“Economia russa é mais estável hoje do que há alguns anos” – Nouriel Roubini

O economista americano Nouriel Roubini, que previu a crise financeira global de 2008, falou sobre os desafios da economia mundial, o futuro da União Europeia e o crescimento econômico da Rússia durante o Congresso Financeiro Internacional de São Petersburgo, que aconteceu entre 29 de junho e 1º de julho.

UE após o Brexit

“O Brexit é um choque regional e não mundial. É incorreto compará-lo com a falência do banco Lehman Brothers, que em 2008 levou à crise financeira global”, acredita Roubini. Embora o Brexit já tenha causado um aumento da volatilidade financeira e o enfraquecimento do iene japonês, o seu impacto sobre os ativos nos Estados Unidos e nos países em desenvolvimento não foi significativo, e os mercados mundiais reagiram aos resultados da votação no Reino Unido com moderação. No entanto, Roubini acredita que o Brexit pode iniciar um efeito dominó nos países europeus, com consequências mais graves no futuro.

“O desejo do Reino Unido de sair da União Europeia pode levar à desintegração da Europa”, disse o economista. O Brexit é uma crise que poderá prejudicar o mercado único da UE e levar à desintegração do acordo de Schengen. “Se o Reino Unido sair, a Escócia e a Irlanda do Norte também mostrarão o desejo de se separar. Do mesmo modo, a Catalunha tentará se separar da Espanha, enquanto a Suécia e a Dinamarca poderão declarar que a União Europeia sem o Reino Unido é a zona do euro, da qual não querem fazer parte, e tentarão sair do bloco”, explicou.

Além disso, os países da UE estão cansados da política de austeridade. “Em primeiro lugar, o Brexit afetará a economia britânica, que enfrentará uma desaceleração do crescimento econômico e o declínio de investimentos”, disse Roubini.

Países em desenvolvimento

“Apesar dos problemas estruturais, hoje, o sistema econômico russo é muito menos vulnerável e muito mais estável do que era alguns anos atrás. Nos últimos dois anos, a economia russa enfrentou não só as sanções ocidentais e a queda dos preços do petróleo, mas também a desaceleração econômica da China”, disse Roubini. Segundo ele, no futuro próximo, a economia russa poderá alcançar um crescimento de 1 a 2% por ano.

“Ao contrário da Arábia Saudita, que decidiu que a queda dos preços do petróleo é uma circunstância temporária e não mudou nada em sua economia, a Rússia reagiu corretamente. Em particular, o governo russo alterou a política de crédito e focou em metas de inflação, em vez de garantir o crescimento econômico”, disse Roubini. Segundo ele, os principais riscos para a Rússia são o declínio dos rendimentos reais e a instabilidade social.

Ao mesmo tempo, os riscos globais para os países em desenvolvimento não desapareceram. “Hoje, o processo de globalização beneficia os países que têm especialistas altamente qualificados, capazes de desenvolver produtos tecnicamente sofisticados. Os países com uma força de trabalho pouco qualificada estão perdendo a corrida da globalização “, disse o economista.

Além disso, o envelhecimento da população nos países desenvolvidos leva ao declínio de investimentos e do consumo e desacelera o crescimento da economia mundial. A população está envelhecendo não só nos EUA e no Japão, mas também na China e na Rússia. No entanto, segundo Roubini, os riscos globais existentes não podem levar a uma nova crise financeira internacional.

  • Nouriel Roubini: Economista (Universidade Harvard/EUA) estadunidense, de origem judaico-iraniana, da Stern School of Business da Universidade de Nova York, desde 2009. É também presidente do grupo de consultoria RGE Monitor, especializado em análise financeira.

KIRA EGOROVA

Fonte: Gazeta Russa

25 Comentários

  1. Eis a Russia de pés de barro …. Hahahahaah ….debaixo de embargo dos EUA e a Europa .. uma anedota .. HAHAHAH ..e hoje ? …o quê os europeus estão se perguntando ? ..se devem perguntar … “que trouxa com nariz de palhaço ..rsrs .. fomos nós em cair em um conto pega-bobo ” …. 😉
    .
    Hoje a UE está preste a se desfazer .. a Grã-Betânia foi a primeira a cair fora e muitas outras pensam seguir o mesmo caminho .. más a Russia continuará lá para conta a história.

