Polícia de Dallas/EUA usa “robô assassino” para neutralizar atirador

Modelo de robô ‘semelhante’ ao usado pela polícia de Dallas para neutralizar atirador.

O “robô assassino” usado pela polícia de Dallas para neutralizar o atirador que abriu fogo na noite de quinta-feira (7) Micah Xavier Johnson, nunca tinha sido utilizado para este fim pelas forças policiais nos Estados Unidos, segundo fontes da imprensa americana.

A informação foi divulgada pelo especialista em robótica da New America Foundation, Peter Singer, autor do livro “Wired for War” (“Plugado para Guerra”, em livre tradução do inglês).

O chefe da polícia de Dallas, David Brown, explicou a repórteres que, após horas de negociações infrutíferas, e a fim de evitar qualquer perigo maior para os agentes, seu departamento decidiu usar o robô armado com uma bomba. “Nós não vimos outra opção”, acrescentou.

Recheado de explosivos, o robô teria sido usado apenas uma vez antes por tropas dos EUA no Iraque. Equipado com uma câmera, o uso do robô permite averiguar locais perigosos sem colocar em perigo as forças de segurança norte-americanas e, em caso de necessidade, pode ser detonado por um sinal remoto.

Até o momento, a polícia norte-americana havia usado o artifício apenas para negociar com sequestradores ou pessoas ameaçando suicídio.

O uso do “robô assassino” é muito criticado por ativistas.

Johnson, de 25 anos, foi morto na cena do crime. Segundo o chefe da polícia de Dallas, David Brown, Johnson dizia estar cansado da violência policial contra negros e que queria matar agentes brancos.

Ansa

Fonte: UOL

Atirador de Dallas foi reservista do Exército e serviu no Afeganistão

Micah Xavier Johnson, apontado como o autor do tiroteio em Dallas que matou cinco policiais e feriu outras nove pessoas, era reservista do exército e combateu no Afeganistão, informou o Pentágono.

Johnson, um afro-americano de 25 anos, serviu no Afeganistão entre novembro de 2013 e julho de 2014, informou o Exército americano. No Afeganistão, Johnson era soldado, mas também realizava trabalhos de alvenaria e carpintaria, segundo informou uma porta-voz do Pentágono.

O jovem vivia em Mesquite, um subúrbio de Dallas, e de acordo com relatos da imprensa não tinha ficha na polícia.

A polícia conseguiu encurralar Johnson em um edifício e tentou negociar sua rendição. Nessa negociação, o jovem disse que não pertencia a nenhuma organização e que só queria matar policiais brancos. Ele também afirmou ter instalado explosivos em todo o centro de Dallas, embora nenhuma bomba tenha sido encontrada.

Johnson foi morto depois que a polícia usou uma bomba-robô no local onde ele estava escondido.

Com AFP

Fonte: UOL