Presidente turco Recep Tayyip Erdogan pede desculpas a Putin pela morte do piloto russo do Su-24 na Síria

O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, em uma carta enviada ao presidente russo, Vladimir Putin, expressou suas condolências pela morte do piloto do Su-24, disse o porta-voz do chefe de Estado, Dmitry Peskov, nesta segunda (27).

“O chefe de Estado turco, em uma carta, expressou suas condolências à família do falecido piloto russo e disse: “Peço desculpa”, afirmou Peskov.

Segundo ele, o líder turco também expressou sua pronta disponibilidade para fazer todo o possível para restaurar as relações tradicionalmente amigáveis entre os dois países.

Erdogan assegurou em sua carta que Ankara “nunca teve o desejo ou intenção de derrubar um avião da Federação Russa” e chamou a Rússia de um “amigo e parceiro estratégico”.

O presidente turco também observou que Ancara está pronta para fazer todo o possível “para aliviar a dor e a gravidade do dano” para a família do piloto do Su-24.

Comentando a carta de Erdogan, o Conselho da Federação observou que ainda é cedo para falar de restauração das relações russo-turcas.

“Eu não seria muito otimista. Já perdemos muito nas nossas relações. Eles se rasgam rapidamente, mas vão sendo restauradas durante muito tempo”, disse à agência RIA Novosti Vladimir Jabbarov, primeiro vice-presidente do Comitê para as relações exteriores do Conselho da Federação.

Em meados de junho, o presidente turco já tinha enviado uma carta a Vladimir Putin, onde parabenizou os russos pelo Dia da Rússia e desejou que as relações entre Moscou e Ancara atinjam o “nível merecido”.

Antes, Erdogan disse que a Turquia não iria pedir desculpas pelo incidente com o caça russo Su-24 abatido.

As relações entre Moscou e Ancara estão em crise depois de 24 de novembro de 2015. O avião russo Su-24 foi derrubado por um caça turco em espaço aéreo sírio no mês de novembro. A Turquia alegou ter abatido a aeronave russa porque esta teria violado o espaço aéreo turco. Tanto o Estado-Maior russo, quanto o Comando de Defesa Aérea da Síria, confirmaram que o bombardeiro russo nunca entrou no espaço aéreo da Turquia.

O presidente russo, Vladimir Putin, chamou o ataque de “punhalada nas costas”. As autoridades de Moscou exigem uma investigação, mas o governo turco até agora não tomou quaisquer medidas firmes.

Foto: © AFP 2016/ OZAN KOSE

Fonte: Sputnik News

Erdogan pede desculpas a Pútin por bombardeiro russo abatido

Porta-voz do Kremlin anunciou recebimento de mensagem da Turquia, no qual país expressa prontidão para resolver a situação sobre a derrubada de avião de guerra russo. Crise política entre países se arrasta desde o incidente em 25 de novembro.

O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, pediu desculpas ao presidente russo, Vladímir Pútin, pela morte do piloto do avião russo abatido, informou a jornalistas nesta segunda-feira (27) o porta-voz do Kremlin, Dmítri Peskov. Ancara já havia enviado uma carta protocolar por ocasião do Dia da Rússia, no último dia 12.

A nova mensagem, segundo a assessoria de imprensa do governo, ressalta que a Rússia é um país amigo e parceiro estratégico da Turquia com o qual as autoridades turcas não querem atrapalhar as relações. “Nós nunca tivemos um plano deliberado para abater um avião russo”, teria escrito Erdogan.

“O presidente russo, Vladímir Pútin, recebeu uma mensagem do presidente da Turquia, [Recep Tayyip] Erdogan, onde o líder turco manifesta a disponibilidade para resolver a situação acerca da derrubada do avião de guerra russo”, declarou Peskov.

“Assumindo os riscos e com grande esforço, recuperamos o corpo do piloto russo da oposição síria para levá-lo à Turquia”, lê-se na mensagem. “Os procedimentos para o funeral foram conduzidos em conformidade com os preceitos religiosos e militares.”

Erdogan teria oferecido ainda suas condolências à família do piloto russo morto. “Eu estou dizendo, ‘Eu sinto muito’. (…) Consideramos a família do piloto russo como uma família turca. Estamos dispostos a qualquer iniciativa para aliviar a dor e a gravidade dos danos causados por nós”, continua a mensagem.

Segundo o presidente turco, um cidadão nacional suspeito de cumplicidade na morte do piloto do bombardeiro Sukhoi-24 russo está sob investigação.

As relações entre os dois países começaram se deteriorar acentuadamente depois de um avião de combate F-16 turco abater um bombardeiro Su-24 russo na fronteira turco-síria, em novembro de 2015. O piloto russo Oleg Pechkov, que havia conseguido se ejetar do avião, foi morto por militantes já no chão.

O governo de Ancara alegou na época que o avião russo teria violado o espaço aéreo turco perto da fronteira, enquanto o Ministério da Defesa russo garantiu que o bombardeio estava voando sobre o território sírio.

Com material da agência de notícias Tass

Fonte: Gazeta Russa

 

5 Comentários

  1. Se passou muito tempo meu caro! Agora Putin já fez aliança com PKK e outros. Hoje uma carta amanha já estará de joelhos pedindo desculpas!

  2. Sem vergonha… a Turquia sozinha não é páreo para a Rússia e engana-se em pensar que a OTAN viria em seu socorro. A Turquia faz parte da OTAN somente para lutar pelos interesses dela, não para ser defendida por ela, assim como a maioria daqueles países marionetes… são bucha de canhão de Washington e ainda sentem-se orgulhosos por isso. Polônia e Romênia estão entrando em uma fria também…

1 Trackback / Pingback

  1. Presidente turco Recep Tayyip Erdogan pede desculpas a Putin pela morte do piloto russo do Su-24 na Síria | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.