  2. xiiiiiiiiiiiiiiiiiii

    e bateu meia noite

    acordou do sonho Deagol? viu que nós não estamos mais nos anos 90?

    E ai Vaderuxo?
    E ai Tireless?

    Agora vcs tem uma escolha: pararem de aceitar PÃO COM CARNE DE MINHOCA DO MCDONALDS e ir procurar um emprego de gente…. melhor do ficar na internet repetindo o mesmo discurso

    • Há, o deagol luta com unhas e dentes nos debates, deve ganhar um MCjunior free todo mês! Pelos textos lunaticos e pelegos pelo menos um free deve levar!

    • Não apaga a crise, a recessão, a queda no rublo.

      Mais uma vez tendo que falar da crise russa sem necessidade para debater com uma pessoas extremamente mal informada.

      Se ama tanto a Rússia por que não se informa direito antes de comentar?

    • “””Nos últimos dois anos, a economia russa enfrentou não só as sanções ocidentais e a queda dos preços do petróleo, mas também a desaceleração econômica da China”, disse Roubini. Segundo ele, no futuro próximo, a economia russa poderá alcançar um crescimento de 1 a 2% por ano””

      Nem ler direito o rafa consegue…

      • ???????
        O que ele disse?
        que os russos enfrentaram relativamente bem a crise pelo qual passaram

        nem de longe foi igual ao que aconteceu no começo da decada de 1990

        isso é uma verdade

        a Russia hj é muito mais estavel

        concorda ou não?

      • Caro rafa, não perca seu tempo rebatendo esse senhor dito muito estudado, onde ele lê cana entende rapadura… é difícil.

      • Por que não concordaria com uma coisa óbvia que todos sabem?

        Onde você leu alguma comparação com a economia dos anos noventa?

    • Acho que você tem um problema sério de compreensão e interpretação de texto. O que o autor apontou é que a despeito dos problemas estruturais ela é mais estável e menos vulnerável que há alguns anos atrás. Ocorre que esses problemas estruturais que todos conhecemos (a debilidade de seu sistema bancário, o “business climate” que dificulta o investimento estrangeiro direto (IED), a corrupção, a falta de credibilidade nas instituições, a máfia, os oligarcas, etc.) podem muito bem levar à novas crises visto que embora tenha se reduzido o risco não foi completamente eliminado. Coisas dos filhos (malparidos) da “Pátria-educadora”…..

      Some-se a isso a excessiva dependência do petróleo, que ao que tudo indica vai permanecer com valores baixos por muito tempo, e o cenário para uma nova crise pode muito bem estar sendo preparado.

      No mais,acho que toda essa “mortandela” além de entupir suas artérias está prejudicando ainda mais o seu raciocínio..rs!

      • Que milagre vc não ter vindo com o clichê “volta querida”

        ta se tratando né? eu sabia….

        tbm….. eu conheço vcs Trilogiopatas tem quase 1 decada

        e já faz 1 decada q o discruso de vcs é o mesmo

        ou uma hora vcs iam se cansar…. ou melhorar

        vamos melhorar q é melhor né!

        no mais, pode continuar se enganando… tireless

      • “Volta querida” e chamar a afastada de “mãe” é algo que pertence à sua trupe e não à minha viu!?

        No que depender de mim é “#JaVaiTardeQuerida” e “#LevaoNineComVc”….

      • pois é .. Rafa_positron … rsrs
        .
        #voltaquerida … pois não há nada contra você ..( segundo os peritos ).. foi só uma pegadinha do tipo pega bobo … rsrs .. que muitos trouxas como os #somosCunha embarcaram nela .. HAHAHAH ..
        .
        Na verdade … foi uma forma de escancarar o cofre que você(querida) tentou fechar para que os ratos do tipo que estão .. digamos .. no lojinha do DF …..não pudesse por as patas nele .. e quem vai pagar a conta salgada dessa festança de arromba … será a população… graças aos sem noções de carteirinha como os …. #bolsobichas … HAHAHAH…

      • Olha aí! Foi só eu falar em trupe que o primeiro apareceu…rs!

