Sukhoi T-50: 12 serão entregues até o final de Setembro

A fabricante de caças de quinta geração United Aircraft Corporation realizou recentemente o primeiro voo de teste do oitavo caça T-50 (conhecido também como PAK FA) na região de Komsomolsk-no-Amur, 9.000 km a leste de Moscou. Espera-se que os primeiros aviões desse modelo sejam entregues até o fim do mês de Setembro.

De acordo com o observador militar do jornal “Izvéstia”, Dmítri Litôvkin, durante os primeiros anos após a entrega dos caças às Forças Aeroespaciais russas, os T-50 vão ser adaptados gradualmente às características gerais de caças de quinta geração.

“Hoje, não existem motores de quinta geração Type 30. O T-50 é equipado com os motores que são usados nos caças Su-35S, da geração 4 ++. Esses motores não garantem uma correlação entre peso, propulsão e consumo de combustível dos caças de quinta geração, apesar da sua capacidade de atingir uma velocidade de cruzeiro supersônica”, explicou Litôvkin.

Segundo ele, para acelerar o processo de desenvolvimento e construção dos caças de quinta geração é necessário receber apoio de parceiros estratégicos na área técnico-militar, como Índia, Argélia ou Vietnã. “Esses países possuem uma política de tecnologias militares independente e têm meios financeiros para adquirir armamentos mais modernos. O trabalho conjunto permitirá agilizar a criação do caça de quinta geração russo”, disse o especialista.

O segundo contrato para a venda de aviões de quinta geração ao Ministério da Defesa da Federação Russa será assinado no final de 2016, quando o departamento militar definir a quantidade necessária para atender às necessidades das Forças Aeroespaciais.

Características do T-50

O novo caça russo foi desenvolvido para ser o principal concorrente ao avião norte-americano F-22 Raptor. O caça americano é usado nas Forças Aéreas dos Estados Unidos há cinco anos e tem uma grande experiência militar no Iraque.

Fabricantes de aviões russos não revelaram os custos do desenvolvimento e produção do T-50, mas especialistas militares afirmam que os gastos são muito menores do que do seu análogo americano. Washington investiu mais de US$ 74 bilhões na criação do F-22 Raptor, que hoje custa US$ 146 milhões. De acordo com o contrato assinado pelo complexo industrial militar dos EUA, o Pentágono adquiriu 187 aeronaves do tipo e encerrou o programa Raptor F-22.

“Os T-50 serão entregues ao exército muito mais tarde do que o seu análogo americano. Isso permite avaliar todas as vantagens e desvantagens do caça americano e diminuir os custos do caça russo”, disse o professor da Academia de Ciências Militares da Rússia Vadim Koziúlin.

Segundo ele, o T-50 é capaz de lançar todos os tipos de mísseis ar-ar de alta precisão e bombas guiadas. “O T-50 receberá mísseis com perfil quadrado especial, o que permitirá transportar um maior número de ogivas”, disse Koziúlin.

 

 

NIKOLAI LITÔVKIN

Fonte: Gazeta Russa

18 Comentários

  1. Vem cá …. segundo os Spexfihialisra em … tecnologia russa da década de 60 do seculo passado … esse brinquedinho russo, ele não entraria em produção antes de 2020 !! …… e agora ? …… o quê as sabichões irão falar ?…. …AAH! … já sei ! .. eles irão dizer que os russos além de terem um caça de 5° geração .. também tem tecnologia de detectá-los …. quer esteja o transponder lidado ou não .. HAHAHAHAHAH …

    • “”De acordo com o observador militar do jornal “Izvéstia”, Dmítri Litôvkin, durante os primeiros anos após a entrega dos caças às Forças Aeroespaciais russas, os T-50 vão ser adaptados gradualmente às características gerais de caças de quinta geração.””

      Acho que os especialistas estavam certos mais uma vez.

  2. O grande perigo do desenvolvimento militar é a sua relatividade, em 1930 a Alemanha estava no buraco, já em 1942 dominava a Europa, qualquer semelhança com a Russia de hoje é mera coincidência, vemos a China avançando também, aonde isso vai parar em 2030 só o futuro nos dirá.

  3. :Eu acho que esta proposta é difícil de se realizar, temos meos de 2 meses para ue ela se realize, Acredito ue falya algum dado nesta notícia

    • RPROSA, creio que pode vir até mesmo a acontecer, se os demais caças que restam já estiverem sendo produzidos nas linhas de produção da Sukhoi, mas creio que o prazo inicial repassado pelas fontes midiáticas russa será concretizado, no início de 2017.

  4. França, Reino Unido e EUA já estão projetando a sexta geração, e a Russia ainda está engatinhando na quinta.

    • Que é um terror, eu não tenho dúvida… para os projetistas principalmente… ter que igualar o poderio bélico do ocidente deve causar até nauseas nos engenheiros russos… 🙂

      • kkkkkkkkkkk
        Rapaz

        como é q tu pode dizer uma coisa dessas se o caça ainda não está com o motor definitivo e nem com o layout acabado?

        rapaz

        tu ta falando de algo q ainda nem foi visto

        eu só consigo achar graça…. é Cômico

        #Melhore, meu filho….

        #Melhore

      • É mesmo? Quem sabe você possa explicar os problemas de desenvolvimento do aparelho, especialmente aqueles relacionados ao motor e ao RCS da aeronave.

        #SeInforme

      • Como vc quer falar de assinatura de radar de uma aeronave que ainda não esta 100% pronta?

        Problemas existem pra todo mundo que se propõe a desenvolver tecnologia

        É assim hoje, foi assim ontem é será assim sempre….

        A ciência é feita de desafios….

        Bicho, na boa, #melhore

Comentários não permitidos.