Guerras futuras serão feitas por drones e robôs

O diretor do Fundo russo de Pesquisas Inovadoras (FPI na sigla em russo), Andrei Grigoriev, declarou que as guerras de futuro serão feitas por robôs e veículos não tripulados.

A declaração foi feita durante uma entrevista à agência russa RIA Novosti. De acordo com Grigoriev, os dispositivos serão integrados por um sistema de informação e combate operado por um soldado.

“Parece-me que acontecerá  cada vez mais a robotização, de fato a guerra se tornará uma guerra de operadores e máquinas e não de soldados no campo de combate, atirando uns contra os outros. Os alvos militares serão atingidos com a minimização de perdas de efetivos. Os soldados se tornarão, pouco a pouco, em operadores e se afastarão do campo de batalha,” disse.

Ainda de acordo com ele, os sistemas não tripulados multifunção e multi-ambiente dominarão o futuro.

Grigoriev informou que o equipamento robotizado de futuro conseguirá lutar no solo, no ar, no mar, debaixo do mar e no espaço.

“E tudo isso será integrado em sistemas únicos de informação e combate”, sublinhou o chefe do FPI.

Cabe mencionar que o Fundo foi criado em 2012 por analogia com a agência americana DARPA, que apoia a promoção de inovações nas Forças Armadas dos EUA. Atualmente o FPI já trabalha em mais de 50 projetos, para os quais foram criados laboratórios nas principais escolas superiores e institutos científicos da Rússia.

Foto: © Sputnik/ Sergey Mamontov

Fonte: Sputnik News

 

2 Comentários

Comentários não permitidos.