A Rússia está surgindo como uma potência global, enquanto a União Europeia está no meio de um colapso, disse o bilionário norte-americano George Soros.
Soros fez um discurso num evento organizado pelo movimento Open Russia (Rússia Aberta), fundado por Mikhail Khodorkovsky, em Londres.
O investidor acrescentou que a situação atual é muito parecida com o período dos anos de 1980, quando a União Europeia começou florescendo e a União Soviética começou a cair em declínio.
Sublinhou também que sente mais que nunca que o destino da UE depende do futuro da Ucrânia.
Ao mesmo tempo, Soros acusou os países ocidentais de não implementarem decisões importantes para ajudar Kiev. Segundo ele, a Ucrânia está no limiar do colapso econômico e a UE deve implementar medidas financeiras urgentes.
Em janeiro, o investidor norte-americano disse que a União Europeia pode se desintegrar em breve por causa da crise migratória e de falta de liderança. Em entrevista para a Bloomberg, Soros disse que para sobreviver a UE precisa de líderes fortes e assistência externa, inclusive da Rússia.
George Soros é um investidor norte-americano. Sua atividade provoca apreciações contraditórias. Ele financiou as revoluções de veludo de 1989 que resultaram em queda de regimes comunistas na Europa de Leste.
Foto: © flickr.com/ Heinrich-Böll-Stiftung
Fonte: Sputnik News
Pingback: União Europeia: ‘Situação de hoje é parecida com a do colapso da União Soviética’ – George Soros | DFNS.net em Português