Kremlin inicia retomada de relações com Turquia

Em conversa telefônica, líderes concordaram em avançar questões econômicas, começando pela suspensão das restrições turísticas. Movimento foi iniciado com carta de Erdogan desculpando-se por abate de avião russo pela Turquia, no final de 2015.

O presidente russo, Vladimir Putin, disse, em uma conversa por telefone com seu homólogo turco, Recep Tayyip Erdogan, nesta quarta-feira (29), que havia dado instruções ao governo para iniciar conversações com a Turquia sobre a retomada da cooperação comercial e econômica.

“O líder russo disse que havia instruído o governo a entrar em negociações com as autoridades turcas para restaurar a cooperação bilateral mutuamente vantajosa no comércio e economia, e em outras esferas”, lê-se em um comunicado da assessoria de imprensa do Kremlin.

Ainda segundo o documento, Putin e Erdogan concordaram em levantar as restrições a visitas de turistas russos à Turquia. “É desejável, neste caso, que o governo da Turquia comprometa-se com novas medidas destinadas a prover segurança aos cidadãos russos na Turquia”, diz o documento.

Durante a conversa telefônica, os presidentes consideraram também a possibilidade de realizar um encontro presencial em breve.

“Os presidentes da Rússia e da Turquia concordaram em considerar a possibilidade de realizar uma reunião presencial em um futuro próximo. Em geral, a conversa teve um caráter orientado para negócios e construtivo, e teve por objetivo restabelecer o caráter tradicionalmente amigável de uma cooperação bilateral multifacetada.”

Os líderes definiram ainda que os chanceleres dos dois países se reunirão na sessão do Conselho de Ministros das Relações Exteriores da OCEMN (Organização de Cooperação Econômica do Mar Negro), que acontecerá em Sôtchi nesta sexta-feira (1º). O encontro irá abordar a situação na região, com foco na resolução síria e em temas atuais direcionados ao desenvolvimento das relações russo-turcas.

Turismo e terrorismo

Putin reuniu-se com a cúpula do governo para deliberar sobre o início do processo de normalização das relações Rússia-Turquia, após a mensagem enviada por Erdogan na última segunda-feira (27), na qual se desculpa pelo abate de um avião russo.

A carta do presidente turco no qual expressa pesar sobre o trágico incidente com o bombardeiro Su-24 russo “criou condições para virar uma página da crise nas relações bilaterais e iniciar o processo de retomada do trabalho conjunto sobre as questões internacionais e regionais e também no desenvolvimento de todas as áreas das relações russo-turcas”, disse Putin, na abertura da reunião nesta quarta.

“No início da conversa, expressei condolências ao presidente do país e a toda a nação turca sobre o ataque terrorista que aconteceu em Istambul.”

Pelo menos 41 pessoas foram mortas e 239 ficaram feridas nos ataques terroristas conduzidos no terminal internacional do aeroporto de Ataturk, em Istambul, onde três homens-bomba se explodiram na terça-feira (28).

“Quanto às nossas relações bilaterais, gostaria de começar com questões do turismo, embora isso seja exposto no contexto da intensificação da atividade de terroristas. No entanto, levantamos as restrições administrativas nesta esfera”, disse o presidente.

Segundo Putin, Erdogan assegurou-lhe que “a liderança turca fará o seu melhor para garantir a segurança dos nossos cidadãos no território da República da Turquia”.

Ambos os líderes ressaltaram, porém, a necessidade de ampliar a cooperação global contra o terrorismo. “Eles salientaram a necessidade de intensificar a cooperação internacional na luta contra a ameaça terrorista comum”, lê-se na nota do Kremlin.

Publicado originalmente pela agência de notícias TASS

Foto: AP

Fonte: Gazeta Russa

27 Comentários

  1. Asim com o BIBI do jacozinho … o Erdogan do salim … vai ter que beijar a busanfa do urso .. não aguentou a rebordosa .. é assim que se joga xadrez .. e o urso vai só comendo pelas beradas .

      • Não tenho duvida.

        1-O urso não apita em Israel.

        2-Não apita na Europa

        3-Não apita na Arábia Saudita.

        4-Não apita na China.

        A Rússia faz negócios onde sempre a outra parte precisa concordar pára sua realização. Com raras exceções.

        O urso apita em uma dúzia de estados vassalos e falidos, tipo cazaquistão, Venezuela, Coréia do Norte, Cuba, Síria.

        Apita quem tem dinheiro.

      • “Apita quem tem dinheiro” disse bem! As maiores reservas de ouro,carvão,petroleo e gás é dos pobres coitados dos RUSSOS!
        Vai estudar.

