Iskander: O pesadelo do Escudo anti-mísseis balísticos dos EUA

As capacidades dos mísseis Iskander são tais que eles podem passar através do escudo norte-americano. Portanto, pode-se perguntar para que serve este investimento colossal na Europa Oriental. Em primeiro lugar, parece que Washington busca justificar a sua proteção aos Europeus, em seguida, aposta no longo prazo: — na sua capacidade de mais rápido modernizar o escudo que os russos em melhorar os seus mísseis.

A OTAN posiciona, cada vez mais, novas armas ofensivas nas fronteiras da Rússia, obrigando Moscou a responder implantando armas defensivas. O sistema de mísseis terra-terra Iskander (Código OTAN SS-26 Stone), é produzido pela fábrica de mísseis de Votkinsk (1.000 km a leste de Moscou). Ele foi especialmente concebido para perfurar o Escudo anti-mísseis balísticos norte-americano. O míssil Iskander, com um alcance de 500 km, possui um único andar Soyuz NPO, e funciona com combustível sólido. A 152ª Brigada de mísseis tácticos de Chernyakhovsk, no enclave de Kaliningrado, está equipada com mísseis Iskander, colocados a 200 km a partir da base de Redzikowo, que terá o papel de neutralizar o Escudo anti-mísseis americano na Polônia.

Em resposta aos elementos do Escudo anti-mísseis colocado na Romênia, uma bateria Iskander será provavelmente instalada na Crimeia, com um regimento de bombardeiros de longo alcance Tu-22M3. O tempo de preparação de lançamento para uma bateria de mísseis Iskander é de 4 minutos, a táctica utilizada determina o número de lançamentos simultâneos de dois pares de mísseis, com um intervalo provável de 2 a 6 minutos. Os mísseis Iskander podem ter ogivas convencionais (termobáricas, bombas nas caixas ou anti-bunkers), ou ogivas nucleares. Da Criméia à costa romena do Mar Negro vão 378 km e o alcance do míssil Iskander é de 500 km.

A trajetória de um míssil Iskander não é balística, pois com um peso de 3,8 a 4,2 toneladas teria um alcance de 1.500 km. O voo de cruzeiro do míssil Iskander é realizado a uma velocidade de 7.600 a 9.300 km/h, abaixo da altitude de 60.000 metros, sendo uma grande parte do trajeto efetuado por cima das camadas densas da atmosfera, quer dizer, a mais de 40. 000 m. Este perfil é baseado no facto dos mísseis AA de longo alcance como os MIM-104 Patriot PAC-3, que têm igualmente capacidades anti-balísticas, disporem de um alcance com limite máximo de 30. 000 a 35. 000 m. Este limite foi estabelecido assim porque a maioria dos aviões de combate jamais ultrapassam os 20.000 metros. Ora, a Romênia não tem mísseis Patriot e os mísseis anti-balísticos SM-3 block 1B, que equipam o Escudo de Deveselu, nada conseguem interceptar abaixo de uma altitude de 80.000 metros, altitude a partir da qual começam a funcionar os sensores a bordo.

 

https://www.youtube.com/watch?v=NWS7op7vHP8

 

Na fase final do voo, quando ele entra no quadro de possibilidades de intercepção do sistema Patriot, o míssil Iskander efetua manobras de evasão e lança 10 falsos alvos, sob a forma de refletores metálicos poliédricos. A defesa AA dispõe de um tempo muito curto, e não consegue distinguir uma ogiva Iskander dos falsos alvos. Para tentar abater um míssil Iskander seria preciso lançar 11 mísseis Patriot, mas para conseguir abater um Iskander isso exigiria 22 Patriot. O seu perfil de vôo, e o seu equipamento de interferência (empastelamento-ndT), conferem ao Iskander uma grande capacidade de sobrevivência, e, por isso, é pois quase impossível de interceptar.

Valentin Vasilescu: Perito militar e antigo comandante-adjunto da base aérea militar de Otopeni.

Tradução: Alva

Fonte: Oriente Midia

20 Comentários

  1. Isso tenho certeza que usam o óh lobo óh o lobo para justificarem militarizarem paises dos outros se quando forem presenteados com alguns transpassarão pelo pólo norte.

  2. É isso aí tio Sam:o urso acordou…e pelo jeito, está muito bravo…quem mandou o tio Sam e seus amiguinhos da OTAN, fazerem barulho na Europa:na toca do urso!!!….kkkkkkkkkkkkkkkkk

    • Antes de mais nada mais do mesmo ou seja, você continua profanando o nome do combativo Reinaldo Azevedo, um dos jornalistas mais influentes do Brasil hoje em dia….

      No mais, o que fazer se os países do Leste Europeu, após se libertarem de 45 anos de comunismo feroz comandado pela extinta URSS, praticamente imploraram para ingressar na OTAN? E por que assim o fizeram? Pelo simples fato que além de historicamente odiarem os russos, não querem que se repita a infeliz experiência de passarem tanto tempo subjugados à Moscou, especialmente agora que o Kremlin é dominado por uma mafiocracia comandada por um déspota?

      Ademais, a “braveza” (o correto é brabeza) do Urso de prático tem mais resultado em demonstrações imaturas e infantis de força como foi o caso do sobrevôo de um Destroyer dos EUA pelos SU-24 , onde provavelmente os pilotos deveriam ter pregada no painel dos aviões alguma foto do déspota do Kremlin sem camisa montado a cavalo ( esqueceram que isso apenas faz sucesso lá no Posto 9 da Praia de Ipanema).

