Brexit: A catástrofe

Ilustração: Buraco Negro – De acordo com a Teoria da Relatividade Geral, um buraco negro é uma região do espaço da qual nada, nem mesmo partículas que se movem na velocidade da luz, podem escapar.

O inconcebível aconteceu: a maioria dos britânicos quer sair da União Europeia. Apesar disso, europeus não devem se deixar levar por sentimentos de retaliação, opina o jornalista Christoph Hasselbach.

O resultado é uma catástrofe, e para todos: esta decisão só deixa perdedores. Os defensores do Brexit podem até se sentir mais independentes, mas logo eles vão perceber que essa independência só é aparente. O Reino Unido ficará mais pobre.

E, muito importante: o país pode desmoronar, pois os escoceses votaram por permanecer na União Europeia, em grande maioria, e talvez queiram se separar. Os clamores por uma Irlanda unida também deverão se tornar mais fortes, uma vez que, depois do Brexit, as fronteiras externas da UE passarão pelo meio da Irlanda.

Mas consequências pelo menos tão graves são igualmente de se esperar no resto da UE. Não só faltará um contribuinte para o orçamento: perde-se também um peso-pesado na política externa, diplomacia e no aspecto militar; um Estado que tornou a UE mais aberta para o mundo e mais voltada para a competitividade.

A Alemanha sentirá especial falta dos britânicos. Há suficientes países que preferem isolar a UE da globalização e que para quem disciplina orçamentária é um palavrão. Londres e Berlim vinham trabalhando juntos contra esta tendência. Esse parceiro agora passa a faltar.

Talvez a consequência mais importante, no entanto, seja política e pouco tangível: o exemplo britânico pode fazer escola. Não é preciso que chegue a haver outras saídas, mas outros países podem ameaçar com referendos semelhantes e, a exemplo do Reino Unido, inicialmente exigir todo tipo de exceções e direitos especiais. No fim, restaria uma União Europeia onde cada um escolhe para si o que melhor lhe convém, sem se comprometer a mais nada. Essa estrutura mais informal deixa de ser um global playerque possa ser levado a sério.

Muitos na Europa querem que os britânicos agora sintam na pele por sua decisão de sair: fora é fora, sem concessões. Pelo contrário: querem estabelecer um exemplo e, assim, mostrar a Estados com tendências similares que não há perdão para “desertores” (uma expressão do presidente da Comissão Europeia Jean-Claude Juncker). Isso seria humanamente compreensível, mas prejudicaria os próprios interesses.

Quem quer retaliação, ignora o atual grau de ceticismo e até hostilidade contra a Europa em muitos países do continente. Ameaças desse tipo só inflamariam ainda mais o clima. Em vez disso, agora é preciso manter a calma e tentar estabelecer novos laços com os britânicos. Claro que não será um substituto completo para o papel de membro da UE, mas uma política do tudo ou nada não é a resposta.

Por fim, a UE deve se questionar criticamente. Os cidadãos já não aguentam mais ouvir o velho mantra de Bruxelas, de que todos os problemas só podem ser resolvidos com “mais Europa”. Um exemplo é a crise de refugiados, considerada por muitos o maior desafio do continente.

Aqui, a expressão “mais Europa” inclui especialmente a proposta (alemã) de distribuir por todo o bloco um número teoricamente ilimitado de migrantes, que outros países sequer querem deixar entrar. A crise não resolvida da dívida, com sua “resposta europeia”, também abriu mais fossos do que fechou. Os países ricos se sentem explorados, os pobres, comandados.

No futuro, o valor agregado da cooperação europeia precisa ser melhor justificado, caso a caso. Não basta insistir que a UE é um “projeto de paz” e deixar todas as outras questões de lado.

Sim, a decisão britânica é um pesadelo. Ao mesmo tempo, é também o toque de despertar mais alto que se possa imaginar. Autocrítica impiedosa e reflexão sobre o que se deseja alcançar em conjunto futuramente, estão agora na ordem do dia.