        No mais o choro é livre! Um conhecido Senador, boquirroto e fanfarrão, fez um jantar para angariar apoio à permanência da “Mãe” mas apenas meia dúzia de gatos pingados (literalmente) apareceu. Como se pode perceber em pouquíssimo tempo a “querida”vai para a lata de lixo, institucional e também a da história.

        Quanto ao “Nine”, o bravo juiz de Curitiba o aguarda…..

        #AcabouaMortadela

      • Agora apareceu o vascaíno, já que é o segundo, da trupe….rs!

        No mais essa turma está batendo cabeça bonito pois enquanto a Marilena Chauí diz que o Moro “foi treinado pelo FBI” o torcedor do clube do Eurico Miranda vem aqui e diz que o juiz paranaense seria agente da CIA. Acho que vocês precisam se entender viu!?…rs!

        Quanto ao restante do palavrório, apenas o mesmo chorume de antes, acusações infundadas sendo requentadas, especialmente a “denúncia” do “Viquiliqui”, visto que o juiz Moro apenas participou de cursos nos EUA sobre repressão a crimes financeiros, o que inclusive motivou a Ministra Rosa Weber, do STF, a convocá-lo para ajudá-la quando do julgamento da AP-470, também conhecida como “Mensalão”.

        Apenas à título de curiosidade, apenas 3,8% das decisões de Sérgio Moro na Lavajato foram revistas pelos tribunais superiores, o que mostra o quão acertadas são as mesmas. E já que se falou em desmascarar, é fato que a atuação do bravo magistrado desmascarou o maior esquema de corrupção da história do Brasil, destinado a financiar a perpetuação no poder de uma OrCrim travestida de ParTido…

      • Realmente quem não ver, é o pior tipo de cego. Primeiro eu detesto futebol. Segundo caríssimo. Não estou aqui para afirmar que não houve corrupção no Brasil. Esse mal sempre existiu. E deixará de existir no dia em o último homo sapiens deixe de caminhar sobre a terra. Agora qual o interesse dos órgãos da administração americana, na lava jato? O bem dos brasileiros? Se você acredita nisso acredita em papai noel, chupa cabra e outras coisas do gênero. O que estou argumentando é que o senhor Moro, não é nada de super herói, um cidadão preocupado com os rumos do país, mas sim um doente com complexo de narcisismo exacerbado. E que mitômanos o elegeram como o Deus da moralidade. Entretanto quais os verdadeiros interesses de Moro/USA? Houve corrupção cadeia em todos eles. Agora entregar a petrobras para americanos, chineses, russos, alemães, nunca! Porque os ianques não vão procurar pré sal no golfo do México. Fiquem por lá, o pré sal é nosso. Ah! Petróleo não é mais estratégico, é não; é! No mínimo quem move a máquina de guerra dos ianques é o sopro divino de Deus. Uma coisa é o combate a corrupção que deve sempre existir, agora colocar nas mãos de um mitômano quinta coluna a entrega do pre sal é muito bom. Americanos, russos, chineses, italianos, espanhóis estão se explodindo com o interesses do Brasil grande nação. Acorde cidadão do seu sonho idílico.

  3. essas discussões eterna entre “vira-latas” (complexo) nos blogs de defesas, sempre são cansativas.

    To cagan#% para os Russos, Chineses, americanos e europeus!

    quero saber se nós brasileiros iremos levantar nosso país, pq ninguém irá fazer isso por nós não.

    • Alessandro
      .
      .
      Já se tentou fazer isso .. olha só que deu …. o Brasil se transformou em um brazil .. a nossa saudosa diplomacia do atabaque … que colocou o Brasil no cenário mundial e que era aplaudida em pé no mundo … com aquela espetacular atuação do Chanceler Celso Amorim na questão da energia nuclear do Irã,…. na presidência da OMC, etc .etc … se transformou na vergonhosa …diplomacia dos camundongos …. que passa vexame no cenário internacional com o corrupto Xanxer “tarja-preta” ….que até sabão ( lição de moral ) levou do Uruguai por querer dá uma hipócrita para cima do MERCOSUL ..rsrsr …afinal de contas…. que moral o brazil de um governo usurpador e corrupto como é o do Temer tem …. de falar em democracia na America do Sul … principalmente, para Venezuela ?
      .
      Tudo isso que está acontecendo hoje neste país …. é graças aos vira-latas paneleiros … que até petição para embaixada dos EUA solicitando uma intervenção militar no Brasil depois das eleições democráticas de 2014… estes vermes fizeram
      .
      Nem precisou o tio Satã trazer os marines … basta só os vira-latas corruptos que estão no congresso e senado, na PF,MPF,GLOBO,VEJA, STF .. etc .. para fazer o serviço sujo para o tio Satã... 😉 …. .como se vê hoje… triste má sé verdade. 😉

