Portugal vai investir quase 17 milhões de euros no KC-390

Participação de Portugal no desenvolvimento e fabrico da aeronave de transporte KC-390 atinge os 59,1 milhões de euros em 2017.

Portugal vai investir este ano quase 17 milhões de euros no projeto de desenvolvimento e construção, em Évora, da aeronave militar de transporte KC-390, num total de 20,8 milhões de euros até 2017.

Este montante, que visa concluir o envolvimento português no projeto da empresa brasileira Embraer em cuja construção participam vários países (ver infografia), foi agora publicado em Diário da República e eleva o contributo financeiro de Lisboa para 59,1 milhões de euros. Este investimento iniciou-se em 2012 e previa um total de 57 milhões de euros até 2013.

A resolução do Conselho de Ministros coincide com a aprovação do processo de modernização dos Hércules C-130, aeronaves sujeitas há anos a fortes restrições de voo sobre a Europa por falta dos equipamentos exigidos pelas autoridades aeronáuticas. A sua compra esteve dependente da decisão sobre o novo avião de transporte estratégico (que ainda não foi formalizada) e esse investimento tem agora um teto de 29 milhões de euros, a concretizar até 2023.

As verbas afetas ao projeto do avião de transporte KC-390 “não constituem auxílios de Estado”, disse o Ministério da Economia ao DN, pois é um projeto de investigação e desenvolvimento, não uma injeção de dinheiro numa empresa pública e que viole as regras da concorrência comunitária – como Bruxelas considerou ter havido nos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC).

Parceria industrial

Agora, a exemplo do que ocorreu na década de 2000 com o projeto do avião militar europeu A400M, Portugal decidiu participar desde o início no projeto de construção do KC-390 pelas mais valias que daí decorriam para a economia nacional (investigação, desenvolvimento, novas tecnologias, retorno financeiro com a venda em larga escala dessa aeronave).

Lisboa, que desistiu do A400M com o então ministro da Defesa Paulo Portas, apostou depois no KC-390 para substituir os C-130 da Força Aérea. Para isso manifestou interesse em adquirir seis aparelhos – a exemplo da Argentina e do Chile – e apoiou a instalação em Évora de duas fábricas da Embraer (num investimento de 177 milhões de euros inaugurado em 2012).

Com o KC-390 – aparelho preparado para aterrar nos gelos da Antártida – a realizar esta semana testes de voo na base aérea de Campo Grande (Mato Grosso do Sul), o que ocorre pela primeira vez fora das instalações do fabricante em São José dos Campos (São Paulo), a Força Aérea portuguesa tem vindo a acompanhar o evoluir do projeto que se prevê estar certificado pelas autoridades aeronáuticas civis no final de 2016 e, pelas militares, no segundo semestre de 2017.

“Não houve nada excecionalmente complexo”, entre os pedidos feitos à Embraer, “que não tivesse sido feito com o avançar do projeto. Os requisitos reais têm vindo a ser testados e comprovados”, revelou ao DN uma fonte do ramo, que criou no final de 2014 um grupo de trabalho para definir as exigências operacionais do sucessor do C-130 e acompanhar o desenvolvimento e comportamento do KC-390.

Descolar com um certo peso numa determinada distância com e sem mau tempo, numa pista não alcatroada ou com piso irregular é um dos exemplos de testes pedidos pela Força Aérea – que tem, no aeródromo açoriana de São Jorge, talvez a pista mais complicada para o sucessor do C-130 operar em território nacional (pelo comprimento da pista, iluminação ou condições meteorológicas).

Fonte: DIÁRIO DE NOTÍCIAS, via NOTIMP – FAB

5 Comentários

  1. Será que a AMERICANAER companny vai levar o KC-390 para ser montado por completo ( 100%) … lá na Florida? … como esta sendo com o super tucano .. como sabemos…. aos poucos a AMERIANAER companny vai se mudando de mala e cuia para lá ….rsrsr….a empresa americana Sierra Nevada aos poucos vai encampar a coitada da ex-EMBRAER como se fosse um ser estranho dentro de ouro ser … é para isso que serve os hospedeiro. ;).

    • Voce continua magoado por não ter conseguido um emprego na Embraer não é mesmo.Eu trabalhei dez anos lá e esse orgulho infelizmente não posso compartilhar com voce …rsrsrs… As bobagens que voce fala da Embraer nem vale mais a pena rebater pois são resultado de puro desconhecimento e ignorância do funcionamento da empresa.

    • Preocupa não lucena; vamos PRIVATIZAR também a PETROBRAS; ai vc vai ver como uma petroleira dá lucro para o Estado através de impostos sem que tenham como SURRUPIAR nenhum balde do ouro negro para enriquecer a malta política cumpanheira; PRIVATIZAÇÃO JÁ DA PETROBRAS !!! para ontem.

      • Não acredito que privatizem a Petrobrás não (infelizmente e felizmente). Infelizmente porque pelo que se vê, a empresa tem servido (e talvez este, seja o principal motivo dela ainda permanecer sob a tutela do estado) para alimentar o bolso da nossa classe política e felizmente, porque se um dia a Monarquia for restituída (eu torço para que aconteça), a empresa poderia ser usada para subsidiar a carga tributária paga por nós (tal como acontece no Canadá, por exemplo).

      • Então vamos aguardar a volta da monarquia; mas enquanto isso, PRIVATIZAÇÃO DA PETROSSAURO JÁ !!! e aguardemos deitado pelo rei barbudo. 🙂

Comentários não permitidos.