Christoph Hasselbach

  • Jornalista da redação alemã da DW

Imagem: Plano Brasil

Fonte: DW

 

33 Comentários

  1. Olha essa de DW é uma agencia de noticias esquerdista que não escreve quase nada que preste…o Reino Unido não é nenhuma republiqueta de Bananas para ter medo de Espanha , França e etc.
    Se a EU quiser embargar produtos ingleses , ou o capital Inglês a Aliança do Pacifico , Commonwealth e etc.

  2. A Inglaterra sozinha não é tão alarmante, mas se outros países da UE decidirem pelo mesmo caminho (e tudo indica que grande parte deles o querem) será uma amarga derrota jamais vistam para os EUA no cenário internacional, pois representará o fim do TTIP, e óbvio, uma aproximação dos países separatistas de mercados compradores, principalmente Rússia, OM, África e países latinos americanos…ventos de mudança sopram, e concordo com Cameron, ao que tudo indica, Putin sorrirá muito.

  3. A Inglaterra é sim uma República de bananas, conseguiu com uma decisão burra colocar todo o KU em cheque, certamente vai ter queda no PIB, no numero de empregos e grandes conglomerados empresariais vão se mudar de londres para a Europa(continente), isso é lógico, a maior economia da Europa é a Alemanha, depois vem, meio que empatado, Inglaterra e França, então não é preciso ser muito inteligente para perceber que é melhor ter sua sede administrativa na zona do Euro que engloba 27 países e uma população de cerca de 450 milhões de pessoas , que ficar num país isolado e que pode ser ainda desmembrado com a saída de escócia e Irlanda do Norte, perdendo assim, mais população(mercado consumidor) e PIB.
    A única dúvida é sobre a reação dos membros da UE, pois se houver um efeito cascata, então a integração vai por água abaixo e desmonta tudo.

  4. Esses royals sempre foram vacilões e não confiáveis, compra quem não conhece .
    Então eu também particularmente digo, que se lasquem eles e quem confiou neles .

    • É possivel que o Reino Unido tenha até feito um favor para a UE. O pessoal da Ilha nunca se achou Europeu, Eles são é Britanicos e o resto é o resto, até a geografia ajudava pois viviam numa Ilha. A reciploca por parte do continente com Eles é a mesma, pois o britanico consegue ser quase pior que um Frances (outro pé no saco), tem muito alemão dando risada porque agora a liderança natural do continente fica apenas entre eles e os franceses.
      Agora é aguardar pra ver se a UE aguenta o tranco, e se aguentar ai sim veremos o Reino Unido tendo que fazer boas manobras na geopolitica.
      Sds

  5. Sismógrafos da Europa detectam desde ontem uma série de tremores no leste europeu…trata-de do Camarada Putin que se atira repetidamente no chão e rola de rir desde que soube do resultado do referendo britânico!
    Sem fazer muita força, livrou-se do peso morto chamado Ucrânia, uma espécie de Paraguai da Europa, atirou-o no colo da UE e agora o UK resolve pegar a corda que unia os europeus e dar um laço no próprio pescoço!
    Nem o velho KGB nos tempos sinistros da URSS conseguiria provocar tamanho rolo no seio do Velho Continente!
    E o pateta David Cameron entra para a história como o autor do maior “tiro no pé” que um político britânico já conseguiu dar: prometeu o referendo para se reeleger apostando que daria “STAY” de lavada e tomou um “EXIT” no meio da cara…botou o rabo no meio das pernas e vai pra casa agora, assistir a bobagem que causou ser posta em prática lá do conforto do seu lar rsrsrsrsrs

    • ………a grande perda para a Inglaterra é que não será mais Reino Unido pois País de Gales poderia sair da União, a Irlanda do Norte finalmente se unirá à Irlanda….a Escócia tbm salta fora e pedirá ingresso à União Européia ……dentro da UE a Espanha pode dar uma beliscada pra pegar de volta Gibraltar, uma aberração neo colonialista e tremenda humilhação para os espanhóis…bem,pra países como a Inglaterra a UE é uma camisa de fôrça e pra França e Holanda tbm…..um efeito dominó…..o início do fim?……….

