Acordo de paz entre a Rússia e o Japão será negociado na semana que vem em Tóquio

As negociações para celebração de um acordo de paz entre a Rússia e o Japão serão realizadas em Tóquio, no dia 22 de junho, declarou nesta sexta-feira para os jornalistas o ministro japonês de Relações Exteriores, Fumio Kishida.

Segundo ele, o vice-ministro das Relações Exteriores da Rússia, Igor Morgulov, chefiará as negociações da delegação russa. A delegação japonesa será liderada pelo ex-embaixador do Japão na Rússia, que atualmente atua como representante oficial do governo para temas relacionados à negociação com a Rússia.

O Japão e a Rússia nunca assinaram um acordo de paz permanente depois da Segunda Guerra Mundial, em função das divergências quanto à soberania de quatro ilhas (Iturup, Kunashir, Shikotan e Habomai) que a Rússia chama de ilhas Curilas do Sul e o Japão denomina Territórios do Norte.

O Japão reclama a posse destas ilhas, alegando como base o Tratado Bilateral sobre o Comércio e Fronteiras, assinado com Moscou em 1855.

Moscou, por seu turno, parte da ideia que as ilhas Curilas do Sul se tornaram parte da União Soviética depois da Segunda Guerra Mundial e que a soberania russa sobre as ilhas não pode ser colocada em dúvida.

Foto: © AFP 2016/ TOSHIFUMI KITAMURA

Fonte: Sputnik News

13 Comentários

  1. assim com foi com o jacuzinho … os “japas” estão seguindo o mesmo caminho …. uma patada de urso ninguém aguenta …. nem mesmo os samurais .. rsrsrs

  2. RESUMO DA ÓPERA : “Sayonara.Prometemos não bater em voces.Não vamos devolver territorio nenhum,mas assustaremos Norte Coreanos para que não assustem mais voces.”

    • Caro Maluquinho,a coisa não é tão simples assim,cabelo lembrar a batalha naval de Tsushima,na quão até é uma das batalhas navais mais estudadas,devido à revolucionária tática da formação T.
      No mais não há necessidade desse estado de semi beligerância entre as duas nações,os russos tendem a ganhar e o Japão tb.

  3. O Japão tem uma das situações mais complicadas de sua história, pois a passo que a China se ergue como a maior potência do mundo, a Rússia é única via de estabilidade da região, podendo limitar a beligerância da Coréia do Norte e tentar levar Pequim a mesa de negociações, sendo um intermediador. Outro ponto são realmente as ilhas, que por aviso de Moscou terão uma base militar por conta do aumento da atividade estadunidense na região, o que afunila ainda mais o Japão contra duas enormes potências militares, assina um tratado de paz pode trazer parte dessas ilhas de volta e evitar a escalada de tensões com a Rússia (devido a aproximação dos EUA).

    • Sabe meu caro,me doi o coração ver uma civilização,inteligente,guerreira milenar, virar fantoche daqueles que lhes atigiram a honra.

  4. Tanto o Japão como principalmente a Alemanha vivem em estado de restrição POR TRIBUTO DE GUERRA.Jamais EUA permitira a eles total liberdade de desenvulvimentos militares.De ao tolo a sensação de segurança para que ele sinta-se seguro ate mesmo para executar missões e seguir determinações.

1 Trackback / Pingback

  1. Acordo de paz entre a Rússia e o Japão será negociado na semana que vem em Tóquio | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.