      • Lucena,

        além de “tio Satã”, um título mais descritivo da realidade atual, seria “Pai Mamon”

        O senador Requião em excelente entrevista com Mariana Godoy, cita algumas vezes e contextualiza para o dias atuais a figura de Mamon…pesquisar por:

        “Entrevista com Roberto Requião ( Programa Mariana Godoy ) – 08/07/16”

      • Ok .. Alvez8O a entrevista explicou muita coisa .. valeu camarada … além do mais quando se fala em tio Satã .. a parte do satã é vero .. e o que tem de súditos do satã .. é impressionante .

      • Putz! O mesmo Senador que organizou um jantar, com a presença do criador da “mãe”, no intuito de arregimentar apoio entre seus pares no Senado e apareceu apenas uma meia dúzia de gatos pingados, literalmente, que já haviam votado contra o impeachment.

        Na boa, esse senador é muito boquirroto e fanfarrão, não merece ser levado à sério….

      • Lucena, vc quer me convencer q o governo interino do Temer, (q não é santo) q está há 2 meses na presidência, é o mal q assombra, e fez todos os estragos nos ultimos 13 anos no Brasil ??

        Agora conta aquela do papagaio por favor!

        Garoto, sai dessa redoma de vidro q vc vive, pare de CHORAR, de colocar a culpa em globo, veja, MPF e blá blá blá… tá se fazendo de vítima como todo brasileiro ——– faz, aliás tá agindo igual aqueles q colocamos no poder.

        Se vc quer ser bobo para o resto da sua vida, seja feliz !!! Mas os outros não é obrigado a seguir esse caminho.

        Te recomendo dois remédios pra sua AMNÉSIA, ———
        procurar um médico para o primeiro caso
        e ——— para o segundo.

        passar bem.

        ___________________________________________________

        Alessandro – A discussão deve ocorrer sem ataque pessoal, caso contrário, seu comentário será eliminado sumariamente. – Plano Brasil

  4. Sim, concordo plenamente,e acrescento alguns detalhes importantes, que devido as sanções, que acabaram por incutir gargalos em setores chaves para a economia russa e as fontes de renda do governo de Moscou. O Moscou agiu diferente de nosso país, buscou o equilíbrio fiscal, a continuidade dos programas essenciais para o desenvolvimento econômico e social do país, mas se olharmos para a restrição financeira russa geraria as perguntas: como eles mantiveram investimentos? como foi possível sobreviver com fontes de renda limitadas? As respostas que Moscou encontrou não foram fáceis de se por em prática, mas era necessárias e surtiram efeitos muito positivos na economia, frustrando o propósito do bloco ocidental que era agredir de forma incapacitante a economia russa. Foram postergados projetos triviais a estrutura econômica russa, exceto o tripé existencial de uma nação (saúde, segurança e educação), foram enxugados gastos desnecessários e houve redirecionamento de recursos, além de uma forte campanha anti corrupção para deter o desvio de recursos e credibilizar a economia, mas essas medidas não tinham como meta acabar com o problema gerado pelas sanções, mas dar tempo e base para a diversificação das fontes de renda da economia russa, e foi nesse ponto que começou a ocorrer o progresso da seguridade econômica russa, pois antes havia um país fortemente dependente de setores como o petrolífero e de commodities, após essa reformulação a Rússia despontou no mercado global em setores que antes eram dominados por outros país mas que eram potenciais do país, e devido a necessidade, o país meteu a cara no mundo e conseguiu acordos volumosos, a exemplo da Rosatom, que fechou no ultimo congresso acordos na ordem de 10 bilhões de dólares, e essa é uma de diversas empresas que conseguiram esse feito, assim, a Rússia tem diversificado mercados, fechando acordos com novos parceiros e em novos setores, além de investir naquilo que são eficientes, estas medidas vem favorecendo sua economia e tornando-os mais estáveis.

Comentários não permitidos.