Índia coloca com sucesso 20 satélites em órbita

A Índia lançou o número recordo de 20 satélites a partir de seu centro espacial Satish Dhawan, na ilha de Sriharikota junto à costa oriental, informou a agência espacial nacional esta quarta-feira.

O Polar Satellite Launch Vehicle C-34 transportou o mais recente satélite de observação da Terra CARTOSAT-2 indiano, juntamente com satélites dos EUA, Alemanha, Canadá e Indonésia, bem como dois satélites criados por estudantes indianos.

Kiran Kumar, chefe da Organização de Pesquisa Espacial da Índia (ISRO, na sigla em inglês), parabenizou todos os cientistas associados ao projeto pelo lançamento bem sucedido.

“Eu gostaria de parabenizar a equipe da ISRO pelo lançamento bem sucedido do PSLV C-34. Todas as cinco etapas foram bem sucedidas”, disse Kumar.

O primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, também pronunciou palavras de felicitação, dizendo que a ISRO “continua quebrando novas barreiras”.

De acordo com o líder indiano, ao longo dos anos o seu país tem desenvolvido “a experiência e capacidade de ajudar outras nações em suas iniciativas espaciais”.

O presidente Pranab Mukherjee felicitou os cientistas da ISRO pelo lançamento bem sucedido.

O Dr. Ajay Lele, membro sênior do Instituto de Estudos e Análise de Defesa, disse à Sputnik que o lançamento é um “acontecimento histórico para a ISRO”, uma vez que existem apenas alguns países que tenham conseguido efetuar o lançamento de muitos satélites de uma só vez.

“Esta é uma missão significativa para a Índia, porque lançou 20 satélites em uma única missão”, disse Lele.

O acadêmico observou que alguns dos satélites foram lançados para universidades indianas, indicando que a próxima geração da Índia está se preparando para o negócio dos satélites.

“Portanto, isto tem implicações sociais, bem como econômicas”, Lele concluiu.

Não é a primeira vez que a ISRO coloca múltiplos satélites em órbita num único lançamento. Ela já lançou 10 satélites de uma só vez em 2008.

O recorde mundial pertence à Rússia que, em 2014, colocou um total de 37 satélites a bordo de um foguete Dnepr.

Foto: © AFP 2016/ HO / ISRO

Fonte: Sputnik News

 

17 Comentários

  1. Uma pergunta para os spefxiaikistas … ” se a índia estivesse no continente Americano… eles conseguiriam fazer essa proeza ? “.. .. uma coisa é certa … perto da China e da Russia todos vão para o céu … até o Irã … e se bobear .. até a Coreia do Norte … más …. já.por outro lado … perto do tio Satã .. rsrs… só golpe e frustração …. 🙂

    • É uma pergunta que me faço as vezes, como ainda não conseguimos esse feito de engenharia da decada de 60 do seculo passado. Só pode ter a mão de alguem.
      Sds

      • E tem mesmo a mão de alguém, a nossa, visto que o fracasso do nosso programa espacial pertence à nós mesmos. Mais importante do que isso é bom ressaltar que o pouco avanço obtido começou a se perder depois de 2003…

      • So fala asneira em cara e pede para ser bordunado.
        O fracasso de nosso programa aeroespacial deu-se quando ele deixou de ser estritamente um programa militar e permitiu-se aquilo que voce mais canta em prozas e versos que é o adentramento de privados.
        E se tivesse sido com a corja escravagista,segregacional,intolerante e preconceituosa que voce defende,teria sid diferente ? Eu duvido pois os trairas que voce defende não querem que tenhamos Geoestacionario de jeito nenhum.
        Como ja citei em outro poste essa conversinha de clube seleto de lançadores é so embuste,querem é monitorarem nossos militares e nossas comunicações como ja fazem com o satelite que usamos do mexicano dono da Glaro que repassa tudo a eles.
        E para finalizar agradeça a tudo isso a teu Deus traidor FHC que deixou nossos militares e nossas comunicações as cegas entregando tudo como tua elite traidora,racista,escravagista pretende fazer agora com o nosso petroleo.
        Viva D.Pedro II o maior estadista ja produzido pelo Brasil.

