OTAN anuncia envio de tropas para fronteira da Rússia

Grã-Bretanha, Alemanha e Estados Unidos levaram adiante nesta terça-feira planos para posicionar uma nova força da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) na fronteira com a Rússia a partir do ano que vem, e o presidente russo, Vladimir Putin, ordenou inspeções relâmpago para testar a prontidão de combate de suas Forças Armadas.

Semanas antes de uma cúpula crucial da Otan em Varsóvia, três das maiores potências militares da entidade disseram que cada uma delas irá comandar um batalhão no flanco leste para dissuadir qualquer demonstração de força como aquela exibida por Moscou na então península ucraniana da Crimeia em 2014.

“A Grã-Bretanha irá liderar um dos batalhões”, afirmou o secretário da Defesa britânico, Michael Fallon, durante um encontro de ministros da Defesa da Otan, acrescentando que Londres irá enviar até 700 soldados para o Báltico e a Polônia.

“Isso deve mandar uma mensagem muito clara sobre nossa determinação de defender os Estados bálticos e a Polônia perante uma agressão russa contínua”, disse.

Como lembrete do empenho da Rússia para fortalecer sua prontidão militar, suas Forças Armadas começaram a realizar inspeções relâmpago em suas unidades, assim como em depósitos de armas e equipamentos.

O ministro da Defesa russo, Sergei Shoigu, disse que o objetivo do exercício entre os dias 14 e 22 de junho é assegurar a capacidade de seus militares para “realizar atividades planejadas, incluindo mobilizações”.

Robin Emmott e Phil Stewart

Imagem: Plano Brasil

Fonte: Reuters

15 Comentários

  1. Sinceramente, uma medida para aliviar as tensões entre os países bálticos e a Rússia, pois esses números ainda que multiplicado por 3 seria meramente simbólico perto do poderio russo próximo a estas fronteiras.

  2. “Isso deve mandar uma mensagem muito clara sobre nossa determinação de defender os Estados bálticos e a Polônia perante uma agressão russa contínua”

    Agressão Russa contínua? No Báltico? Na Polônia? (pausa pra gargalhada) 😀 😀 😀 😀 😀

    E OTANzinha, quando mesmo que vc irá ‘recuperar’ a Crimeia para a Ucrânia? Ou pelo menos, colocar suas ‘forças’ no leste da Ucrânia? Será que vai ser no dia em que Israel bombardear as usinas nucleares Iranianas e mandar o Irã para a idade média? Será? 😀 😀 😀

  3. Isto tudo começou com os EUA e OTAN, fustigando a Rússia , primeiro na Georgia , depois com a **Conversa Fiada** de Mísseis na Polônia para Defesa contra o IRÃ, em seguida derrubando um Governo Legítimo da Ucrânia , então a Rússia partiu para RETOMAR o que sempre foi sua ,a CRIMEIA , bem o contrário do colocado acima ; os EUA estão forçando a EUROPA a uma DESGRAÇA como a da Síria , Líbia ,etc , parece que a Alemanha já percebeu isto !!

    • Os europeus, que viveram de perto o domínio dos russos, discordam dessa sua opinião.

      Governo legítimo que mata dezenas de cidadãos é derrubado em qualquer lugar do mundo, ainda mais sendo corrupto e estando a serviço de outros países. Talvez o atual seja pior, não sei.

      Por mais injusta que seja a posição do Ocidente em relação a Rússia a guerra civil que os russos estão apoiando é sim motivo para desconfianças. Até porque tanques não são armas de defesa.

      São poucas as pessoas que se preocupam em estudar a política e a diplomacia atual no leste Europeu, a maioria usa fontes propaganda apenas. Talvez fosse bom conhecer a opinião das pessoas que vivem lá.

  4. Na verdade, o que querem mesmo é uma guerra, tanto a Russia como a OTAN não colaboram em nada com a estabilidade da região. O grande vespeiro é a Ucrânia, que teve parte de seu território saqueado pela Russia, e que causou o receio e a insegurança dos demais países do Báltico. por outro lado os EUA estão sempre querendo levar sua maquina de guerra pra o quintal Russo, sendo que deveriam se preocupar é com a China. Essa guerra de propaganda, quem se beneficia são os americanos/europeus, devido a insegurança territorial que a Russia promoveu tanto na Georgia como na Ucrânia, e que arrastam seus vizinhos para debaixo das asas da OTAN.
    Acho de uma idiotice sem tamanho essa torcida (FlaxFlu) de alguns sobre esse assunto, mas pesa sobre a Russia o descumprimento dos tratados internacionais, colocando-a em descrédito internacional. Acho que a Ucrânia sendo ou não pertencente a OTAN, dificilmente a Russia teria seu território invadido, como eles mesmo alegam, o seu poderio bélico, somado a extensão territorial e as condições climáticas desse país, não acredito nessa neurose da Russia de receio de uma invasão se concretize, a Russia de hoje é infinitamente mais poderosa que a Russia do começo do século passado.

  5. Qual é pessoal! Ate os russinhos leitores assíduos do Sputnik sabem que a Rússia, em um mano a mano convencional, não tem condições de enfrentar a OTAN. Isso sempre foi coisa do Pudin dando uma de macho man para a plateia interna. No meu tempo de garoto a URSS e o Pacto de Varsóvia, essa sim tinha condições de peitar, mas a Rússia atual?? tem não.Em três semanas de combate Pudim estaria ameaçando com armamento nuclear porque ate na entrada do Kremlin já estariam vendendo Big Mac!!

  6. Certamente irão me taxar de russófilo ou esquerdopata, mas deixando a ideologia de lado, deixando os estereótipos de lado e partindo apenas da análise dos fatos pergunto aos foristas, quais são as atitudes da Rússia que colocam em risco a segurança dos países Bálticos?

    Pergunto isto, pois quem esta aumentando a presença de tropas nas fronteiras é a OTAN, quem possui uma discurso agressivo é a OTAN, quem esta fazendo jogos de guerra nas fronteiras é a OTAN, quem esta instalando armas e sistemas de misseis na fronteira é a OTAN, quem esta buscando se rearmar é a OTAN, quem esta expandido suas fronteiras é a OTAN, quem esta patrocinando golpes e revoluções coloridas mundo afora são os países componentes da OTAN, quem esta armando os chamados rebeldes moderados na Síria e no Iraque é a OTAN.

    Se analisarmos, a Rússia pós URSS, veremos envolveu-se em dois conflitos externos, com a Georgia após investida das tropas georgianas na Ossétia do Sul e na Síria com convite e autorização do governo legítimo sírio. Podemos sr mais contundentes e agregar a esta lista as intervenções na Chechenia e no Daguestão, apesar desta Repúblicas serem componentes da Federação Russa e estarem assoladas por revoltas islâmicas.

    Agora se analisarmos as intervenções militares, econômicas e políticas dos países componentes da OTAN,a lista seria imensa.

    Quem é o agressor? Quem esta desestabilizando a paz mundial?

1 Trackback / Pingback

  1. OTAN anuncia envio de tropas para fronteira da Rússia | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.