A fabricante de caças de quinta geração United Aircraft Corporation realizou recentemente o primeiro voo de teste do oitavo caça T-50 (conhecido também como PAK FA) na região de Komsomolsk-no-Amur, 9.000 km a leste de Moscou. Espera-se que os primeiros aviões desse modelo sejam entregues até o fim do mês de Setembro.
De acordo com o observador militar do jornal “Izvéstia”, Dmítri Litôvkin, durante os primeiros anos após a entrega dos caças às Forças Aeroespaciais russas, os T-50 vão ser adaptados gradualmente às características gerais de caças de quinta geração.
“Hoje, não existem motores de quinta geração Type 30. O T-50 é equipado com os motores que são usados nos caças Su-35S, da geração 4 ++. Esses motores não garantem uma correlação entre peso, propulsão e consumo de combustível dos caças de quinta geração, apesar da sua capacidade de atingir uma velocidade de cruzeiro supersônica”, explicou Litôvkin.
Segundo ele, para acelerar o processo de desenvolvimento e construção dos caças de quinta geração é necessário receber apoio de parceiros estratégicos na área técnico-militar, como Índia, Argélia ou Vietnã. “Esses países possuem uma política de tecnologias militares independente e têm meios financeiros para adquirir armamentos mais modernos. O trabalho conjunto permitirá agilizar a criação do caça de quinta geração russo”, disse o especialista.
O segundo contrato para a venda de aviões de quinta geração ao Ministério da Defesa da Federação Russa será assinado no final de 2016, quando o departamento militar definir a quantidade necessária para atender às necessidades das Forças Aeroespaciais.
Características do T-50
O novo caça russo foi desenvolvido para ser o principal concorrente ao avião norte-americano F-22 Raptor. O caça americano é usado nas Forças Aéreas dos Estados Unidos há cinco anos e tem uma grande experiência militar no Iraque.
Fabricantes de aviões russos não revelaram os custos do desenvolvimento e produção do T-50, mas especialistas militares afirmam que os gastos são muito menores do que do seu análogo americano. Washington investiu mais de US$ 74 bilhões na criação do F-22 Raptor, que hoje custa US$ 146 milhões. De acordo com o contrato assinado pelo complexo industrial militar dos EUA, o Pentágono adquiriu 187 aeronaves do tipo e encerrou o programa Raptor F-22.
“Os T-50 serão entregues ao exército muito mais tarde do que o seu análogo americano. Isso permite avaliar todas as vantagens e desvantagens do caça americano e diminuir os custos do caça russo”, disse o professor da Academia de Ciências Militares da Rússia Vadim Koziúlin.
Segundo ele, o T-50 é capaz de lançar todos os tipos de mísseis ar-ar de alta precisão e bombas guiadas. “O T-50 receberá mísseis com perfil quadrado especial, o que permitirá transportar um maior número de ogivas”, disse Koziúlin.
NIKOLAI LITÔVKIN
Fonte: Gazeta Russa
Vem cá …. segundo os Spexfihialisra em … tecnologia russa da década de 60 do seculo passado … esse brinquedinho russo, ele não entraria em produção antes de 2020 !! …… e agora ? …… o quê as sabichões irão falar ?…. …AAH! … já sei ! .. eles irão dizer que os russos além de terem um caça de 5° geração .. também tem tecnologia de detectá-los …. quer esteja o transponder lidado ou não .. HAHAHAHAHAH …
“”De acordo com o observador militar do jornal “Izvéstia”, Dmítri Litôvkin, durante os primeiros anos após a entrega dos caças às Forças Aeroespaciais russas, os T-50 vão ser adaptados gradualmente às características gerais de caças de quinta geração.””
Acho que os especialistas estavam certos mais uma vez.
Por enquanto, considero apena um “demonstrador” que ainda não demonstrou nada…
E qual é a tecnologia para detectá-los????
O grande perigo do desenvolvimento militar é a sua relatividade, em 1930 a Alemanha estava no buraco, já em 1942 dominava a Europa, qualquer semelhança com a Russia de hoje é mera coincidência, vemos a China avançando também, aonde isso vai parar em 2030 só o futuro nos dirá.
:Eu acho que esta proposta é difícil de se realizar, temos meos de 2 meses para ue ela se realize, Acredito ue falya algum dado nesta notícia
RPROSA, creio que pode vir até mesmo a acontecer, se os demais caças que restam já estiverem sendo produzidos nas linhas de produção da Sukhoi, mas creio que o prazo inicial repassado pelas fontes midiáticas russa será concretizado, no início de 2017.
É que a notícia contraria o que foi dito antes, por isso parece um pouco estranha.
Será entregue o motor AL41F1S?
E o motor totalmente exposto, será resolvido?
França, Reino Unido e EUA já estão projetando a sexta geração, e a Russia ainda está engatinhando na quinta.
O Terror da OTAN.
Que é um terror, eu não tenho dúvida… para os projetistas principalmente… ter que igualar o poderio bélico do ocidente deve causar até nauseas nos engenheiros russos… 🙂
20 aninhos: https://www.youtube.com/watch?v=WEFyEP8HT8E
o PAK FA será um senhor caça quando estiver com sua configuração mais FULL
Mesmo quando estiver em sua configuração “full” ainda assim estará atrás do F-22. Fazer o quê né?..?
kkkkkkkkkkk
Rapaz
como é q tu pode dizer uma coisa dessas se o caça ainda não está com o motor definitivo e nem com o layout acabado?
rapaz
tu ta falando de algo q ainda nem foi visto
eu só consigo achar graça…. é Cômico
#Melhore, meu filho….
#Melhore
É mesmo? Quem sabe você possa explicar os problemas de desenvolvimento do aparelho, especialmente aqueles relacionados ao motor e ao RCS da aeronave.
#SeInforme
Como vc quer falar de assinatura de radar de uma aeronave que ainda não esta 100% pronta?
Problemas existem pra todo mundo que se propõe a desenvolver tecnologia
É assim hoje, foi assim ontem é será assim sempre….
A ciência é feita de desafios….
Bicho, na boa, #melhore