Hillary vence primária final dos democratas e tem encontro “positivo” com Sanders

Hillary Clinton encerrou formalmente a corrida presidencial democrata dos Estados Unidos com uma vitória na primária do distrito de Columbia, na terça-feira, e logo voltou sua atenção para a união do partido durante um encontro particular de 90 minutos com o rival derrotado Bernie Sanders.

Hillary, que conquistou delegados suficientes para garantir a indicação democrata na semana passada, se encontrou com Sanders em um hotel do centro de Washington, e os ex-adversários de uma disputa primária às vezes amarga procuraram um meio termo antes da eleição de 8 de novembro contra o provável candidato presidencial republicano, Donald Trump.

Sanders vem resistindo à pressão para se curvar e apoiar formalmente Hillary como forma de demonstrar união partidária, preferindo continuar em campanha para obter concessões da ex-primeira-dama em relação à sua pauta política e a reformas no processo de indicação do Partido Democrata.

As duas campanhas descreveram a conversa como “positiva”, e disseram que os dois assinalaram seu compromisso em comum de deter Trump e de promover temas como aumentar o salário mínimo, eliminar as doações ocultas na política e tornar o ensino superior e os planos de saúde mais acessíveis.

O porta-voz de Sanders, Michael Briggs, disse que o encontro foi “uma discussão positiva sobre a melhor maneira de trazer mais pessoas para o processo político e sobre a ameaça perigosa que Donald Trump representa para nossa nação”.

O senador de Vermont prometeu se manter na disputa democrata até o último voto das primárias, embora tenha parado de falar em conquistar a indicação de sua legenda na semana passada e se voltado a formas de levar adiante seus objetivos políticos.

Sanders agendou um discurso nacional em vídeo para seus apoiadores na noite de quinta-feira, dizendo-lhes em uma mensagem de e-mail que “a revolução política continua”.

Hillary derrotou Sanders com folga no distrito de Columbia, conquistando 79 por cento dos votos diante dos 21 por cento de seu rival.

O presidente dos EUA, Barack Obama, anunciou seu apoio à sua ex-secretária de Estado na quinta-feira, horas depois de receber Sanders na Casa Branca.

John Whitesides

Reportagem adicional de Alana Wise, Amanda Becker e James Oliphant

Foto: REUTERS / AARON JOSEFCZYK

Fonte: Reuters

 

11 Comentários

  1. VAI PERDER PARA O TRUMP; EM “O NOME DE JESUS”; ou o mundo vai acabar como a Venezuela; sem papel para se limpar; FORA REPRESENTANTE DOS BILDERBERGS; socialista misândrica.

  2. Tudo isso tem o dedo de Obama que é criticado pela elite Republicana escravagista e sanguinaria e ate ja foi chamado de comunista.Sanders representa o renovo,o racional,o desejo da maioria Americana.Ela sozinha com seu temperamento radical e autoritario não corresponderia ao desejo da maioria e arrastaria os Estados Unidos para mais conflitos.

    • Deixa de sandices meu caro —–! Sanders não representa racionalidade ou renovação alguma. Representaria sim, com as suas promessas de assistencialismo barato, o ingresso no sistema político norteamericano do funesto e malfadado populismo de esquerda que tanto prejuízo causou e vem causando nos países da América Latina. E está muito longe de representar a maioria dos norteamericanos visto que seu eleitoral é esmagadoramente branco, de classe média e classe média alta ou seja, os hipsters. Bem diferente de Hillary, que representa também as mulheres, os negros e as minorias. E ao contrário do que você afirma ela está muito longe de ser radical e autoritária, esses predicados pertencem à Donald Trump.

      • O maluquete que puxe um mochinho e espere sentado; populismo esquerdalha tá com os dias marcados no mundo todo.

1 Trackback / Pingback

  1. Hillary vence primária final dos democratas e tem encontro “positivo” com Sanders | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.