Japão lançará concorrência para 100 novos caças

  ATD-X

E.M.Pinto

Segundo a  REUTERS. O Japão lançará ainda em Julho uma mega concorrência internacional avaliada em cerca de US$ 40 bilhões visando a a aquisição de novos caças. Foi o que teria informado o  Ministério da Defesa afirmando que Tóquio pretende reforçar as suas defesas aéreas em meio as crescentes tensões entre a China sobre suas fronteiras marítimas em disputa.

Esta certamente será um dos maiores contratos para aquisição de aviões de combate em disputa,  afirmou o porta-voz do ministério da defesa, confirmando que construtores  projetistas estrangeiros e japoneses, a partir de 05 de julho.

Além Boeing e Lockheed, outros parceiros potenciais incluem o consórcio Eurofighter – uma joint venture entre o Grupo Europeu Airbus (AIR.PA), a BAE Systems PLC (BAES.L) e Leonardo Finmeccanica SpA (LDOF.MI) que produz o caça Typhoon – e a sueca Saab AB (SAABb.ST), que revelou recentemente o mais recente variante do seu avião de combate Gripen NG que equipará a Força Aérea Brasileira.

A Reuters afirma que as empresas norte-americanas Boeing Co (BA.N) e Lockheed Martin Corp (LMT.N) foram convidados a participar no projeto, do avião de combate F-3, juntamente com a japonesa Mitsubishi Heavy Industries Ltd ( MHI) (7011.T), o contratante doméstico prime.

Uma decisão final será provavelmente anunciada no verão de 2018, com implantação prevista para o final da década de 2020, no mínimo. Eles não quis ser identificado porque o assunto era confidencial.

40 Comentários

  1. E a Sukhoi? 😉
    Depois falam que a Rússia não vende aviões para ‘os países desenvolvidos’ porque não tem competência…

    Tá! 😀

  2. Levando em consideração os sistemas integrados que o Japão possui, bem como toda infra estrutura informacional e de varredura, as melhores opções são aquelas que colocam caças de ponta com custos moderados, nesse quesito o Typhoon já está fora junto com o Rafale, pois a nova linha de frente visa criar uma força de interceptação mais prontificada, o que gerará maior uso das aeronaves para treinamento e interceptação, requerendo aeronaves menos custosas, deixando o NG e F-16V mais a frente na disputa. Agora, se não levarmos em consideração os custos e colocarmos um caça em pé de igualdade com a linha de frente futura da China (J-20, Su-35, J-11) ou que seja superior, a opção correta seria o F-22, testado, aprovado e sem sombra de duvidas a melhor opção para tal missão pro Japão, mas como isso não ocorrerá, devido aos bloqueios políticos da LM, ficam o Typhoon Trunch III e Rafale, Gripen NG é aquém se comparado com estes dois, que juntos ao Su-35 são os únicos de geração 4,5 ++ .

    • Acho bem difícil que escolham o NG, ARC. Não é uma boa resposta aos Chineses e monomotor ainda.

      Se eu estivesse no lugar deles escolheria a versão mais moderna do F-15( ou EF) e F-35.

      • Sinceramente Deagol, creio que ainda levara tempo para a real operacionalidade do F-35, é um caça partindo do zero com restrições que ainda precisam ser superadas, e dado o valor da missão é melhor adquirir um vetor já testado, experimentado, o Japão ja está numa situação muito complicada com a produção seriada de caças como o J-20 (que podem chegar a casa das centenas ) sem contar na evolução absurda da marinha chinesa que se expande como nenhuma outra força hoje no mundo (nem vou citar as bases russas nas Curilhas e Coréia N.) creio que a melhor opção seria o F-22, faria uma frente confiável e com uma probabilidade muito menor de haver surpresas frente as ameaças, pois ja foi testado em diversos cenários, tendo dados para pautar estratégias. O NG realmente é só uma carta a mais no baralho, provavelmente nao ganhará, eu no lugar do Japão ficaria nas opções F-22(1),Rafale(3) e Typhoon T.III(3).

      • Posso estar engando mas pensei que o japão já tinha até um certo comprometimento com f-35. E o texto diz que a implementação e para o fim da década de 2020.

        O F-22 seria o ideal e 100 unidades já pagariam (ou ajudariam muito) os +- 20 bilhões necessários para reabrir a linha. Somando com encomendas americanas e possivelmente Israel ele até ficaria mais barato.

