Netanyahu se aproxima de Putin

Vladimir Putin (esq.) e Benjamin Netanyahu já se encontraram quatro vezes num só ano.

Frustrado com as críticas americanas e europeias sobre a situação dos palestinos e com o acordo com o Irã, premiê israelense se volta para países como Rússia, Índia e China, a fim de fortalecer a posição de seu país.

A visita do primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, a uma comunidade judaica em Moscou, nesta quarta-feira (08/06), foi um de seus últimos compromissos no giro de dois dias e meio pela Rússia. O roteiro incluiu um encontro com o chefe de Estado russo, Vladimir Putin, pela quarta vez em um ano. No mesmo período, o premiê de Israel se reuniu apenas uma vez com o presidente americano, Barack Obama.

A aproximação de Netanyahu ao chefe do Kremlin acontece num momento em que as relações entre a Rússia e o Ocidente se encontram no pior nível desde o colapso da União Soviética, em 1991.

Apesar de Israel ser o maior receptor de ajuda externa dos EUA – mais de 3 bilhões de dólares anuais, destinados em grande parte a fins militares –, Netanyahu parece ter poucos escrúpulos em se aproximar de um país que enfrenta agora sanções dos EUA e da União Europeia devido á anexação da península da Crimeia em 2014 e a seu envolvimento no movimento separatista no leste da Ucrânia.

Supostamente o encontro entre Netanyahu e Putin se destinaria a marcar os 25 anos de reatamento de relações diplomáticas entre os dois países. Elas haviam sido cortadas durante a Guerra Fria, depois que Moscou ficou do lado dos países árabes durante a Guerra dos Seis Dias, em 1967.

Os dois estadistas também estão discutindo várias questões militares e de segurança, explorando oportunidades comerciais e possibilidades de reforçar os laços culturais. Mas nem todos os líderes internacionais se encontrariam quatro vezes num só ano para definir tais detalhes.

Acordo nuclear da discórdia

Contrastando com a crescente aproximação a Putin, está a tensa – se não áspera – relação de Netanyahu com Obama. O premiê é um crítico severo do acordo nuclear entre Washington e Teerã, o qual rotula como uma ameaça à segurança de Israel.

O acordo exige do Irã que desista de qualquer ambição de construir armas nucleares. Em troca, tem permissão para continuar seu programa nuclear para fins civis, e foi liberado das paralisantes sanções comerciais.

O pacto está condicionado ao que a administração Obama descreve como o sistema mais abrangente de inspeção e monitoramento jamais aplicado, além da ameaça do retorno rápido das sanções, se o Irã violar os termos do acordo. Mas as garantias de Barack Obama e de alguns peritos nucleares tiveram pouco efeito sobre os ânimos de Netanyahu.

David Makovsky, especialista do think tank Washington Institute for Near East Policy, acredita que Netanyahu e Putin possam ter problemas legítimos de segurança para discutir, mas ressalva: “Eles têm claramente um bom relacionamento. Melhor com Putin do que com Obama.”

Yossi Mekelberg, perito em Oriente Médio na Chatham House, ONG especializada em política internacional com sede em Londres, concorda que a relação com Obama está levando Netanyahu a buscar novos laços políticos. “Quanto maior a tensão com os EUA e Europa, mais ele vai procurar oportunidades de negócios com a Rússia, Índia e China.”

Miséria palestina

Além do acordo nuclear com o Irã, Netanyahu acirrou as disputas com os EUA e a União Europeia por sua forma de lidar com a questão palestina.

A crescente campanha contra Israel conhecida como Boicote, Desinvestimento e Sanções (BDS), vem se alastrando principalmente na Europa – que continua a ser o principal mercado das exportações israelenses. Em 2015, a divulgação de novas diretrizes da UE, pedindo a etiquetagem de produtos cultivados ou fabricados na Cisjordânia ocupada, provocou a ira de Netanyahu.

Desde então, o primeiro-ministro tem procurado ampliar as relações de seu país com outras potências econômicas, como a Rússia, Índia e China. “Fazer negócios com a China não depende de cumprir nenhum padrão de direitos humanos”, lembra Mekelberg.

Se a irritação diante das exigências dos EUA e da UE quanto aos direitos humanos é o que está colocando Netanyahu nos braços do presidente russo, é certo que o Kremlin também está tentando tirar vantagens dessa amizade incipiente.

Riscos para Netanyahu

Um dos principais objetivos de Putin tem sido fortalecer novamente o papel da Rússia no mundo da geopolítica – de preferência como uma superpotência absoluta. Ele elevou os preços do petróleo para desenvolver a economia russa e castigou seus adversários políticos até que os preços despencaram, dois anos atrás.

Desde então, tem procurado ampliar os interesses russos na Crimeia, leste da Ucrânia e Síria. Seu apoio militar ao regime de Bashar al-Assad parece tê-lo tornado indispensável em determinar o futuro da Síria – não importa qual ele seja.

