O Irã fechou um acordo para comprar 100 aviões de passageiros da fabricante norte-americana de aeronaves Boeing (BA.N:Cotações), e os dois lados agora aguardam a aprovação do Tesouro dos Estados Unidos para finalizar o negócio, disse o chefe da Organização de Aviação Civil do Irã, segundo reportagens da mídia estatal iraniana neste domingo.
Até o momento, a Boeing só recebeu permissão para apresentar seus produtos para a IranAir e algumas outras poucas companhias aéreas, à medida que fabricante dos EUA corre atrás da europeia Airbus (AIR.PA:Cotações), que já obteve um acordo provisório este ano para vender 118 jatos por 27 bilhões de dólares.
Reportagem da Reuters em 6 de junho informou que o Irã estava se aproximando de um acordo histórico para comprar aviões de carreira da Boeing pela primeira vez desde a Revolução Islâmica de 1979, e que um acordo para mais de 100 aeronaves poderia ser anunciado em breve.
“Dos 250 aviões (de passageiros) no Irã, 230 precisam ser substituídos”, disse Ali Abedzadeh, chefe da Organização de Aviação Civil do Irã, acrescentando que um acordo por escrito foi assinado com a Boeing para a compra de 100 aeronaves.
Segundo Abedzadeh, o cronograma exato para a implementação do acordo não pode ser informado antes que seja dada uma autorização pelo Departamento de Estado dos EUA.
Redação de Dubai
Fonte: Reuters
Pingback: Irã compra 100 aviões da Boeing | DFNS.net em Português
O Ideal é os EUA substituírem a Arabia saudita pelo Irã como aliado
A Boing já era vista como uma das únicas opções junto da Airbus para aviões de grande porte, e isso devido a diversos fatores, o principal deles será criar meios de aproximação com o Ocidente, para obter uma voz mais ressoante no meio internacional.
China e Russia se arrasta nao se e de se estranhar que India e Iran se move em direcao dos EUA. Ja escrevi aqui muitas vezes, que muitos analistas tem escrito sob a possibilidade de Iran esfaquear Russia pelas costas. Eu que ja tive oportunidade de trabalhar 7 anos com iranianos, nao confio na lealdade desse povo.
……………não eram aviões da EMBRAER?………
Como vai ser da EMBRAER se não são da mesma categoria?
Se o Irã não fizer os melhores negócios não vai ser um país competitivo, caro JOJO. Nesse ponto não acho que seja traição, até os russos utilizam boeings e airbus.
Acho que eles vão cooperar nas áreas em que os russos forem os melhores ou de valor estratégico.
Pode ser que esta nao seja traicao, mas creio que o campo esta fertil para o Iran esfaquear Russia. pelas costa. Wait and see Deagol
A Rússia também é um país traiçoeiro pra caramba, basta ver a suspenção da entrega do s300
Neste caso,
onde o Iran está buscando aviões de passageiros do porte de um Boeing 747….
Quais são suas reais opções? Posso estar enganado, más me parece que, nesta categoria, são somente Airbus e Boeing que possuem atualmente uma linha ativa de produção de aviões especializados no transporte de passageiros.
Os russos produzem aviões comerciais mas estes são inferiores aos de Boeing e Airbus.
Produz? Qual?
Certamente já produziu. E tem projetos em andamento de voltar a produzir:
http://airway.uol.com.br/russia-apresenta-aviao-comercial-para-brigar-com-airbus-e-boeing/
Posso estar enganado, más me parece que na Rússia atualmente não se fabrica nenhuma aeronave de passageiros equivalente aos Boeing que o Iran está buscando…
Você está correto! Os russos não produzem aviões da mesma categoria dos Boeings pretendidos pelo Irã. Hoje em dia os únicos aviões comerciais produzidos na Rússia são o Tu-204 e o Sukhoi SuperJet, além do novo MC-21
Entenderam agora porque os americanos aceitaram quietos as condições de Teerã? Business.
De quebra, ainda tiram russos e chineses da jogada. 🙂