FAB PÉ DE POEIRA: Infantaria da Aeronáutica forma 422 novos soldados.

i167414192285176 (1)

A Força Aérea Brasileira através de sua Infantaria formou 422 novos soldados na 1ª Turma do Curso de Formação de Soldados (CFS) 2016 em cinco organizações militares. As cerimônias alusivas ao compromisso à Bandeira Nacional ocorreram quinta-feira (30/06) em Natal (RN), Recife (PE), Campo Grande (MS), Florianópolis (SC) e Belém (PA). 

O curso de formação durou cerca de quatro meses e os novos soldados tiveram formação peculiar ao campo militar, como instrução tática de combate, atividades de campanha e segurança e defesa da OM, além de valores e normas.

Veja como foi a formatura em cada localidade:

Natal (RN) – Batalhão de Infantaria da Aeronáutica da Base Aérea de Natal – Batalhão Pitimbu.

Além de prestar o compromisso, os 105 novos soldados desfilaram em continência ao Pavilhão Nacional e o primeiro colocado da turma, Soldado João Paulo Medeiros Macena, recebeu das mãos do Comandante da BANT, Coronel Aviador Antonio Santoro, um certificado de destaque.

i167414183958103

“O que mais me marcou durante o curso foi a rotina pesada, mas que nos ensinou a ter disciplina e manter o foco. Chegar agora e ver que, apesar das dificuldades, das exigências principalmente na ordem unida, conseguimos realizar uma formatura bonita para os nossos familiares, me deixa muito alegre”, destacou o Soldado Macena.

Em discurso, o Comandante da BANT, Coronel Antonio Santoro, ressaltou a satisfação de ver uma turma de novos soldados bem formados e demonstrando vibração, comprometimento e disciplina durante a cerimônia de formatura. “Tendo sempre a disciplina e a hierarquia, pilares da vida militar, como norte, eles alcançarão o sucesso e desejou muitas felicidades durante a vida na caserna”, afirmou o Coronel.

O nome da Turma Bessa e o grito de guerra foram criados em homenagem ao recruta Ruan da Silva Bessa, que faleceu em um acidente de moto durante o curso de formação.

“Para uma tropa unida, quando um componente se desliga todos sentimos sua ausência, faz diferença. E é essa ausência que nossa turma sente quando entra em forma, como tropa. Por isso ficamos gratos e felizes de poder manter a lembrança dele nesse dia em que ele deveria estar se formando conosco”, ressaltou o Soldado Bezerra, formando da Turma Bessa.

Recife (PE) – BINFAE-RF – Batalhão Guararapes

No Batalhão de Infantaria da Aeronáutica Especial de Recife (BINFAE-RF) foram formados 156 Soldados. A solenidade militar, presidida pelo Prefeito de Aeronáutica de Recife (PARF), Coronel Intendente Alexandre Aldir Soares Paes, contou com a presença do efetivo do Batalhão Guararapes além de autoridades civis e militares bem, além de familiares.

i1674141926178448

O juramento à bandeira significa um compromisso irrevogável de defender a Pátria com o sacrifício da própria vida. Não se esqueçam jamais deste compromisso que assumiram de morrer pela Pátria se preciso for, pois é ele que nos distingue de qualquer outra classe de brasileiro”, ressaltou o comandante do BINFAE-RF, Major João Francisco da Silva Junior.

Campo Grande (MS) – Batalhão de Infantaria da Base Aérea de Campo Grande (BINFA-34 )

Na Base Aérea de Campo Grande (BACG) 43 novos soldados realizaram o compromisso à Bandeira Nacional. A solenidade foi presidida pelo Comandante da BACG, Tenente-Coronel Aviador Daniel Cavalcanti de Mendonça, e contou com a presença de convidados e familiares dos formandos.

i167414061586303

Os senhores são homens de valor. Porque com coragem e determinação superaram todas as suas preocupações, suas maiores ansiedades e todos os medos”, ressaltou o Comandante da BACG, Tenente-Coronel Daniel.