      • Não, não tem dinheiro sobrando, a economia deles ainda não saiu da recessão, cara.

        Vocês que precisam de estudo, antes de sair viajando como agora. .

        Recessão, queda nos gastos públicos, diminuição do crescimento dos salários, retração da economia etc.

        Tem que pensar, meu.
        Não entende que as reservas de ouro e carvão tem que virar dinheiro antes?

      • Para uma sociedade pós-industrial, o verdadeiro dinheiro não está em commodities. Está na capacidade de gerar e absorver conhecimento. Se quer prova, basta observar quais são os países mais ricos e onde melhor se vive no mundo hoje…

      • Explica aí vc onde ele falou ou usou a palavra apita….explica aí.

        A verdade doeu em vocês pq antes, vcs falavam que a Turquia não iria se desculpar. Tomou na cara!
        O abate do Su-24 (e o assassinato do piloto) saiu muito caro para os turcos! E agora a Turquia (e não a Rússia) está aí: pedindo DESCULPAS.
        A Turquia que foi apoiada pela OTANzinha! Se a Turquia foi apoiada pela OTANzinha, podemos considerar o pedido de desculpas da Turquia como sendo também o pedido de desculpas da OTANzinha!!! 😀

  2. Haha em Erdoga … o que um lote de armas antiaéreas nas mãos do PKK não faz em meu querido. Vai pra moscou pedir desculpas de joelhos pessoalmente agora.

  3. A questão turca é mais sensível em relação a Rússia do que qualquer outro país da região, primeiramente por conta do poderio que Moscou pode oferecer no pós guerra a Síria (inimiga de longa data de Ancara) que pode gerar atentados sem fim na Turquia, outro ponto é o apoio aos curdos, o que representa hoje uma das maiores ameaças aos interesses turcos,e claro, o prejuízo gerado pelas restrições na área de turismo foram assustadoras, lembro-me que a ultima contabilização em pouco tempo estava em torno de 2 bilhões de dólares! ou seja, quase o valor de um esquadrão inteiro de caças novos.
    A Turquia sentiu na pele o valor de dar passos errados com uma potencia da envergadura da Rússia.

  4. Doeu Turquia? 😀 Tá dodói né! 😀

    Senta no colo do Urso (assim como fez Israel) pro titio Putin soprar!! Senta! rsrsrs!

    😀

    • Eu não disse que a turquia não ia se desculpar. Eu disse que a Rússia não ia atacar de volta porque era o OTAN.

      E foi exatamente o que aconteceu, não revidaram

      • E nem precisou atacar de volta! Os Russos ajudaram (e ajudam) os Curdos (que dão uma baita dor de cabeça nos Turcos através dos Iglas), cortaram relações econômicas com a Turquia e, de quebra, continuaram a passear esporadicamente sobre os céus Turcos sem que a mesma fizesse NADA (leia-se céus OTANzinha) e o mais legal: continuaram a bombardear os caminhões de petróleo contrabandeado do Iraque pela Turquia, sem que a mesma nada pudesse fazer a não ser esbravejar e espumar de raivinha! E agora, pediu desculpinha!! 😀

        Nem precisou mesmo atacar mesmo!

      • Claro que não revidaram porque Putin não é idiota. Os russsos vão tentar adiar a Terceira Guerra ao máximo, talvez contanto que a bolha do dólar estoure antes, evitando a guerra – mesmo sabendo que isso é improvável. Em todo caso, é questão de tempo para guerra estourar. Eu só lamento, lamento de verdade, pelos russos…sei que eles sofrerão muito. Porém, como tudo tem um lado bom, pelo menos o mundo vai se livrar definitivamente dos Estados Unidos. Esses idiotas arrogantes acham que podem vencer, mas só vai sobrar areia radioativa lá. Espero que também que a elite Iluminatti, que de fato causou a guerra, sejam todos caçados depois e respondam pelos seus crimes. Eles estarão seguros em seus bankers durante a guerra, mas no final dela, serão caçados do mesmo jeito que os nazistas foram após o fim da Segunda Guerra. Em 2017, com a Hillary, ou melhor, Hilltery Clinton na presidência, a guerra é tão certa quanto 2 + 2 = 4. Trump é uma incógnita, mas com ele existe chance de paz.