De acordo com o especialista Makovsky, laços estreitados com Israel fazem do Kremlin um potencial protagonista estratégico no Oriente Médio. “Pois os russos aprenderam da forma mais dura, nos anos 1970 e 1980, quando estavam armando o Egito e a Síria, que o fato de não terem nenhuma relação com Israel os colocou de fora da diplomacia [do Oriente Médio]. Para a Rússia, é muito valioso tentar fazer o maior número possível de amigos na região.”

Tanto Putin quanto Netanyahu esperam lucrar com esse novo relacionamento. A diferença é que, enquanto o chefe do Kremlin não tem praticamente nada a perder, não se pode dizer o mesmo de sua contraparte israelense. Para Mekelberg, Netanyahu está brincando com fogo.

“O risco para Netanyahu é comprometer as relações com os Estados Unidos. Ele está arriscando passar dos limites”, avalia o especialista da Chatham House. “Afinal de contas, os EUA apoiam Israel militar, econômica e politicamente de uma forma como a Rússia nunca vai fazer.”

Fonte: DW

31 Comentários

  1. O Anão Jacó usa na prática aquilo que o ditado popular diz ... ” não pode com ele se junte a ele” … não ficarei surpreso se no futuro, os turcos venham criticar essa aproximação .. lembrando que os russos com relação a sua política externa naquela região, a Síria e o Irã são duas peças fundamentais.
    .
    Cabe o tio satã dar a próxima jogada no tabuleiro de xadrez onde os russos são mestre na arte de jogar onde até aqui, os americanos vem perdendo terreno.
    .
    Alás os americanos em matéria de jogar xadrez são uns zero à esquerda ma´s são bons em criar grupos de criminosos como o ISIS,Al-Quaeda ou então dar golpes de estado na America Latina .. ai os cara são bons . 😉

    • “russos mestre no jogo de Xadrez” Perderam a metade dos países satélites, perderam a Ucrânia, Líbia e mesmo com todo o aparato não estão nem perto de reconquistar a Síria. Realmente esses Russos estão com tudo!

    • Acho que você também entedeu errado, leia com atenção:

      “” “Pois os russos aprenderam da forma mais dura, nos anos 1970 e 1980, quando estavam armando o Egito e a Síria, que o fato de não terem nenhuma relação com Israel os colocou de fora da diplomacia [do Oriente Médio]. Para a Rússia, é muito valioso tentar fazer o maior número possível de amigos na região.”””

      Israel não está se juntando coma Rússia porque não pode com ela, está procurando parceiros em acordos que beneficiam os dois lados.

      Já nos basta as atrocidades de vocês dizerem que a Rússia ia atacar ou até invadir Israel por causa da Síria.

      Se observar direito foi o Tio Satã quem pos fim aos embargos ao Irã, para beneficiar os interesses dos EUA, que junto com a Rússia vai ganhar muito dinheiro. Não foi uma jogada de xadrez russa.

    • Sr. Vin … e na America latina? .. os americanos não perderam seus satélites também .. ? … como eu disse antes .. é ai onde os americanos são bons .. em dar golpes de estado e colocar grupelhos de fantoches para governar .. pode ser que lá para as bandas da Russia a tribo dos —– não existe ..rsrsr .. só nos trópicos .. Hahahahah …

      • Então você continua mal informado, porque na Rússia quem domina a economia são as elites capitalistas muito amigas do presidente.

        Tá cheio jornais russos na internet, não tem motivo para tanta desinformação.

      • É mesmo? Então vamos lá……

        Na Argentina o candidato apoiado pela beiçola do prata perdeu para Macri, que é direita e hoje pena para reconstruir a terra arrasada pelo populismo esquerdopata e corrupto em que se tornou o país;

        Aqui no Brasil a ——– foi afastada ante à combinação explosiva Mar de lama/ incompetência administrativa/ inépcia política. Para se salvar ela agora apela para um plebiscito e antecipação das eleições. Quero ver obter o voto de 3/5 da câmara e do Senado para essa sandice…Ah! E embora lidere em pesquisas de opinião para o primeiro turno no segundo turno o ——-, também conhecido como ——, perde em todos os cenários….

        Na Venezuela ——–, “louco como uma cabra” segundo Mujica Sincero, apela cada vez mais para a repressão pura e simples.

        Por fim no Peru a esquerda sequer foi para o segundo turno.

        Como se vê a Rússia inevitavelmente vai perder (muito) espaço nessa esquina do mundo…..

      • La vem voce e seu ——- apodrecer a materia com ——- ideologica.
        O que Amerecia Latina ou qualquer outra coisa que seja tem haver com a materia ?
        E de mais a nais teu mito Portenho em tão pouco tempo colocou o povo Argentino em situação de extrema miseria tanto que ja querem a cabeça dele.
        Se praticam censura contra pensamentos diferenciados e passam a maão nas cabeças de cadelices ideologicas nada engrandece este espaço que ja perdeu o que o diferenciava dos demais,deixando-o uma confraria de mesmices como são a maioria dos outros.