    • Se Putin esta rolando de rir eu nao sei, mas e posso lhe firmar que senti vontade quando fiquei sabendo do resultado e tenho de me conter para nao rir quando leio os comentarios dos puxa sacos dos gringos que escrevem para o Plano Brasil. Porque rejeitar a Uniao europeia e rejeitar o Cavalo de troia que os EUA colocaram na Europa. E dar um tapa na cara do Obamas e um ponta pe no traseiro da Hilary Clinton. Putin nao pode estar rolando de rir porue ele deve estar celebrando pelo telefone essa vitoria contra os Rothchilds e os Rockfellers, juntamente com seu amigo Donald Trump,o futuro presidente dos EUA.

    • Sr.Jocler … para muitas maluquetes que parasitam os sites com a sua lógica macartista … isso que aconteceu no UK … foi coisa de bolivariano em coluio com os petralhas … HAHAHAHA….

  6. Já que a URSS não fez o serviço completo (chegar até o Atlântico) tivemos de ver novamente esse sonho delirante de “Europa Unida”. Ainda bem que essa ideia maluca está chegando ao fim (de novo). Napoleão, Hitler e agora Merkel… a europa não tem futuro, vende pra China que talvez ganham alguma coisa.

  7. Nesse Buraco Negro vai desaparecer o dolar, o Euro e a Libra, juntamente com o privilegio exorbitante desses povos consumirem o que o resto do mundo trabalha soando para produzi, pagando com dinehiro papel, imprimida sem nenhum lastro em outra mercadoria produzida por trabalho. ah tem o trabalho de digitar numeros no computdor e imprmir. O resultado do referendum e so o comeco do fim que esta chegando.

    • Caro JOJO, em 1971 o dólar era a ultima moeda vigente lastreada em ouro no mundo (ainda que num arranjo um tanto fajuto), quando Nixon veio a público nesse mesmo ano para decretar unilateralmente o fim do Acordo Bretton Woods, acabando assim com a conversabilidade em ouro, a moeda americana passou a ser mais uma moeda fiduciária. Ou seja, hoje em dia toda moeda estatal não é lastreada em absolutamente nada, sendo apenas papel.
      Ou melhor:
      Hoje em dia as moedas são garantidas pela confiança do mercado no governo ou são lastreadas em moedas que são garantidas pela confiança do mercado em um outro governo.

