VEÍCULOS SCANIA : Soluções integradas para o mercado militar Brasileiro.

Scania P 360 6x6/Foto: Wagner Menezes 2014
Scania P 360 6x6 general cargo Rio de Janeiro, Brazil Photo: Wagner Menezes 2014
Scania P 360 6×6 / Foto Wagner Menezes

O segmento de defesa e segurança é uma das apostas das ações de diversificação de negócios da Scania do Brasil, que tem o Exército Brasileiro como um dos principais clientes a serem conquistados eo  carro chefe dessa estratégia é o caminhão P 360 6×6. Com esse veiculo a Scania visa participar das próximas concorrências das Forças Armadas Brasileiras e dos órgãos de segurança publica e de defesa civil. Caso os objetivos sejam cumpridos, será o retorno da Scania como fornecedora das Forças Armadas após cerca de 20 anos ausente desse segmento. São dessa época os últimos veículos da marca adquiridos pelo Exército Brasileiro, que fazem parte da frota de viaturas até hoje.

Scania P 360 6x6 /Foto Wagner Menezes
Scania P 360 6×6 /Foto Wagner Menezes

O P 360 6×6 tem como principais destaques as cuícas de freio instaladas acima dos eixos, barra de direção atrás do eixo frontal e sem adaptações, o que garante maior vão livre de solo sem perda de ergonomia. Entre os atributos que garantem a resistência do veículo a ambientes hostis e severos estão a tomada de ar alta, indicada para ambientes com muita poeira, ângulo de ataque de 30º e transposição de rampa de 60%, o que equivale a um ângulo de 31º. Resultado de décadas de pesquisa e desenvolvimento nas condições mais rigorosas, os Caminhões Off Road da Scania foram projetados para oferecer a máxima disponibilidade mecânica, com ganhos importantes em termos de economia operacional e capacidade de carga. O modelo é capaz de ultrapassar com facilidade trechos enlameados, seguindo adiante sem atolar e superar terrenos irregulares ou de qualquer natureza sem derrapar.

Scania P 360 6x6 general cargo Rio de Janeiro, Brazil Photo: Wagner Menezes 2014
Scania P 360 6×6 /Foto: Wagner Menezes 2014

Uma das principais aplicações do P 360 6×6 é o transporte de tropas, com capacidade para até 20 soldados na carroceria, mas o veículo também pode ser utilizado para transporte de equipamentos e de cargas em geral como canhões ou até componentes superpesados como porta-contêineres de até 20 pés, e pontes de engenharia  A versatilidade é proporcionada pelo sistema modular de produção, que garante a entrega de uma ampla gama de modelos.

scania[10]
caminhão multitarefa militar G440 CB 8×8 HHZ, equipado com motor 13 litros, 440 hp e 2300 Nm. O veículo conta com tração nos quatro eixos, sendo os dois dianteiros direcionais e atende atualmente as das Forças Armadas do país nórdico.

Além dos componentes conhecidos do mercado e da fácil manutenção em qualquer lugar, até pela fácil reposição de peças, requisitos para compor a frota dos veículos das Forças Armadas Brasileiras, Nesse sistema, a manutenção e os reparos são simplificados e exigem menos ferramentas especiais e peças de retoque. Como parte do pacote de serviços, a montadora fornece treinamento e manuais, além de catálogos abrangentes para itens de reposição. A Scania oferece o desempenho, a produtividade e a economia operacionais necessárias para satisfazer de forma rentável as exigentes tarefas de transporte do dia a dia.

lavrita3
Caminhão P420 CB 4X4HHZ na configuração para combater incêndios em aeroportos. A cor amarela, a tração integral, o motor de 12 litros de 425 cv e outros detalhes são exigências internacionais para veículos com esta função. . Atualmente utilizado pela Força Aérea Brasileiras e pela Infraero em aeroportos, o veículos possui tanques com capacidade de até 10 mil litros de água e mil litros de espuma.