O Soldado Marcos de Oliveira Celestino destacou-se como Soldado Padrão, por ter apresentado, durante o período de curso, uma excelente conduta militar e o Soldado Ramon Santos Ferreira foi o Primeiro Colocado da Turma Carcará, por ter obtido a maior média final do curso.

Florianópolis (SC) – Batalhão de Infantaria da Base Aérea de Florianópolis (BINFA-25)

A Base Aérea de Florianópolis (BAFL) formou 53 soldados. A solenidade foi realizada no pátio do Segundo Esquadrão do Sétimo Grupo de Aviação (2º/7º GAV) e presidida pelo Comandante da BAFL, Tenente-Coronel Antonio Ferreira de Lima Júnior. O Soldado Marcos Rodrigo Silveira Filho foi o primeiro colocado da turma e o Soldado Leonardo da Silva Dapont foi eleito Soldado Padrão.

i1674140616149931

Em seu discurso, o Comandante da BAFL enfatizou a importância do ato de servir à Pátria, por meio do serviço militar, como ato de civilidade e patriotismo. “Também destaco os preceitos de coragem, lealdade e honra além da adoção de atitudes corretas em todos os momentos, no quartel e na vida civil”, complementou.

Belém (PA) – BINFAE-BE Batalhão Marajó

A cerimônia militar de formatura dos novos 65 soldados em Belém foi presidida pelo Major-Brigadeiro do Ar Carlos Minelli de Sá, Comandante do Primeiro Comando Aéreo Regional (I COMAR) e Presidente da Comissão de Aeroportos da Região Amazônica (COMARA), e contou com a presença de Comandantes de Unidades da Guarnição de Aeronáutica de Belém e de convidados dos formandos.

i167410071854009

O Comandante do I COMAR entregou um prêmio ao Soldado Miguel Leal, que conquistou as duas maiores colocações no grupo: o primeiro lugar, por notas de avaliação, e a escolha como soldado padrão, eleito por colegas e instrutores.

Foi muito difícil. Agradeço à FAB por ter me escolhido e por ter me ensinado tanto. Quando vi que valia a pena, passei a me dedicar mais e estou aqui. Agora é continuar estudando para crescer na carreira. Hoje é só o início”, declarou.

Em seu discurso, o Comandante do I COMAR parabenizou os novos militares.

É difícil segurar a emoção ao vê-los com tanta vibração. Honrem seu juramento e sonhem mais alto. Aprendam, dediquem-se ao trabalho, aos estudos e façam sempre o seu melhor”, ressaltou.

O Comandante do Batalhão de Infantaria da Aeronáutica Especial de Belém (BINFAE-BE), Tenente-Coronel de Infantaria Geovanine de Oliveira Barbosa, também deixou sua mensagem. “Todos estão orgulhosos ao vê-los aqui prontos para servir com amor ao Brasil e, em particular, à Amazônia. Não esqueçam o significado deste dia, para vocês e suas famílias, bem como todos os ensinamentos deste período de formação, que representam a chave para o crescimento pessoal e profissional”, acrescentou o Comandante do chamado “Batalhão Marajó”.

Abaixo um vídeo sobre os Soldados da Força Aérea Brasileira (FAB). Você vai acompanhar as várias etapas desse serviço militar: o ingresso, a progressão, as atividades desenvolvidas e as oportunidades para prepará-lo para o retorno ao mercado de trabalho.

[embedplusvideo height=”395″ width=”650″ editlink=”http://bit.ly/29BEO1j” standard=”http://www.youtube.com/v/WOsHg3OM3kc?fs=1&vq=hd720″ vars=”ytid=WOsHg3OM3kc&width=650&height=395&start=&stop=&rs=w&hd=1&autoplay=0&react=1&chapters=&notes=” id=”ep8966″ /]

Fonte: FAB/ Edição Pé de Poeira

1 Comentário

  1. espero que não seja mandados embora por falta de verba.eles não tem estabilidade. já aconteceu isso nos 13 anos do PTrevas e antes.

Comentários não permitidos.