Defesa & Geopolítica

Red Arrow-12 o novo míssil anti carro-IR 3ª Geração chinês

Posted by

red-arrow-12-hj-12-antitank-missile-2E.M.Pinto sugestão- Dragão Vermelho

A China avança no desenvolvimento de mísseis anticarro guiados por infra vermelho (IR) e prepara-se para uma substituição em massa dos defasados mísseis HJ-73. A nova geração (3ª segundo os critérios chineses) apresenta-se na forma do novo míssil portátil HJ-12 , Red Arrow-12.

A nova arma chinesa portátil anti carro de guiamento por infravermelho, o míssil HJ-12, é do tipo dispare e esqueça, possui sistemas de orientação, precisão e efetividade de destruição de alvos muito muito superiores aos mísseis chineses de gerações anteriores. Como é esperado o sistema de  orientação por imageamento infravermelho, o torna também bem mais caro os seus antecessores.

red-arrow-12-hj-12-antitank-missileDevido ao seu sistema de lançamento portátil, a arma pode ser operacionada a partir do interior  dos edifícios e bunkers e permite que ao seu operador o tempo necessário para evasão após o disparo.

O sistema possui tecnologias efetivas  quanto a inibição de produção de fumaça e chamas no lançamento, o que dificulta a localização do seu operador. Após o disparo a  arma  adquire a velocidade iniciando a dispersão dos gases permitindo aos operadores observar o campo de batalha em tempo para se ocultar.

O HJ -12 é um míssil anti-carro do tipo dispare e esqueça produzido pela NORINCO. O sistema compelto possui uma massa de 22 kg, tendo o míssil 17 kg. A arma possui  comprimento curto de 0,98 m e o seu tubo de lançamento 1,2 m.

O diâmetro do míssil é de apenas 13,5 cm, já os eu tubo possui 17 cm. Algumas fontes relatam que a arma possui alcance efetivo contra alvos em campo entre 2000 m e 4000 m dependendo do perfil de engajamento (superior ou direto).

A cabeça de guerra é do tipo HEAT, o mecanismo de detonação é por impacto direto e o míssil possui um motor de foguete de combustível sólido com um sistema de guiamento de busca por infravermelho, CCD.

Hj 12

Dados revelados sobre a arma afirmam que o HJ-12 é projetado para perfurar armaduras de 1100 mm de espessura em disparo direto, porém, o perfil de engajamento da arma o direciona a acertar os blindados pelo seus pontos mais vulneráveis, a sua seção superior.

A arma pode destruir eficazmente os veículos e M1A2 e T90S  atingindo-os de cima para baixo, justamente onde estes são vuneráveis, algo bastante interessante para um míssil portátil leve.

Fonte: mil.news.sina.com.cn

shared on wplocker.com