        Não vejo muita vantagem desses eurocanards contra os Flankers com AESA e míssies ramjet tipo meteor. Somando com o que a gente não sabe sobre a tecnologia chinesa de 2025…

      • A questão do F-22 deve ser levada a sério, pois ja está pronto e é comprovadamente eficiente, diferente do F-35 que está revelando alguns problemas persistentes, além de não ter sido efetivamente testado (pois não está pronto de fato) e creio que só o veremos efetivamente pronto lá pra 2020 (levando em conta que os problemas atuais serão sanados). Agora pensa comigo que o PAK FA ja começará a ser produzido, e se não houver problemas, será produzido com todos os componentes novos em 2018, e que deve chegar a casa dos 48 caças até 2020, pensa tbm na China produzindo maciçamente o J-20 que em 2020 pode chegar a números como 100 caças, se olharmos essa projeção, tanto Japão quanto EUA estarão sob forte pressão no quesito superioridade aérea no extremo oriente, olhando dessa forma o F-22 é uma fonte segura não só de paridade, mas até mesmo de superioridade, até que o F-35 seja declarado efetivamente confiável, eu no lugar do Japão compraria as unidades de F-35 pré fixadas e buscaria mais ativamente a abertura da produção dos F-22.Penso que a Rússia é uma país mais sensato, possuem políticas externa equilibrada, mas a China é declaradamente agressiva, e o Japão representa um de seus principais alvos de contenção, é preocupante imaginar um cenário de disparidade relação a eles.

      • Concordo ARC, mas enquanto não vermos uma real intenção de reabrir a produção do F-22 não adianta muito incluir o raptor nessa lista de concorrentes.

        Com exceção do F-35 ( que eu concordo que não está pronto e experimentado ) os outros não trazem vantagem sobre os flankers modernizados de 2025 para cima. Muito menos contra os J-20.

      • Novamente aquela historia de monomotor x dois motores? pensei que já tivéssemos superado essa discussão sobre prós e contras de ambos os tipos. O F-35 Lightning II é monomotor, e agora?

      • Monotor é uma desvantagem de certo ponto de vista, mas o F-35 tem outras qualidades que compensam, já o Gripen não se destaca muito.

        Eu estva aqui quando discutiram isso.

    • Poderiam deixar Japão e Israel pagarem a conta da reabertura da produção do F-22 se os americanos quisessem mais Raptors também. Ainda daria lucro.

      • Essa realmente seria uma boa ideia, já que querem tanto o Raptor que paguem a reabertura da linha de produção.

      • Nossa, como vocês são espertos, descobrem coisas que toda a máquina milionária do “establishment” norte-americano não consegue nem sequer imaginar!

        Claro que essa ideia nem sequer passou pela cabeça de nenhum funcionário de nenhum órgão oficial dos EUA ou de nenhum lobista do complexo industrial militar americano. Claro que não. Deagol e Conan, gênios!

    • Vou tentar explicar dia 3/6/2016 o ministério de defesa japonês emitiu um memorando dizendo que pretende fazer uma analise sobre quem estaria interessado em participar de um desenvolvimento de um novo jato.
      http://www.mod.go.jp/atla/rft/fighter.pdf
      E este rft para o exterior foi enviado pela Mitsubishi apenas para a Boeing e Lockheed, isto se refere ao futuro F-3 que deve entrar em operação ate 2030.
      Além deste rft os japoneses pretendem fazer uma nova licitação para comprar 100 novos caças que devem substituir os 100 F-15 mais antigos que não serão modernizados.
      Os F-15 mais antigos dos primeiros lotes teriam que ser reconstruidos do zero por tanto não vale a pena modernizar eles, por isto a pressa com o prazo mínimo de 2020.
      A decisão de construir o F-3 vai ser tomada ate 2018, por isto a pressa em ter todos os detalhes na mão para poder decidir o que fazer.
      Ou seja são 2 programas diferentes e como se tem uma certa urgência ficou meio que embolado.

    • Acho que o Shirinshinshim deve demorar um tempo crucial para realmente tomar forma, e diante da notícia fe uma produção seriada de J-20 creio que não há tempo para a espera.

    • Qual exclusividade se vende quase o mesmo para Índia?

      Não vai participar por questões políticas e estratégicas para os japoneses e seus aliados americanos.

      Sem querer falar mal, a Rússia não tem exclusividade na China. É a China que vive sob embargos de armamentos e tecnologias militares imposto pelo ocidente.

      • Mas como é burro heim menino selfie.
        A India não é so cliente da Russia como voce erroneamente tenta colocar.A India tem pacto de reciprocidade militar com a Russia,porque as duas se borram de medo da China.
        A Russia ve na China apenas aporte economico e parceria diplomatica em assuntos de interesses em comum.
        Esse tipo de materia esta fora do entendimento de um mero aficcionado por revistinhas de aviões e quando se manifesta é somente embutindo ideologia repetitiva.

      • Maluco xinga todo mundo sem necessidade nehuma.

        Escreve as maiores bobagens da internet como “J-20 sino-brasileiro”, “f-16 secretos da FAB” entre outras pérolas.
        Aí não é respeitado, porque não tem conhecimento nem educação para debater, e depois reclama para os editores que é perseguido por suas “ideias”!!!.

        Chega a dar pena.

