Segurança é a causa para aproximação de Israel à Rússia

A estratégia de Washington relativamente ao Irã, a má relação entre Barack Obama e o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu, bem como a influência crescente de Moscou na região do Oriente Médio graças à sua campanha militar contra o Daesh na Síria contribuíram para a aproximação entre Israel e a Rússia.

“Não se pode culpar o governo de Israel por este se virar para o norte, para a Rússia, e pela parceria com o ‘novo xerife da cidade”, escreve o colunista L. Todd Wood do jornal norte-americano Washington Times.

Estas novas relações dinâmicas mais parecem uma escolha estratégica do que um movimento tático devido em grande medida à natureza das relações de Israel com os EUA.

“Os EUA estão prestando muita ajuda militar, mas a relação especial que existia já não existe”, lamentou ele. “Israel não pode mais contar com os EUA nas questões de segurança máxima. Os EUA já não são um protetor completo”.

Netanyahu foi um de oponentes ao Plano Conjunto Abrangente de Ação (JCPOA, em inglês). É interessante que as relações entre a Rússia e Israel permaneceram inalteradas pelo JCPOA, embora Moscou tivesse tido uma participação importante neste processo.

“A Rússia têm uma conexão natural com Israel. Centenas de judeus russos vivem em Israel, que é também um destino popular entre os turistas russos. O tempo de voo é curto, a segurança é boa, as praias e a cultura são fantásticas. Muitos têm dupla cidadania israelense e russa. Os russos servem nas Forças Armadas de Israel”, acrescenta ele.

Israel fez todos os possíveis para melhorar as suas relações com a Rússia desde o momento em que Moscou lançou a campanha militar contra os terroristas na Síria, reporta o jornal iraniano Khorasan. Telavive classifica a aproximação da Rússia com Damasco, Teerã e o grupo Hezbollah como aspetos que beneficiam Israel.

Fonte: Sputnik News

13 Comentários

  1. “Rússia o novo ‘xerife’ da cidade”, “crescente influência russa no Oriente Médio” ? Pausas para gargalhadas! A única coisa que o teto acerta é quando fala da péssima relação entre Obama e Netanyahu,algo que de tão óbvio sequer deveria ser citado.

    No mais o texto é um apanhado de sandices e invencionices bem típicas do padrão “jornalismo-esgoto-laudatório-puxasaco” consagrado pela Sputnik. Aliás, não é à toa que o termo “sputnice” se consagrou como sinônimo de lixo jornalístico. Os russos caminham para um atoleiro na Síria, tendo tido que retirar boa parte de suas forças antes da hora por falta de grana (retração de 3,6% na economia pelo baixo preço do petróleo explicam) e enfrentaram situações absolutamente constrangedoras tal quando foram confrontados pelos turcos, que abateram um Su-24 seu, e o mais recente ataque do Estado Islâmico à Base Aérea de Tiyas, quando foram destruídos diversos Mi-24 e outros vetores.

    “Os EUA já não mais um protetor completo” E alguma vez Israel precisou que efetivos militares norte-americanos os protegessem? Nunca! Israel sempre fez bom uso das armas norte-americanas que recebeu sem precisar que os EUA se envolvessem diretamente nos seus conflitos. Bem diferente da URSS, que veio com soldados e pilotos em socorro de seus aliados árabes e ainda assim os viu sendo derrubados. Foi assim na guerra de atrito, foi assim no episódio do Su-24. E a julgar pelo que estamos vendo na Síria quem vai querer Putin como um “protetor completo”?

    • Esgoto são o que tuas sandices ideologicas produzem.Normais para um alienado fãboy idolatrador da cultura belicista fascista Republicana Americana.Certamente voce idolatraria Obama se ele desse sequencia nos genocídios,saques e pilhagens mundo afora.
      Cara voce é um idolatrador no unilateralismo aquele mesmo produzido nas palavras de Willian Waak : “Um mundo multipolar é inconcebivel e inaceitavel,o mundo deve mesmo permanecer unipolar” né ! E a turba escrava exalta urros de alegria.
      Voce pertence ao passado meu caro,o mesmo passado que muito mal fez e muito mal pensa ainda em fazer contra a humanidade.