      • Voce esta recitando padre nosso pra vigario. Porque nao menciona as razoes que forcaram Nixon abandonar o Acordo de Bretton Wood e da uns dos maores calote financeiro da historia: A balanca comercial negativa dos EUA, que comecou perder o mercado de exportacao para Alemanha e Japao e o alto gasto com despesas militares e a politica keynesiana de imprimir dolar para cobrir gastos publicos adotada por todos governos norte americano desde Roosevelt. Nixon mesmo disse ..we are all keynesians now” ” No momento somos todos keynesianos” a Porque nao mencionou qual foi a reacao dos europeus quando isso ocorreu? Comerciantes, lojistas, barbeiros e feirantes europeus rejeitando o dolar na Europa em depois do calote de 15 de Agosto de 1971 ver entrevistas de Don Popescu no Youtube ou seu site http://www.goldbroker.com Voce nao menciona como o Secretario de Estado Kissinger, um funcionario dos Rockfellers. “convenceu” a maneira Don Corleone, o Rei da Arabia Saudista fixar o preco do petroleo saudista em dolar, depositar os dolares proveniente da exportacao desse petroleo em bancos nortes americanos e ingleses, e troca-los por Titulos do Tesouro do governo norte americano. Voce nao mencionaou que nesse processo, nao so Kissinger envolveu os Sultoes do Golfo, o Sha do Iran. o Governo Venezuelano. Foi a introducao do chamado petrodollar, que se tornou o lastro do dolar. O chamado Black Gold/Ouro Preto. Esse processo de fazer os principes e sultoes arabes “aceitar” fixar o preco do petroleo arabe em dolar, envolveu tambem o assassinato do entao Rei Falsal da Arabia Saudista. Nao foi confianca no governo norte americano que fez o mundo aceitar o dolar, sem lastro em ouro, como moeda de reserva internacional, foi essa imposicao do dolar como moeda para importar o petroleo, que forcou os outros paises terem de acumular dolares para pagar petroleo importados.. Mas os Saudistas furiosos com os nortes americanos que “roubaram” o ouros que eles haviam depositados em Nova York, Londres e Suissa, “roubaram” significa os bancos nortes americanos, suissos e britanicos venderam sem permissao arabes esse ouro, prometendo restitui-los numa data vaga no futuro, como fizeram com o Ouro alemao em situacao semelhante. Os EUA tambem nao permitem os arabes converter titulos de tesouro em dolar, quando eles assim necessita fazer. Como agora, dado os gastos no Yemen e a baixa do preco do petroleo, Arabia Saudista esta em dificuldade financeira, apesar de terem £trilhoes de dolares investidos em titulos do tesouro ianque. Mas eles nao sao permitido faze-los. Aquela velha historia. Se alguem emprestar trilhoes de dolares para mafiosos, pode esperar duas coisas. Ou ser assassinado ou obedecer o comando de nao cobrar esse dinheiro de volta. Arabia Saudista agora aceita o Yuan como moeda de pagamento para o seu petroleo exportado para China. O petro dolar esta morrendo, a OPEC se tornando irrelevante, e a confianca dn dolar como moeda de reserva internacional se esvanece. Mais de $1. trilhao de dolares em titulos do Tesouro Norte Americano foram vendidos pelos governos Chines, russos e outros paises, desde Novembro 2014. O FED, eos grandes bancos norte Americanos usam de todas falcatruas que podem para disfarcar esse fato, mas ja foram descobertos.Ver Rob Kirby Secret Dollar Buyback Youtube ou seu site http://www.kirbyanalytics.com Nao e confianca no governo norte americano que tem feito o mundo ate agora usar esse papel higienico usadi denominado dolar como dinheiro de reserva mundial. E acima de tudo o medo de morrer com uma faca no anus a la Kadafi, ou enforcado a la Sadan Hussein, dois governos que tentaram usar outras moedas, o Euro no caso sadan, ouro no caso Kadafi, como moeda de pagamento de seus petroleos exportados. E o medo do Drone, enfim medo do poderio belico gringo. Russia e China nao sofrem desse medo. Desobedecendo Washington o governo britanico pediu para ser incluido no Banco Mundial do BRIC. Coincidencia que pouco depois Inglaterra vota para se retirar da EU, outra vez desobedecendo Washington?

      • A balança comercial americana somente passou a ser negativa após o desvinculamento do padrão-ouro, como você pode atestar aqui: http://www.tradingeconomics.com/united-states/balance-of-trade

        Uma passada rápida sobre o padrão-ouro:

        No arranjo monetário criado após a Segunda Guerra Mundial, o dólar passou a ser a moeda de reserva internacional e os bancos centrais de todo o mundo receberam uma garantia do governo americano de que poderiam trocar suas reservas em dólares por ouro a um preço fixo (US$ 35 a onça).

        O problema é que o governo dos EUA, visando cobrir seus déficits devido ao aumento estrondoso dos gastos públicos (que chegou ao auge durante a Guerra do Vietnã), imprimiu mais dinheiro do que poderia converter em ouro na cotação estabelecida, ato contínuo esse dinheiro acabou na mão das empresas e das pessoas, que ao importar jogaram esse dinheiro para o estrangeiro, onde foi acabar como reserva dos bancos centrais desses países.

        Como mais vale ouro na mão do que papel ou números na conta bancária (Silvio Santos está certo), os governos estrangeiros passaram a demandar a restituição destes dólares em ouro, principalmente a partir dos anos 60. Isso pressionou o governo americano, que como disse acima, havia criado muito mais dólares do que a quantidade de ouro em suas reservas. Para evitar a perda total de seu estoque de ouro, simplesmente tomaram a decisão unilateral de abolir este regime de conversão em agosto 1971.