Seu poderoso motor Scania DC13 114 de  360 cv a 1 900 RPM e torque de 1850 NM entre 1 100 a 1 350 RPM. Sua caixa de mudanças manual possui 8 marchas e uma ré. A automatizada Opticruise é opcional. O caminhão possui CMT (Capacidade Máxima de Tração) de 100 toneladas. Ele conta com redutor nos cubos, relação de redução do diferencial de 3,93:1 e suspensão do eixo dianteiro com capacidade para 9 toneladas e no traseiro de 21 t com opção para 32 t de PBT.

O P 360 6×6 tem pino de reboque para 35 t, o que permite rebocar outro veículo de igual capacidade sem a necessidade de descarregamento. Sua estrutura chega a 17,5 mm, com chassi de 9,5 mm reforçado e outro auxiliar interno de 8 mm. O chassi mais resistente aliado a um elevado limite de elasticidade permite realizar inclinações em  rampa lateral sem perder a aderência com o solo, mesmo totalmente carregado.

Os veículos se destacam na segurança, no conforto e na dirigibilidade. As cabines foram projetadas sob aspectos ergonômicos, tornando o ambiente de trabalho do motorista um lugar confortável para se passar boa parte do dia. Alem disso as mesmas  são projetadas para aceitar vários níveis de reforço e suportar explosão de minas antipessoais e fogo de pequenas armas voltadas a perfurar blindagens. s veículos também contam com proteção contra minas antitanque, montada no chassis, garantindo que os ocupantes abandonem o veículo incólumes após a detonação de um artefato.

O Scania R730 possui motor V8 de 730 cavalos, por isso desempenha com muita soberania o transporte pesado em missões de paz.
O Scania R730 possui motor V8 de 730 cavalos, por isso desempenha com muita soberania o transporte pesado em missões de paz.

Isso se deve à tecnologia de placas blindadas nos compartimentos das rodas, que defletem a onda de choque para os lados a fim de desviar a força plena sobre o compartimento. Além disso, dispositivos run-flat, redirecionam a onda de choque da explosão de uma mina para fora. A Scania avalia outras possíveis demandas do Exército, tais como veículos com três ou quatro eixos para transporte de contêineres, pontes móveis e blindados. O objetivo é conseguir com as Forças Armadas o mesmo reconhecimento conquistado em outras corporações brasileiras.

r730_military_167351
O caminhão foi projetado com tração 8×8, cabine alta, com capacidade para 8 pessoas incluindo dois motoristas, com espaço conveniente e confortável, além de obter blindagem incorporada no design.

Em 2014, a Scania foi a única empresa apta a fornecer no Brasil caminhões ao Corpo de Bombeiros. A corporação exigia, entre outras características, cabine dupla original de fábrica, um item fundamental para a operação dos veículos e para a segurança dos tripulantes. Ao todo, 60 unidades foram importadas e entregues às cidades de Brasília e São Paulo. Os caminhões têm tração integral 4×4 para o combate a incêndios florestais e tração 4×2 para o combate a incêndios na cidade e resgates em geral. Algumas unidades ainda são equipadas com escada giratória, e todos os veículos contam com motor Euro 5 e caixas de câmbio automáticas.

[embedplusvideo height=”517″ width=”650″ editlink=”http://bit.ly/1telhZw” standard=”http://www.youtube.com/v/BYhJFS2dT9U?fs=1&vq=hd720″ vars=”ytid=BYhJFS2dT9U&width=650&height=517&start=&stop=&rs=w&hd=1&autoplay=0&react=1&chapters=&notes=” id=”ep1589″ /]

[embedplusvideo height=”517″ width=”650″ editlink=”http://bit.ly/1tekV5a” standard=”http://www.youtube.com/v/plG_s-9hxJ4?fs=1&vq=hd720″ vars=”ytid=plG_s-9hxJ4&width=650&height=517&start=&stop=&rs=w&hd=1&autoplay=0&react=1&chapters=&notes=” id=”ep1528″ /]

download

Agradecimentos: Scania Group.

1 Trackback / Pingback

  1. VEÍCULOS SCANIA : Soluções integradas para o mercado militar Brasileiro. | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.