      • Sandices ideológicas são as que você espalha no PB. Não é à toa que por vezes o ar fica pestilento por aqui……

        No mais não se trata de idolatrar essa ou aquela política mas sim de fazer uma análise realista dos fatos e não de embarcar nas fantasiosas Sputnices ou então nas bobagens da diplomacia dos atabaques e o seu desejo erótico por um multilateralismo inexistente.

        Por fim, o mundo de fantasia onde você vive é completamente divorciado dos fatos.

      • DE NOVO o maluquete partindo para as agressões gratuitas; tá com a zica; rsrsrrsrsrsssss; mas pode chorar, meu caro maluco; o futuro é TRUMP e o enterro da esquerdopatia hilária é certa e indefensável. 🙂

        GO TRUMP, GO !!!

      • Quando voces adjetivam e desqualificam pessoas e seus comentarios voces não classificam isso como agressões não né ! Como diz o dito popular,nos olhos dos outros é refresco.
        Voces representam o passado do escravo que deseja continuar escravo ou o escravizador que deseja continuar escravisar.
        A simples fraze “justiça social” gera em voces repudio por ela representar igualdade e para voces perda de subjugações.
        So mesmo um debil mental desprovido de raciocineo e sentido de humanidade pode enchergar em Trump algo de proveitoso.
        Aos poucos a humanidade vai se livrando do entorpecimento e qundo voces verem que a coisa vai desandar a soberba dara lugar a covardia do penico e sobrevira o exterminio pois o unico remedio para o micróbio é sua aniquilação.

        ____________________________________________

        Senhores, melhor voltar a discutir a matéria.
        Se insistirem em ataques pessoais, seus comentários serão eliminados de forma sumaria. –
        Plano Brasil

  2. A situação de Israel em relação a Rússia sempre foi de reciprocidade em grande parte da história, pois Israel precisa que a Rússia evite o envio de armamento de alta tecnologia para países com grupos extremistas e governos anti sionistas, a Rússia é o gargalo do poderio destes países árabes, e isso é extremamente vital para Israel.
    A questão norte americana é simples, os EUA querem uma aproximação maior com os países árabes da região, isso requer menos dependência de Israel como país satélite na região para dar mais importância a países como Arábia Saudita, que representam os interesses dos EUA na região de maneira contundente, do contrário, China está as portas para servir de porto seguro para os tais, com isso Israel sabe que fortalecer as boas relações com Moscou evitará que Irã tenha daqui a cinco anos o PAK FA, S-400, Iskander (que poderia ajudar os engenheiros iranianos a melhorar os atuais mísseis) entre outros equipamentos, resumindo, Israel sabe como funciona as coisas naquela região, sabe do peso da Rússia nos países árabes, e busca fortalecer posições diante disso.

  3. Quem sabe agora alguns cabeçudos comecem a entenderem que nem tudo na vida se resuma a contratos e compensações financeiras.
    Israel não depende somente de doações do mundo ou mesmo poder nuclear.Israel necessita encontrar garantias.
    O povo Judeu quer paz e não mais guerras mesmo favoraveis a eles em numeros de estragos mas sempre imprevisiveis em consequencias.

    • O problema é convencer todas as republiquetas islâmicas radicais que cercam ISRAEL entenderem isso, né, meu caro? 🙂

      • Não cansa da sua retorica não é mesmo mas esquece-se de milenios de genocideos e subjugações.A agua tanto bate ate que fura e se fazer de vitima do mal que gerou é a unica ferramenta que resta ao manipulador.
        Venham estão destruindo a terra santa rsrs toda aquela região é terra santa e ali tambem esta a origem de tudo não so do sobrenatural fantasioso mas tambem da civilização humana.
        Abraão não era Judeu.O povo de Israel e Israel nem existia quando o BANIRAM da Caldéia e iniciou-se todo o ciclo de guerras,genocidios e entrigas entre póvos.

  4. A entrada da Rússia foi e é fundamental para um desfecho final da existência do ISIS , depois Vladmir Putin e um Estadista e Obama , Coitado …!!!

    • Essa é a diferença de um estadista para um politico meu caro.Quem dera se no Brasil tivessemos um estadista enves de um politico mas sem atrelismos ideologicos.

  5. Pois é Bibiltre… agora é sentar no colinho do titio Putin, já que vc não convenceu o mundo com a sua magnífica obra prima (a da bombinha com o tracinho vermelho…rsrsrs).

    😀

1 Trackback / Pingback

  1. Segurança é a causa para aproximação de Israel à Rússia | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.