Atentado ao Aeroporto Atatürk / Turquia: Akhmed Chatayev é o suposto arquiteto

Akhmed Chatayev em foto de 2012.

Conhecido como “o maneta”, checheno teria planejado o ataque ao aeroporto Atatürk, que deixou 47 mortos. Segundo autoridades, ele se juntou ao “Estado Islâmico” no ano passado e treinava combatentes para o grupo.

O checheno Akhmed Chatayev é suspeito de ter planejado o atentado ao Aeroporto Atatürk de Istambul, afirmou o parlamentar americano Michael McCaul, presidente da Comissão de Segurança Interna da Câmara dos Representantes, com base em informações da inteligência turca. O atentado da última terça-feira (28/06) deixou 47 mortos, incluindo os três homens-bomba.

Chatayev, de 35 anos, foi um importante recrutador de extremistas na Europa. No início dos anos 2000, ele lutou ao lado das forças russas na Segunda Guerra da Chechênia. Em 2008, um tribunal russo o sentenciou à prisão à revelia por seu envolvimento num grupo armado ilegal. No entanto, o asilo político na Áustria, concedido quando o checheno fugia da Rússia, evitou sua extradição.

Conhecido como “o maneta”, Chatayev alegou em seu pedido de asilo que perdeu o braço devido a ferimentos sofridos ao ser vítima de tortura. Outras informações sugerem que o braço teria sido amputado após ele ter sido ferido no campo de batalha.

Chatayev foi detido na Suécia em março de 2008, onde passou um ano na prisão por posse de armas encontradas num carro em que ele viajava com outros chechenos.

Preso, mas não extraditado

“O maneta” foi preso duas vezes a pedido da Rússia – primeiro, na Ucrânia, em 2010, e um ano depois, na fronteira da Bulgária com a Turquia. No entanto, seus status de refugiado continuou impedindo que ele fosse extraditado para a Rússia. Organizações de direitos humanos, incluindo a Anistia Internacional, trabalharam em seu favor.

Até mesmo a Geórgia não extraditou Chatayev depois que ele foi preso portando duas granadas. Ele foi solto alguns meses depois em troca de fiança.

O checheno se uniu ao grupo extremista “Estado Islâmico” (EI) na Turquia em 2015, de acordo com forças de segurança russas. Em outubro do ano passado, o Conselho de Segurança da ONU incluiu Chatayev numa lista de sanções depois de ter vindo à tona que ele estava treinando combatentes falantes do russo para o EI. O Conselho recomendou que suas finanças fossem congeladas e uma proibição de viagens fosse aplicada.

Fonte: DW

 

2 Comentários

    • Cabeca de Jarro aquilo foi operacao bandeira falsa. E coisa do proprio Endorgan e seus superiores na OTAN. Motivo usar esse ato terrorista como justificativa para atacar Assad. Vao falar que esses terroristas existem por causa de Assad. Por isso ele tem de ser removido do poder. O ato terrorista na Arabia Saudista e a mesma cosa. Bandeira Falsa. Delenda AssD. se voce entende ingles recomendo que Google Sibel Edmonds, ela e turca, foi funcionaria do FBI no Oriente Medio e hove vive nos EUA. Melhor pessoa no Ocidente para comentar sobre a Turquia nao existe. Procure ouvir suas entrevistas no BFP http://www.boilingfrogspost.com/2016/07/01 em particular SPOTLIGHT WITH SIBEL & SPIRO – ISTAMBUL AIRPORT TERROR; GLARING UNASKED & UNANSWERED QUESTION. Somente ontem pelo que vejo, os jornais comecaram revelar que o terrorista mestre era conhecido dos servicos de inteligencias da OTAN. Sibel Edmonds vem falando isso desde o dia 1 deJulho. Os S.Is conhecem esse terrorista, sabem onde ele vive, uma cidade na Europa Ocidental, mas ate ontem eu ainda nao consegui saber que ja foi revelado qual cidade. Sibel comenta como o ato terrorista ocorreu, e ela nao deia nenhuma duvida que aquilo foi operacao bandeira falsa para arrumar pretexto para atacar Assad..Infelozmente por causa do batente, nao estou em condicao de escrever mais sobre o assunto.

1 Trackback / Pingback

  1. Atentado ao Aeroporto Atatürk / Turquia: Akhmed Chatayev é o suposto arquiteto | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.