Atentado em Orlando é prova de fogo para EUA

A meta de ataques terroristas, em geral, é destruir as sociedades livres. O autor do massacre em Orlando tem chances de conseguir isso, em meio à campanha eleitoral para a Casa Branca, opina a correspondente Ines Pohl da DW em Washington.

Com seus atentados, os terroristas sempre perseguem pelo menos dois objetivos: eles querem matar suas vítimas e querem destruir nossa sociedade aberta. Por esse motivo, o ataque à boate em Orlando com 50 mortos, no mínimo, não é uma tragédia apenas terrível, mas também extremamente perigosa.

O atentado atinge os Estados Unidos em meio à campanha eleitoral para a presidência. Um país apenas no início de uma batalha na qual está em jogo muito mais do que quem será o próximo presidente na Casa Branca. Trata-se de uma decisão fundamental sobre o rumo que o país vai tomar: se terá continuidade o curso progressista que o presidente Barack Obama tem adotado nos últimos anos, ou se suas conquistas serão anuladas.

Nos Estados Unidos o poder do presidente é limitado. Obama sentiu isso muitas vezes de forma dolorosa, quer em seus planos para a reforma do sistema de saúde, quer no projeto de fechar a prisão de Guantánamo. Num sistema bipartidário, cada vez mais direcionado para o confronto, em vez do acordo, um chefe de Estado sempre precisa do apoio da Suprema Corte.

E justamente esse mais alto tribunal é um dos principais motivos por que a atual campanha eleitoral é tão importante e tem tamanha carga. A influência dos juízes no destino do país é imensa. No fim das contas, cabe a eles decidir se gays e lésbicas podem se casar ou que banheiros podem ser usados por transexuais.

Uma vez que esses juízes são nomeados de forma vitalícia, seus mandatos se estendem muito além de uma presidência. Atualmente uma dessas vagas está livre e, tendo em vista a idade avançada de outros magistrados, é bem possível que o próximo presidente venha a nomear ao menos dois juízes da Suprema Corte.

O terrível atentado em Orlando acontece no início da fase crucial da campanha eleitoral. Já logo após a tragédia, apoiadores de Donald Trump mostraram como querem instrumentalizar esse ato terrorista: através do Twitter, eles parabenizaram o provável candidato republicano por seu curso anti-islâmico – em alusão à presumível religião do agressor. Também a solidariedade e simpatia de Hillary Clinton perante os muçulmanos vão ser usadas contra ela.

Os apoiadores do bilionário vão jogar com os medos da população para favorecer seu candidato. Pois, especialmente neste ano, muitos americanos parecem estar bastante propensos a esse tipo de populismo. Eles estão mais do que dispostos a se deixar seduzir por promessas de salvação vazias, sem refletir como seria uma sociedade que se define sobretudo pelo isolamento e a vigilância.

Quando Trump fala que quer ajudar os EUA a recuperar seu antigo brilho, ele tem basicamente em mente um país em cujo comando está um homem forte e sem origem estrangeira. Essa é a base de seus planos: proibição de entrada para muçulmanos, suspeitas contra juízes de origem mexicana e comentários sexistas contra mulheres.

O talentoso demagogo saberá tirar o melhor proveito do terrível massacre da Flórida. Atentados terroristas põem qualquer sociedade aberta diante de um grande desafio. Eles trazem à tona a complexa questão de até onde valorizamos nossa liberdade. E de quantos riscos estamos dispostos a assumir por nossas sociedades abertas.

Tendo em conta os sentimentos de ódio e vingança que o terrorismo provoca, é difícil, tanto para políticos quanto para a população, reagir com calma e serenidade. O presidente François Hollande conseguiu isso após os atentados em Paris: ele conduziu bem o seu povo.

Mas nos EUA trava-se campanha eleitoral como o mundo nunca viu. Será que os Estados Unidos do ano 2016 conseguirão evitar a armadilha dos terroristas que os levaria a se refugiar justamente na falta de liberdade imaginada pelos fundamentalistas? Ou vão conseguir defender o sonho americano, praticamente construído sobre uma sociedade de imigração aberta? As chances de uma vitória da fúria cega são grandes.

Imagem: Plano Brasil

Fonte: DW

 

8 Comentários

  1. É por essas e por outra que sou radical com a liberação do porte de armas .. em terra de aloprado onde se compra arma de fogo em supermercado é a mesma coisa que dá a um doido um fósforo em um paiol de pólvoras … só trouxa para achar que a liberação de arma de fogo para a população resolve a violência urbana … principalmente aqui no Brasil onde tem uma justiça corrupta.

    • A “justiça” corrupta aqui no Brasil está desmontando via uma inédita operação (lavajato) o maior esquema de corrupção já visto no mundo ocidental (Petrolão). Mais do que isso, terminou por revelar um projeto sinistro destinado a financiar a perpetuação no poder de um partido de esquerda populista. Chato né?