  3. Tenho que concordar em cada detalhe, o Iskander M é um dos mísseis (creio que não existe um primeiro lugar) mais avançados do mundo em sua categoria, ele representa todo o avanço missilístico da Rússia até hoje, e devido a sua rápida e complexa atuação é improvável o seu abate, mesmo para nações como as da OTAN, ainda mais levando em conta que nunca são lançados sozinhos, ou são acompanhados de outros da mesma família “desogivados” ou uma saraivada de mísseis de saturação que confundem ainda mais os sistemas ati aéreos, o que torna ainda mais difícil a sua interceptação, ele é simplesmente o trunfo contra qualquer sistema anti aéreo hoje vigente.

  4. O escudo anti-míssil não visa interceptar mísseis como o Iskander, e sim IRBMs e ICBMs…

    O fato do míssil russo vir numa trajetória semi-balistica e manobrar em alguma fase do voo pode ser interessante para confundir as defesas, mas isso não inibe sua localização pelos sistemas em terra muito antes de chegar em sua fase terminal ( em verdade, é possível localiza-lo ainda em sua fase inicial de voo e coordenar a interceptação com sistemas em terra ). Até onde sei, um sistema de guia e interceptação controlada por computador insere no míssil americano um ponto pré-calculado para impacto, sendo possível compensar as manobras e determinar uma trajetória, de modo que o míssil navega por INS e/ou GPS até as imediações desse ponto previsto, usando guiagem semi-ativa e/ou IR na fase terminal. É, basicamente, o S-400 ocidental. Não difere tanta coisa…

    Com relação a contra-medidas, cabeça IR está lá justamente para identificar a assinatura térmica do míssil russo em si, o que teoricamente anula os chamarizes lançados pelo Iskander e seu sistema EW… Também não considero seguro afirmar que esses sistemas defensivos serão capazes de iludir radares AESA e sua resolução superior e muito mais resistentes a EW.

    Entendo que ele também terá que, em algum momento antes de iniciar sua fase terminal ou pouco depois de inicia-la, parar de manobrar e alinhar com o alvo, sob pena de se perder a trajetória… É nesse momento que estará vulnerável a uma interceptação, e entendo que se dará antes de entrar no alcance do Patriot.

    Tirando tudo isso, é óbvio que o Iskander é uma arma temível e muito mais difícil de interceptar… Mas isso não significa que não seja necessário saturar…

    • Meu caro ate onde se pode confiar em teorias se tretando de possivel conflito entre super-potencias bélicas ?
      Certamente paises como EUA,Russia e China possuam tecnologias militares desconhecidas.e sendo assim o que seria mais facil de ser anulado o GPS super conhecido ou o Glonass não totalmente conhecido ?
      È certo tambem que antes de dispararem balisticos intercontinentais se precederiam um ataque com jameamentos ou mesmo anulação ou destruição de satelites e redes de defesa.
      Como ainda não ocorreu um conflito dessa envergadura o maximo que se pode é se fiar em suposições.

      • E onde foi que “conjecturei” uma guerra…? Apenas descrevi, de acordo com o que eu sei, como se daria a interceptação de um Iskander por um Patriot, e rebati alguns pontos que não concordo no texto… Nem mais nem menos…

        Anular GPS…? Pra se anular qualquer coisa, existe a necessidade de se conhecer as frequências especificas do que se quer anular… E os americanos certamente usam suas próprias frequências…

        E destruir uma rede de satélites é algo mais fácil de idealizar do que de fazer…

      • Sabe ———- não sigo fluxos de mesmices como muitos que não ins4erem raciocineos e apenas visam mesmices e agregarem simpatias.A natureza deu-me intelecto para ser desenvolvido e não usado como disco arranhado.
        Continue na tua eterna saga de arregimentar seguidores e nas tuas mesmices visando desqualificar,desmerecer oitros que so assim voce exibe para todos a tua verdadeira face e não essa travestida de generoso patriota coisa que voce nunca foi.E sim um eterno defensaor do condicionamento e subserviencia do Brasil a teus idolos externos.
        Sabe o que todo mundo mais odeia ? Trairagens !

      • E finalizando se não tiver argumento inserido dentro do contesto da materia ou dentro do que expus conheceras o vacuo o mais novo maridinho da vaca.

      • Quando soldado aprendi que quanto mais se explica mais se complica.
        Voce coloca pensamentos sobre escudos,redes,balisticos,suas capacidades e blablabla e não conjectura ação militar não né!
        Eles devem estarem conjecturando demarcações de areas de atuações de moto-boys.
        Quando cito que uma reciclagenzinha vai bem não o faço com intenção de menosprezo,nas sim para evidenciar a paralizia militar Brasileira de ensistir em conceitos pré-eswtabelecidos em cartilhas e amanaques por quem jamais compartilhou conosco conhecimentos avançados e ignorantes continuamos perdendo tempo com incapacidade de criação de propria doutrina.
        Usa-se muito na blogosfera de defesa Brasileira palavras,contestos,fazes,prémoldadas,quando em agumas vezes nem conhecem seus verdadeiros significados.Um exemplo disso é o termo ASSIMETRIA que nada mais nada é do que ADAPTAÇÃO sem blablablas que servem apenas para envaidecimento de proprios égos.

  5. Os sistemas de misseis Iskander-M torna quase que sem utilidade o custoso escudo anti-misseis instalados na Romênia e na Polônia, uma vez que em caso de guerra os misseis Iskander eliminariam o escudo anti-misseis da Otan. Abrindo o um livre caminho para os IRBMs e ICBMs Russos.

1 Trackback / Pingback

  1. Iskander: O pesadelo do Escudo anti-mísseis balísticos dos EUA | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.