Tradução e adaptação: E.M.Pinto
A Marinha Russa ativará os helicópteros Mil Mi 14 aeronave cujo projeto derivou do Mil Mi-08 e que foram destinados à missão de caça submarina 20 anos após a desativação das unidades compostas por esta aeronave. Naquela época (até 1996), a aeronave era encarregada de transportar cargas de profundidade e armas nucleares usadas na guerra anti-submarina. Em sua nova missão, o helicóptero receberá armas mais leves, Zalon-2 uma nova bomba anti submarino além de armas.
A Zagon 2 é concebida para destruir submarinos sobre quaisquer condições de mar, em profundidade ou mesmo próximo a superfície. Desenvolvida pelo Instituto de Investigação Científica de Engenharia (Techmash) a arma possui 120 kg e foi originalmente projetada para uso nos helicópteros Ka-28. Ela também será empregada nas aeronaves anti-submarino Il-38 e Tu-42M.
Seu uso é agora se estenderá para as aeronaves baseadas em terra Mi-14, o projeto da aeronave teve início em 1969 com sua produção entre os quais entre 1974 e 1986 com cerca de 260 e 300 aeronaves produzidas (algumas fontes falam de 260 outras 300).
Quando lançada sobre os alvos submarinos a bomba de 150 cm de comprimento cai com um para-quedas, que é liberada no momento em que a bomba dispara para baixo. A bomba, em seguida, afunda, dirigido-se em direção ao alvo utilizando um sonar ativo e um sistema de controle de movimento para orientação. A arma pode detectar submarinos inimigos de uma distância de 450 m, destruindo-os a profundidades de até 600 m.
O Mi-14 ( ‘HAZE’ codinome OTAN) possui um compartimento de armas estanque permitindo o transporte interno de um único torpedo ou oito cargas de profundidade. O helicóptero possui um radar de busca instalado sob seu nariz. Apelidado de “Assassino de submarinos” o Mil Mi-14 é um helicóptero anfíbio que opera a partir de bases terrestres e é armado com um torpedo, doze bombas de 64 kg ou oito cargas de profundidade 120 kg.
Única de helicópteros desta classe, o Mi-14 também pode transportar uma arma nuclear – uma bomba nuclear de 1kton que pesa cerca de 1,600 kg. Esta arma é capaz de dilacerar qualquer alvo subaquático dentro de um raio de 800 m.
o Ministério da Defesa planeja reativar a produção dos Mi-14.