        Pronto, acabou o padrão-ouro. Hoje não existe uma única moeda estatal que seja lastreada em algo que não seja a confiança no governo. A tangibilidade que o padrão-ouro fornecia está extinta, o dinheiro agora não passa de um pedaço de papel ou um número na conta bancária.

        Ou se é moeda garantida na confiança no governo (como o dólar) ou se é moeda que é lastreada em outra moeda que é garantida na confiança no governo daquele país (como vigora na Bulgária, onde sua moeda é lastreada no euro, e em Hong Kong, onde sua moeda é lastreada pelo dólar).

        Atualmente o dólar é a moeda de reserva internacional por dois motivos:

        Primeiro, os países membros da OPEP aceitam dólares em troca de petróleo (motivos econômicos, geopolíticos e militares…).

        O segundo motivo é o mercantilismo. Eles querem subsidiar o setor exportador de suas economias (olha o lobby…). Como consequência, governos estrangeiros criam moeda doméstica, compram dólares e em seguida compram títulos do Tesouro americano (os quais formam as reservas internacionais destes países). Isso mantém o câmbio estável ao valor que lhes interessa.

        Sobre o atual arranjo onde as reservas dos BC’s são baseadas em títulos do governo americano:

        Simples, os EUA não tem como pagar toda a dívida, mas não podem simplesmente decretar calote pois isso derrubaria o dólar, sendo assim seguem rolando sua dívida até onde der…

        As vendas de títulos efetuados pelos bancos centrais da China, Rússia e etc foram feitos para evitar uma desvalorização de suas moedas perante o dólar.
        O banco central chinês chegou a acumular quase 4 trilhões de dólares em reservas justamente para manter uma cotação quase-fixa entre o renminbi (moeda chinesa) e o dólar.
        Aliás, entre 2002 e 2012 a moeda chinesa se valorizou perante o dólar. Agora que o dólar se fortaleceu, o BC chinês está vendendo dólares justamente para evitar uma grande depreciação da sua moeda.

  8. Dizem por ai .. que a Ucrânia, uma economia em ascensão( segundo os espefixialistas em VEJA ) … vai substituir a Grã-Bretanha .
    .
    Uma coisa é certa, já se começa a cogitar o desmoronamento do Reino Unido … será uma Grã-Banânia ? … rsrs… e o clubinho dos paus mandados do tio Satã ( UE ) ? .. vai também explodir como se fosse como aqueles homens bombas ?
    .
    E os ucranianos com tudo isso? …. eles irã se sentir como uns TROUXAS de panelas nas mãos e nariz de palhaço ..rsrs …só porque até hoje estão sofrendo com a desintegração do seu território só para entrar na UE ? … que sacrifício heim !! … hahaha ….. só o tempo dirá . 😉

    • Como nao leio Veja eu nao sabia a economia ucraniense ou ucraniana estava em expansao. Li e ouvir dizer sobre o trafico de mulheres (uem gosta de loiras pode comprar mulheres jovens da Ucrania o preco barato) e de orgaos humanos esta a todo vapor, tudo sob o controle da Mafia judia. Foram descobertos milhares de corpos enterrados, ao serem examinados revelam falta de orgaos. Ucrania tambem esta envolvida no crime ue a Mafia Nigeriana praticam em contas bancarias mundo afora. A Mafia Nigeriana trabalha com os bancos localizados na Ucrania.

    • Fato Topol, ela precisava de algo para impulsionar uma França livre, e depois dos ultimos episódios, principalmente as pressões exercidas sobre a França que geraram prejuízos (sanções a Rússia, Externo dos Mistral, etc) ela tem crédito para discursar e alavancar essa possível saída. Sds.

    • Me responda a ligação que há entre a existência da OTAN e da UE para que possa afirmar isso ???… o que eu saiba, uma é de caráter militar e a outra econômica…

1 Trackback / Pingback

  1. Brexit: A catástrofe | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.