Ministro alemão alerta OTAN sobre ameaça implícita à Rússia

O ministro do Exterior da Alemanha, Frank-Walter Steinmeier, criticou a decisão da OTAN para encenar manobras militares na Europa Oriental, alertando tais que movimentos poderiam agravar as tensões com a Rússia.

 

Seus comentários refletem as crescentes divisões dentro da coalizão direita-esquerda da Alemanha sobre a política em relação a Moscou.

Os social-democratas de Steinmeier geralmente apoiam uma posição mais conciliatória em relação à Rússia do que bloco conservador da chanceler Angela Merkel.

“O que não devemos fazer agora é inflamar a situação por uma ameaça implícita e gritos de guerra estridentes”, disse Steinmeier ao jornal Bild em uma entrevista que será publicada no domingo.

“Quem acredita que desfiles simbólicos de tanques na fronteira oriental da aliança trará mais segurança está equivocado”, disse Steinmeier.

Steinmeier não deixou claro sobre qual manobra ele estava se referindo, mas a OTAN acaba de completar 10 dias de exercício de treinamento militar na Polônia, envolvendo mais de 20 países. A Alemanha estava entre os participantes.

Michael Nienaber

Fonte: Reuters

 

3 Comentários

  1. Esse moço, Frank-Walter Steinmeier, sei não ,tô achando que estamos em outra matéria, o Putim acaba de dizer : “””“Os EUA é uma grande potência, hoje, provavelmente, a única superpotência” “”””.
    No segundo dia do Fórum Econômico Internacional de São Petersburgo ele sinaliza : “””A Rússia está disposta a dar um passo em direção aos europeus, anunciou nesta sexta-feira o presidente Vladimir Putin, ao afirmar que não é “rancoroso”, depois de dois anos de tensão com a Europa.”””

    Filho, manobras militares até o Brasil tá fazendo de Norte a Sul, tanto a Rússia como a Otan e seja lá quem for tem o direito e a obrigação de treinar suas tropas e equipamentos, sei lá cara, será a inteligência ocidental de novo in action ???

    • “esse moco” um velho de mais de 60 anos de idade, Ministro do pais economicamente mais forte de Europa? Nao e preciso ser um ianque para referir aos membros de um pais alemao em termos sarcasticos, que revelam prepotencia e arrogancia, Um tupiniquin com a mente entorpecida pela Midia norte Americana e seus vassalos mundo afora tambem e capaz a la papagaio de repetir esse tipo de linguagem. Reuter erra quando diz que a divisao no governo alemao e entre a esquerda e a direita. Existe uma divisao entre os setores ligado com o empresariado industrial alemao e os setores ligado com os financistas. Estes, os financistas sao pro Washington, pro OTAN, enquanto aqueles, os industrialistaS, dos quais 5.000 empresas mantem vinculos comerciais com Russia, sao contra a submissao da Alemanha aos EUA e a OTAN. Sao contra as sancoes impostas por Washington contra Russia porque sofrem enormes prejuizos economicos. Outra divisao e entre os que obedecem Washigton e permitem essa avalanche de imigrante mulssumanos na Alemanha. A Social Democracia e Merkel obedecem Washigton nessa politica enquanto a direita e nacionalista e contra Merkel. Essa extrema direita, tal qual a extrema direita francesa e pro Russia e pro Putin e contra Washington e OTAN e contra os Neoconservativos sionistas que se apoderaram do Departamento de Estado dos EUA.. O mesmo se da com o extrema direita gringo Donald Trump. Putin realmente disse que os EUA e a unica superpotencia mundial, mas tambem disse na mesma sentenca que nem por isso eles, os EUA tem o direito de querer impor sua vontade contra o resto do mundo. Os EUA realmente estao encirclando Russia militarmente, e esta se preparando para atacar as tropas de Assad e cindir Siria. Os russos sabem disso. mas Putin nao e Stalin, que impunha medo e terror em todo os membros do governo sovietico, cuja vontade era Lei a ser obedecida e cumprida e nao discutida. Putin pode ser popular, mas sua base de sustentacao sao os oligarcas, aqueles que venderam a Uniao Sovietica aos Estados Unidos. Estes tem muitos vinculos economicos com os EUA e Europa, nao querem Guerra. procuram ser aceitos como parceiros. Putin tem que se equilibrar entre aqueles russos nacionalistas e os oligarcas. Dai seu constant apelo, aos paises do Ocidente, para uma “coexistencia pacifica” Eu creio que a vacilacao, demora sino russa em introduzir suas moedas lastreada em ouro como meio para destruir a hegemonia do dolar, esta dando incentive para os nortes Americanos se tornarem mais resolutos em suas respostas contra o BRICS, Ja tiraram o Brasil fora e India parece seguir o mesmo caminho. Logo logo o BRICS vai virar CS

      • Quando comentar de novo vou escolher a dedo cada palavra para agradar-te , claro. Escreveu um livro e sabe-se lá quem está defendendo, espero ser tudo o mais puro Conhecimento Exato da Verdade, algo assim perfeito pela onisciência.
        Fato é que não muda nada : o moço Frank está desatualizado, os EUA continuam superpotência, a Rússia não abdica da sua soberania e manobras, bem como a Nato vai continuar fazendo as suas e ponto.
        E sim, a Dilma, Lula, Fernando Henrique, Michel Temer, George W. Bush, Fidel Castro todos tem mais de sessenta anos, um prato cheio em matéria de competências para todas as ideologias, se é isso que defende.

Comentários não permitidos.