Plataforma de lançamento de mísseis do sistema Terminal High Altitude Area Defense (THAAD) Lockheed Martin
A Coreia do Sul e os Estados Unidos disseram nesta sexta-feira que instalariam um sistema avançado de defesa contra mísseis na Coreia do Sul para conter a ameaça da Coreia do Norte, que conta com armas nucleares, provocando um protesto imediato e forte da vizinha China.
O sistema antimíssil Defesa Aérea Terminal de Alta Altitude (THAAD, na sigla em inglês) será usado somente como proteção contra a crescente capacidade nuclear e de mísseis balísticos da Coreia do Norte, disseram o Ministério da Defesa sul-coreano e o Departamento de Defesa norte-americano.
AN / TPY-2 radar da Raytheon
“Essa é uma decisão importante”, declarou o general Vincent Brooks, comandante das forças dos EUA na Coreia do Sul, em comunicado. “O contínuo desenvolvimento pela Coreia do Norte de mísseis balísticos e armas de destruição em massa requer que a aliança tome essa medida de prudência e proteção para reforçar a nossa defesa contra mísseis.”
O anúncio se dá um dia depois de o Departamento do Tesouro norte-americano ter colocado o líder norte-coreano, Kim Jon Un, numa lista negra relacionada a abusos contra direitos humanos. A Coreia do Norte chamou isso de “uma declaração de guerra” e prometeu uma resposta dura.
Nesta sexta, Pequim apresentou reclamações aos embaixadores dos EUA e da Coreia do Sul por causa da decisão sobre o sistema antimísseis. A China também criticou a decisão de impor sanções contra o líder da sua aliada Coreia do Norte.
Jack Kim
Edição de imagens: Plano Brasil
Fonte: Reuters
Em compensação a Russia vai posicionar unidades de mísseis no leste do país com raio de alcance até à zona de localização do sistema de defesa antimíssil (DAM) da Coreia do Sul ; o sistema russo não terá outros alvos exceto os mísseis da Coreia do Sul.
.
É mais outro pais que entra no alvo dos russos assim como é com a polônia .. os sul coreanos deixaram que seu pais virasse um campo de batalha entre os USA e a Russia .. é para isso que servem os paus mandados .. . servir de bucha de canhão .
.
Nada a ver.
Também é estranho que os russos se incomodem, supostamente os mísseis deles seriam impossíveis de interceptar.
Estranho …. é você se incomodar com tudo que escrevo aqui … isso sim que é estranho … rsrs..
Falta de compromisso com verdade!
Seja responsável pelo que escreve.
Lucena,
Os sul coreanos são um “problema” mais para os chineses que para os russos… De fato, os russos tem um relacionamento bastante específico com os coreanos do sul, particularmente nas áreas de ciências e tecnologia e cooperação em segurança ( programa Arirang/KOMPSAT ); em parte por considerarem esse país um ponto de equilíbrio na região.