OEA aprova nova declaração sobre disputa das Malvinas

A Assembleia Geral da Organização dos Estados Americanos (OEA) aprovou na cidade de Santo Domingo uma nova declaração sobre a disputa das Ilhas Malvinas, segundo informou nesta quinta (16) o Ministério das Relações Exteriores da Argentina.

Os países da América reafirmaram a necessidade de encontrar uma solução pacífica para a disputa de soberania, instando a Argentina e o Reino Unido a retomarem as negociações o mais rapidamente possível.

A chanceler argentina Susana Malcorra afirmou que Buenos Aires tem direitos legítimos sobre as Ilhas Malvinas, Geórgia do Sul e Sandwich do Sul, bem como sobre os espaços marítimos circundantes. Malcorra também lembrou que a Assembleia Geral das Nações Unidas reconheceu na resolução 2065 (XX) a existência de uma situação colonial nas Malvinas e aconselhou resolver a disputa através de negociações entre Argentina e Reino Unido.

A disputa territorial tem uma longa história. A Argentina reivindica soberania sobre as ilhas e exige negociações, de acordo com as recomendações da ONU, enquanto o Reino Unido se recusa a iniciar um diálogo e insiste no direito à autodeterminação do arquipélago, que é considerado um território ultramarino do país europeu.

Foto: © AFP 2016/ Juan Mabromata

Fonte: Sputnik News

5 Comentários

  1. Não existe disputa! As Falklands são genuinamente inglesas e pronto! A não ser que esses portenhos mulher de malandro queiram levar outra surra…

    • Disse tudo João! As Falklands são historica e legalmente britânicas. O resto é chorume de viralata latinoamericano….

  2. Fica bem difícil que a Argentina tome de volta aquilo que é dela por direito … logo agora que o “magrela” diz que vai transformar as foças armada da Argentina no nível do século XXI … só com sucatas de equipamento do século XX .. aliás é o mesmo pensamento do governo usurpador de trambiqueiro do brazil .

    • Ninguém pode recuperar aquilo que nunca foi seu……

      As Falklands pertencem de fato e de direito à Grã-Bretanha, que foi obrigada a reafirmar seu direito pela força em 1982 ante a criminosa invasão levada a cabo pela junta militar genocida. Recentemente a ——–, ante à sua incompetência administrativa e corrupção generalizada, resolveu reavivar o factóide mas o mesmo teve vida curta.

      E agora que o funesto Kirchnerismo foi para o seu lugar de direito, a lata de lixo, Macri tem diante de si a missão de reconstruír o país ante a terra arrasada deixada pelo populismo de esquerda.

      E falando em lata de lixo, em breve esse será o destino do Lulopetismo…

  3. Bom seria se as malvinas fossem argentinas; MAS NÃO SÃO; a história não perdoa equívocos; os argentinos aprenderam isso da pior forma possível; e nós nem ainda aprendemos alguma coisa com petrolões e cia; NÃO HÁ VIDA DO LADO ESQUERDO DO PEITO.

1 Trackback / Pingback

  1. OEA aprova nova declaração sobre disputa das Malvinas | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.