    • Então explica por quê depois de 2003 os programa espacial brasileiro regrediu até o seu virtual desaparecimento? Cadê os parceiros “duzbriqui” que a “Diplomacia dos atabaques” diz ter para o que der e vier?

      Ah! Israel é aliado muito próximo dos EUA e já lançou diversos satélites em órbita com seu próprio veículo de lançamento. O Japão também! Como se vê, a tentativa de colocar nos outros a culpa pelo nosso próprio fracasso é apenas uma tática frustrada do vitimicismo esquerdista

    • QUEM NÃO TEM COMPETÊNCIA NÃO DEVE SE ESTABELECER; isso serve para explicar nossa inanição tecnológica; essa do INIMIGO EXTERNO não cola mais; quem quer tecnologia tem que mudar os parâmetros da educação esquerdalha para a meritocrática; basta isso para alçarmos voo até as estrelas. Sorry, lucena; vc e demais esquerdistas são carta fora do baralho histórico no planeta terra; talvez em outro planeta; quem sabe em Mercúrio. 🙂

  2. Vale a pena lembrar que China e India eram mais atrasadas que o Brasil,economicamente e tecnologicamente a 3 decadas e uns quebradinhos e hoje são potencias militares,atomicas e aeroespaciais.Tudo isso deu-se graças a aquisição de tecnologia Russa.
    Enquanto nós um pais de inteligencia nanica so poderemos ter um geoestacionario no espaço SE O MESMO FOR CHIPADO pela inteligencia Americana.
    Agora deem-me 4 lijezinhos negativos,porque o que iniciou-se como bolinho de 3 agora é bolinho D4.

    • Até onde sei, a tecnologia indiana é, em boa parte, de inspiração francesa… O mais, os indianos fizeram praticamente sozinhos.

      • rsrsrsrsrssrssss; caro RR, eles praticam a filosofia dos 3 macaquinhos; não ouvem, não veem e não falam coisa com coisa; achar que sem educação meritocrática vamos chegar a algum lugar é ser muito besta mesmo; sem boa educação simplesmente não teremos tecnologia nem pra produzir uma boa carroça. 🙂

      • Por isso que voces temem tanto a Tecnocracia,ela é esterelizada,livre de vermes,para que não se comprometa o conteudo.

  3. E o Braziu Puthenphia?
    A única coisa que nesses 13 anos mandamos para o Espaço foi dinheiro do contribuinte….daí vem o Lucena com 1001 desculpimos baratos.
    Passamos uma década parados no tempo!

    • ………enquanto se discute aqui “de quem é a culpa ” da atual situação do programa espacial brasileiro, os argentinos, caladinhos, investem no programa do foguete Tronador ll cuja finalidade é até 2024 lançar micro e médios satélites de até mais de 200 kg,…..o responsável pelo programa espacial argentino é o CONAE ( Comisón Nacional de Actividades Espaciales)…quem tiver curiosidade é só botar esse nome na Wikipédia…….a Argentina passando a perna no Brasil….hummmm…é ruim hein?……….

      • Entendi seu raciocíneo, Deagol; esse dinheiro, se bem aplicado em desenvolvimento de tecnologia nacional poderia nos colocar no espaço e por consequencia desenvolver toda uma casta de industrias tecnologicas que se aproveitariam do legado espacial para almentar o desempenho das industrias nacionais em concorrencia internacioanal; parabéns pela boa visão do “sistema” entreguista que se abateu sobre o Brasil.

    • Gabriel voce jamais colocou aqui neste espaço um unico raciocineo que seja inserido na materia ou que seja proveitoso a mesma e as pessoas que aqui frequentam.Limita-se a mesmices diarias seguindo o fluxo ——–.

      ____________________________________________________

      Maluquinho – Evite ficar classificando os outros comentaristas, isso não é educado e não contribui para um debate de bom nível. – Plano Brasil

1 Trackback / Pingback

  1. Índia coloca com sucesso 20 satélites em órbita | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.