      • Só queria saber …. onde o Bolsonaro entra nessa história toda ..?????????? …será que tem gente aqui ….rsrsr …que é aficionado com aquele doido que não gosta de mulher .. ?????? …tem cada gostos .. heim …

  5. Pessoal…

    Os russos poderiam muito bem ter ignorado o pedido de desculpas dos turcos e ficaria por isso mesmo… Mas, ao contrário, rapidamente resolveram reatar ao primeiro sinal de entendimento. E por que?

    Bem… A retomada de relações tem outro ponto que poucos levaram em consideração: Bósforo… Os turcos controlam o melhor acesso dos russos a águas quentes… Se os turcos derem a louca e bloquearem o Bósforo, os russos simplesmente perdem seu melhor acesso ao Mediterrâneo e Atlântico, o que seria um tremendo revés…

    Os russos dependem de passagem livre dos turcos pra exportar significativa quantidade de mercadorias. Aliás, a Rússia sempre teve acessos precários ao mar, o que é uma preocupação constante de seus líderes a centenas de anos, de modo que suas políticas externas sempre tiveram por prioridade o estabelecimento de relações com países que dominam essas vias. Em verdade, isso explica em parte uma boa parte das guerras que levaram a efeito desde então…

    • Sim, concordo também! Mas mesmo assim, foram os Turcos e não os Russos, que tomaram a iniciativa. Ou seja, quem se prejudicou mais foram os Turcos, visto que os navios Russos continuaram a usar o Bósforo durante as relações abaladas entre os dois países. E se a Rússia aceitou já no primeiro momento, é porque ela só tem a ganhar (como sempre teve) com as relações com a Turquia.

    • Já falamos sobre isso… não é só a Rússia que passa pelo Bósforo, tem outros seis ou sete países que dependem exclusivamente do estreito… A Turquia não pode simplesmente “fechar” o Bósforo, isso seria declaração de guerra, e adivinha quem iria levar a maior coça, eles próprios…. tire isso de fechar o estreito da cabeça que isso não existe, o presidente turco que fizer isso está ferrado vai ter bombardeio em seus palácios… e tem mais uma, a Turquia faz parte da OTAN apenas para defender os interesses da OTAN e não para ser defendida por ela, como bem disse o Alexandre em outro post, e eu assino embaixo.

      • Topol…

        Você fala como se fosse simples, como se a Turquia fosse ser invadida e derrotada num passe de mágica…

        Realmente… A OTAN fez aliança com os russos para defender seus interesses ( como nunca poderia deixar de ser em qualquer acordo país a país de qualquer natureza ). E justamente por isso mantem armas nucleares em solo turco, além de instalações em conjunto ( Incirlik, por exemplo ). E por tudo isso, acredita mesmo que a OTAN ficaria calada diante de uma agressão russa aos turcos…? E será que os russos teriam peito pra tanto, sob tamanho risco…?

        Enfim, devo discordar, pois os eventos até aqui mostram exatamente o contrário. Os russos é que não querem briga, pois sabem que uma situação como essa pode se degenerar rápido.

        Quanto a fechar o estreito ou não, os principais membros da OTAN no Mar Negro tem comunicação direta com a Europa por terra. Por tanto, em um caso extremo, os turcos poderiam faze-lo sem qualquer peso na consciência… Tudo o que eles precisam é afundar um par de navios na menor parte do gargalo e pronto… Aliás, nem precisa afunda-los… É só colocar os ditos cujos nas posições certas e nada passa na superfície…

      • Correção…

        onde se lê,

        “…OTAN fez aliança com os russos para defender seus interesses…”

        Lê-se:

        “…OTAN fez aliança com os turcos para defender seus interesses…”

      • Na real o que acredito é que se a Turquia um dia cometesse o devaneio de tentar fechar o estreito estaria arrumando uma encrenca das grandes… do mesmo modo que é perigoso para os russos “peitar” a OTAN é perigoso para a OTAN, para a Europa e para a Turquia enfrentar os russos… principalmente de tal maneira desrespeitosa, mexendo diretamente com o bolso e com o brio deles…

        Em minha opinião o que aconteceria em tal cenário seria a OTAN correndo para por panos quentes e “convencer” a Turquia a reabrir a passagem, aplicando em Erdogan severos puxões de orelha nos bastidores e ao vivo aplicando algumas sanções econômicas contra a Rússia, nada mais do que isso.

        Não é fácil simplesmente “partir para cima” de um país que tem mais de 5000 armas nucleares de prontidão amigo RR, aliás é para isso que o arsenal nuclear existe, para garantir que ninguém cometerá um ato tão grave que vá diretamente contra os interesses nacionais e saia impune.

1 Trackback / Pingback

  1. Kremlin inicia retomada de relações com Turquia | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.