    • Lucena espero mais dem voce. O individuo, ou individuos que cometeram esse crime trabalhava ou trabalham para uma Empresa de Servicos de Seguranca, que foi a mesma empresa que estava encarregada dos Servicos de Segurancas de 3 predios afetados pelo ataque terrorista de 11 de setembro 2001. A midia esta divulgando desinformacao. Existe testemunhjas que ouve metralhadora. e outras armas automaticas. Nao esta claro como esse individuio que ja era suspeito de ter simpatias com o Estado Islamico, conseguiu esse emprego e comprar metralhadora, para o qual o cheque e rigoroso. Estao dizendo que gente estavam bloqueando na porta de dentro para nao deixar pessoas escaparem. Nesse mesmo clube nos ultimos 6 meses a policia fez dois exercicios simulando esse tipo de ato terrorista.. este ato terrorista parece ter sido cometido [por gente ligado com os servicos de inteligencias do properio governo gringo. )Outra operacao bandfeira falsa. Motivo? Mandar mais tropas para o Afeganistao? Mandar tropas para Siria? Libia? Iemem?

    • Tua analise esta completamente Distorcida , por acaso tu pensas que um Terrorista , compra Armas em Lojas e depois ou antes pede Porte !Lá qualquer um compra Armas Militares , como fuzis , metralhadoras , submetralhadoras , pistolas de diversas origens , silenciadores , etc , agora aqui nos apenas queremos a posse de Armas para Defesa Pessoal , como Revolveres até 38 , Pistolas como 765 , etc , eu também penso que o PORTE destas Armas em Locais Públicos devem ser só para Pessoas com certas Necessidades para seu Trabalho , e a Liberação de Armas mais Pesadas para Fazendeiros e quem mora em Locais Ermos do Interior do País , Para analise os EUA têm 300 milhões de habitantes . contra 210 nossos , com toda a Liberdade deles , os Assassinatos lá , são ìnfimos perto dos nossos , onde só Bandidos podem e praticamente tem a Complacência do Estado brasileiro para Possuí-las e Usá-las , e LEMBRE-SE , nós Ganhamos o REFERENDUM !!

  2. Como eu já ouvi alguem falar: Se Voccê não resolver a invasão de sua propriedade com tres tiros de espingarda para cima pode ter certeza que não será com um fuzil. Pelo simples fato de que quem está vido está bem quente e é caso para uma policia muito bem equipada.Empunhar arma até macaco empunha, quero ver ter coragem para atirar para matar.
    A unica justificativa que me vem a cabeça para uma pessoa guardar em casa um fuzil (comprado em supermercado) com 10 mil cartuchos de munição é ele achar que vai ocorrer um apocalipse zumbi.
    Num Pais que possui uma policia efetiva como nos EUA não se justifica o acesso inrestrito a armas, e não venha me dizer que isso contribui para a baixa criminalidade pois é só ver o Canada que é ali do lado e comparar os indices.

    • ……………Obama “mantém” uma campanha interna contra o uso de armas mas em contrapartida faz guerra junto com outras ditas “potencias”contra a Síria e Iraque e Libia por procuração pagando corjas e mais corjas de desocupados e mercenários com o dinheiro do contribuinte …….num país onde se vende livremente arma de fogo a prêço de banana em fim de feira, o resultado.são massacres desse tipo.que aliás,lembremos lá,já houveram muitos….e lamentavelmente,o Brasil vai no mesmo caminho………..deplorável………

  3. “QUEM NÃO GOSTA DE ARMA, BOM SUJEITO NÃO É; OU É RUIM DA CABEÇA, OU DOENTE DO PÉ.” É aquela história; novamente o TRUMP tava certo; se o pessoal da boate estivessem armados, com toda a certeza, clara e cristalina, que o número de baixas entre as vítimas teria sido ENORMEMENTE menor; mas a “grobo” fala que não, então não é, ok? os tentáculos da esquerdopatia tenta a todo custo abrir uma brecha na CONSTITUIÇÃO PATRIOTA AMERICA para tentar transforma-la nos lixos que são as constituições latinas et caterva mundo afora; o patriota americano será o último bastião contra o imperialismo internacionalista dito “democrata”; FORA HILÁRIA; GO TRUMP, GO !!!

  4. A HIPOCRISIA OCIDENTAL :
    Quando os EUA fomentam Guerras , Secessões e apoiam Grupos para derrubarem Governos , Bombardeiam , usam de Bloqueio econômicos , etc , e com isto milhares de pessoas são Mortas , Expulsas de suas cidades , Países , crianças perdem seus país , povos são obrigados a procurarem refugio etc , não se vê ou se Lê na Imprensa , em Colunas , em Comentários nenhuma Crítica , agora a três dias , estamos ouvindo e vendo na Mídia a Condenação do caso de Orlando, cada um dando sua opinião , algumas oportunistas , querendo uma Legislação específica para Homossexuais , etc , mas as Desgraças que os EUA e seus Capangas fazem pelo mundo a Fora , apenas notícias superficiais , ou aquela conversa , **Para Defender a DEMOCRACIA **!!

1 Trackback / Pingback

  1. Atentado em Orlando é prova de fogo para EUA | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.