentiras (como no Iraque), logo, a China te pauta pra fazer o que está fazendo e ignorar o Tribunal de Haia.

      • Aqui no Brasil ???? Mais da metade da população deserta sem o inimigo precisar dar um tiro sequer… basta anunciar que vão cortar o sinal da internet e tirar o facebook e o whatsapp do ar que a maior parte do povo assina a rendição incondicional.

        Os chineses são muito mais sagazes que nós… já passaram por muitos infernos, já passaram por períodos de fome terríveis, invasões, genocídios, etc… não se deixarão intimidar por bravatas dos americanos. Sim bravatas !!! pois apesar de possuírem capacidade de confrontar militarmente a China , duvido que tenham culhões para fazê-lo.

  3. A China assim como as grandes potência …. nunca respeitarão uma decisão na qual eles saem perdendo… aliás nem precisa ser uma grande potência .. principalmente se tratando de uma decisão da ONU .. basta o israel de exemplo ..rsrs .. que muitas vezes fora condenado pela ONU e fez pouca caso a isso pois, o tio Satã sempre sabotou na ONU no sentido de favorecer os ladões de sião.
    .
    Aliás .. não foi essa corte de Haia que deu razão ao Peru com relação a questão mar territorial entre Chile e Peru no pacífico ? .. e ai como é que fica ?…como se vê .. as regras são para serem quebradas pelos grandes e os bandidões , quando estes perde dentro das regras estabelecidas … até parece com certos lugares .. não é mesmo ? 😉

    • Não sabia que o tio satã de novededos estava envolvido nisso também. Já deve ter dinheiro para comprar o guarujá inteiro. Ainda bem que no nosso caso as regras estabelecidas estavam na constituição desde 88 e quem está no poder foi eleito na chapa de 2014. Todo mundo que apertou 13, votou nele.

  4. Um gigante forte só se acautela perante um pequeno se o pequeno mostrar que tambem é forte,um gigante desarmado com certesa pensa duas vezes antes de desrespeitar um pequeno bem armado,BRASIL DEIXE DE LADO O TAL TRATADO DE NÃO PROLIFERAÇÃO DE ARMAS NUCLEARES POIS TU ÉS UM GIGANTE MAS FRACO E DESARMADO. não vai demorar para comesarem a pescar em nossas aguas e deixarem um recado não se metam em nosso caminho pois voces brasileiros são fracos são nada não é facil reconhecer isto mas infelizmente é verdade fação alguma coisa pois já viram que ONU, HAIA, E SEJA LA QUAL FOR O GRUPINHO QUE SEJA SE OS FORTÕES QUESEREM É FACIL DESRESPEITAOS POIS ELES SÓ RESPEITAM O QUE LHES CONVEM OU SE O OUTRO LADO TAMBEM FOR UM FORTÃO.

  5. a vdd é q nenhuma grande potência militar respeita esses acordos! Apenas fingem, isso quando querem fingir, q não é esse o caso.
    leis são criadas para os pequenos e médios, os grandes e fortes sempre estão passando por cima de todos.

    isso vale tbm para as nossas leis, é só ver a festa que fazem nossos corruptos.

    “o mundo é de Deus, mas quem governa é o diabo”

    • O pior é que tu esta correto,como é mesmo a historia, basta os justos se acovardarem para que os injustos reinem, ate os injustisados perderem a pasciencia e tomarem atitudes desesperadas para colocarem a justiça no seu devido lugar quando os injustiçados perdem a pasciencia o caus toma o lugar da razão e a lei do mais forte toma seu lugar a força e para os injustiçados brasileiros só falta um lider.

Comentários não permitidos.