Merkel pede prudência quanto a Brexit e quer manter parceria

Chefe de governo alemã Angela Merkel, se pronunciou em Berlim.

Chanceler federal alemã lamenta resultado de referendo, mas alerta contra decisões que possam causar divisão. Líderes da União Europeia, França, Alemanha e Itália marcam reunião de emergência.

A chanceler federal da Alemanha, Angela Merkel, lamentou nesta sexta-feira (24/06) o resultado do referendo sobre a retirada do Reino Unido da União Europeia, e pediu aos países-membros calma e prudência ao analisar a situação, a fim de evitarem decisões que causem mais divisão.

“O dia de hoje é uma cesura para a Europa. É uma cesura para o processo europeu de união”, ressaltou Merkel, que foi uma das principais defensoras da unidade do bloco e contra o Brexit.

Ela lembrou que o objetivo da criação do bloco era promover a paz, e esse ideal permanecerá no futuro. “Não devemos esquecer nunca que a ideia de uma União Europeia foi uma ideia de paz.”. Ela atribui à Alemanha uma responsabilidade especial para o êxito da UE. “Somente juntos poderemos continuar sustentando nossos valores de liberdade e de Estado de direito no mundo.”

O Reino Unido permanece sendo um membro do bloco, enquanto as negociações sobre a saída estiverem em andamento, e que ambos os lados têm deveres a cumprir, frisou a chefe de governo.

Merkel anunciou também uma reunião de emergência com os presidentes do Conselho Europeu, Donald Tusk, e da França, François Hollande, além do primeiro-ministro italiano, Matteo Renzi, marcada para a próxima segunda-feira em Berlim. O encontro visa tratar sobre os próximos passos em relação à saída britânica.

“Nosso objetivo dever ser alcançar, no futuro, uma relação próxima e de parceria com o Reino Unido. Apesar do resultado, a Europa é forte suficiente para encontrar as respostas corretas”, assegurou a política democrata cristã.

CN/rtr/dpa/ap/ots

Fonte: DW

4 Comentários

  1. Capacha Merkel esta com dos dias contados, Logo recebe o bilhete dizendo Vielen Dank Auf wiedershen Frau Merkel. Cresce na Alemanha aquels que questiona a permanencia da Alemanha na Unio Europeia e sao favoraveis a uma Uniao de paises Nordicos, cuja moeda sera o Deutsch Mark lastreado em Ouro. Muitos alemaes nao esto satisfeitos observarem o Banco Central Europeu imprimir bilhoes de Euros para comprar os titulos financeiros podres dos Bancos falidos e dos governos falidos dos paises do sul e Leste de Europa.

    • Qual seria a solução, caro JOJO? SOCIALISMO FAJUTO novamente? todos sabemos que socialismo não produz NADA; quer dizer, produz somente empobrecimento da nação e corrupção sistêmica; fora isso, ou se parte para o bom e velho CAPITALISMO SELVAGEM ou se acaba na miséria como os países mediterraneos que gastaram o que tinham e o que não tinham no DOCE FARNIENTE do estado do bem estar “social” pago com dinheiro emprestado exatamente de estados produtivos como a Alemanha sabendo que não teriam condições de pagar no futuro; típico pensamento de socialistas cubanos: “DEVO; NÃO NEGO; NÃO PAGO NUNCA”; No aguardo.

1 Trackback / Pingback

  1. Merkel pede prudência quanto a Brexit e quer manter parceria | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.