      • Que mundo Disney hem quer dizer que o maior protecionista do planeta que não cnfia em ninguem e que acha que todo o mundo lhe pertence daria seu secreto projeto F22 para serem pagos e desenvolvidos por Israel e Japão kkkkkkkkkkkkkkkk

      • “”A India não é so cliente da Russia como você erroneamente tenta colocar.””

        Em qual parte do que eu escrevi você entendeu isso?
        Além de não saber escrever também não sabe ler?

        “”A India tem pacto de reciprocidade militar com a Russia””

        Explica para nós o que significa isso. Se você sabe o que é?
        Porque ao contrário do que você sempre diz, nenhum se comprometeu em participar das guerras do outro.

        O mesmo vale para as suas afirmações que a China vai defender a Rússia.

        Essas suas ofensas só comprovam a sua ignorância que todos nós vemos nos seus comentários.

      • “””A India tem pacto de reciprocidade militar com a Russia,porque as duas se borram de medo da China.”””

        A Rússia tem pacto com a Índia por medo da China, mas a China se compromete em defender os russos em caso de guerra?

        E os russos que tem pacto com a índia (porque tem medo da china) vendem o máximo de armas e tecnologia para a China que eles ( e seus “aliado” indianos) temem?

        Queria ver a explicação disso. Que vai ser nenhuma.

      • Quando o colega acima citou EXCLUSIVIDADE não quis dizer como voce erroneamente entendeu e sim interesse maior em comercio com a China,pois mesmo que fosse do interesse Japones comprar material Russo seriam em menor numero e tudo repassado para seus senhores Yankees.
        Fique tranquilo a Russia não tem interesse comercial nenhum com o Japão,apenas retorico-diplomatico para lhes dizerem : ” Sayonara.Prometemos não bater em voces e não devolveremos teritorio nenhum.Arigato”.

      • Não vão comprar da Rússia porque os próprios japoneses fazem radares melhores, e são aliados dos EUA.

        Ele falou exclusividade no sentido errado, como se China preferisse apenas tecnologia russa e houvesse uma obrigação entre os dois.

        Você também disse que a China ia salvar a economia russa da crise em troca de armas, e que os chineses ofereceram (colocou a disposição) suas tropas para ajudar a Rússia em combate inclusive na Síria.

        Só bola fora fora…

      • O mais engraçado é os caras dão “dislikes” na verdade e “likes” nos absurdos!
        Vão mudar a realidade…

        A exclusividade mencionada acima não existe, fazer o quê?
        Não adianta não gostarem.

      • A Rússia não vai participar porque os estadunidenses não permitem que seus vassalos comprem equipamento militar dos russos; somente têm autorização para comprar equipamento ocidental (isso vale para o Brasil – compre muito equipamento russo ou chinês e logo logo inicia-se uma campanha de impeachment). Os EUA só permitem em raros casos, como por exemplo, quando tem interesse em verificar, testar ou fazer engenharia reversa em determinado equipamento. Como a Rússia raramente vende seus equipamentos de ponta que seja de interesse dos americanos para terceiros , principalmente para os aliados de Washington, isso significa “quase nunca”.

        Professor

      • O Japão prefere tecnologia ocidental porque acha melhor, como quase todo o mundo!!!!

        E segundo, tá escrito lá em cima leia com atenção.

      • Hmmm sabe somar ainda bem e tenha uma certeza essas pessoas que voce classifica de incapazes de discernirem podem não ser s pessoas que voce oide imaginar e sim os trocentos que aqui frequentam a anos sem mesmo publicarem ujm unico comentario e que são sempre os que mais se prontificam em colaborarem com espaço.
        O menino Selfie esta preocupado com a repercussão negativa kkkkkk QUEM ACOMPANHA MORCEGO ACORDA DE CABEÇA PRA BAIXO kkkkkkkk

      • Além disso, os chineses teriam mais acesso às capacidades e pontos fracos dos aviões russos vendidos para o Japão. Sem contar a compatibilização dos armamentos ocidentais e operações com a OTAN.

        Nem sei porque discutem isso.

  3. Certo que o vencedor será o projeto nacional japonês, o tal Shinshin. Até porque eles já devem ter se arrependido até o último fio de cabelo de terem aderido ao projeto da “trapizonga de ouro” de um trilhão de doletas F-35, o maior buraco negro de dinheiro da história da aviação rsrsrsrs

  4. será que alguém ainda tem dúvida que serão adquiridos os F-35, basta ver o valor envolvido 40 bilhões de dólares para 100 aviões, valor este que certamente envolve armas treinamento e manutenção perfazendo um custo de 400 milhões por aeronave, estando assim dentro da perspectiva do F-35

    • F-35 é única opção de 5° geração no ocidente até 2030 a tendência é surgirem cada vez mais novas vendas.

      Não tem porque discutirem “gripen NG” ou “russos”.

1 Trackback / Pingback

  1. Japão lançará concorrência para 100 novos caças | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.