      • Acho que a censura é contra linguagem ofensiva e afirmações completamente sem fundamento que contrariam a realidade mais básica.

      • Engana-se.Cansei de ter muitos comentarios descartados sem linguagem ofensiva ou palavras improprias.Isso aqui ja foi um espaço onde diferenças eram respeitadas e assim chegou a ser um dos mais acessados do mundo.
        Ninguem curte ou perde tempo com confrarias,as pessoas querem variedade de pensamentos inseridos nas materias para fazerem comparativos e absorverem algo.
        So quem curte mesmices e confrarias são os grupos seletos que para sobreviverem na net passam a venderem souvinirs ou presentea-los como brindes por assiduidade.

      • Uma coisa é diferenças de opinião, isso é bem vindo.

        Outra, bem diferente, são comentários completamente fantasiosos e sem fundamento nenhum que levam as pessoas a discussões inúteis e perda tempo.

        Quando você é confrontado com argumentos óbvios como— ” A Rússia não tem condições de invadir Israel”— ao invés de ter humildade e ficar quieto se ofende e começa a xingar os outros.

        Existem verdades alternativas que devem ser respeitadas, o que é bem diferente de fantasias e invenções que não fazem sentido. Entendeu?

        Por exemplo:

        1-Onde você leu que a China prometeu dar tudo que a Rússia quer em troca de armas?

        2-Você disse que não haveria problema econômicos na Rússia porque a China iria dar tudo o que eles pedissem.

        3-Onde você leu que os chineses ofereceram suas tropas para lutar junto ou pelos russos russos?

        4-J-20 sinobrasileiro?

        5-A FAB queria Su-35 e os americanos não deixaram?

        6-Por que só você tem acesso a essas informações sem sentido que ninguém mais sabe?
        Nenhuma outra pessoa, muito mais informada que você diz essas coisas.

        7-Rússia e China países comunistas aliados?

        Falar bobagem de graça não é dar opinião. Isso é um blog de defesa e não um barzinho de rua para falar besteira sem evidência ou fato

        Variedade de pensamento não é divulgar mentiras e trolagem!!!

        Você é ofendido porque ofende e não respeita ninguém que tenha opinião diferente da sua, mesmo que seja uma verdade óbvia.

        Pode perceber que seu primeiro cometário neste post foi uma ofensa.

      • Voce apenas acusa sem apresentar provas.Para de contar estorinhas tem de ser desprovido de raciocineo para afirmr que uma super potencia aeroespacial e atomica não tem capacidade de atacar Israel e ainda vem justificar esse descabimento alegando que a Russia não tem condições porque nevessitaria de logistica kkkkkkkk Olhe a forma como voce pula encima de todos meus comentarios e a forma como se dirige a minha pessoa.O mesmo comportamento invejoso voce ja praticou muto com outras pessoas aqui.Ja tirou tua selfie hoje e ja foi conferir quantos likes ela te rendeu ! Sai de cima de mim cara não curto guris e nem a bandeira do arco-iris.Se engrace com outro.

  2. A Rússia e Israel sabem da importância de uma relação pacífica e recíproca, primeiramente porque Israel é o limitador das ações norte americanas no OM, devido seu poder político no congresso norte americano, além do estratégico, e Rússia é a força motriz de países como Síria e Irã, e este ultimo tem sido a principal preocupação de Israel, pois dentro de 5 anos o Irã passa a poder comprar armamentos, e com certeza a Rússia oferecerá o que tem de melhor, uma aproximação de Israel pode evitar a venda do PAK FA, do S-400, e demais sistemas que poderiam tornar o Irã uma superpotência local, e Israel simplesmente pode criar uma limitação as ações no OM por sua representatividade, de maneira que Moscou possa consolidar sua vontade na Síria, e existe algo mais…Turquia.

  3. “” Netanyahu parece ter poucos escrúpulos em se aproximar de um país que enfrenta agora sanções dos EUA e da União Europeia devido á anexação da península da Crimeia em 2014 e a seu envolvimento no movimento separatista no leste da Ucrânia “” não foi o povo da Criméia que escolhei por referendo anexar~se a Russia ! A situação na Ucrania é muito mais complexa que o olhar tendencioso Ocidental.A Russia nasceu na Ucrania.
    Porque do espanto da aproximação se foi a Russia quem mais lutou por Judeus na segunda guerra e tem uma grande parcela de Judeus inserida na formação de seu povo !
    Lembram da captação de audio de uma conversa entre Obama e Sargozy quando os dois confabulavam não aguentarem mais as loucuras de Netaqnyahu !
    E de mais a mais o que Israel mais precisa não são apenas doações e sim tecnologias militares de ponta que os EUA nunca lhes permitiram.
    Essa aproximação tem tambem carater diplomatico por ser a Russia envolvida com Regionais adversos e vir a ser um canal de dialogo e influencia nos problemas locais.

    • ………….nada a ver…a russa Gazprom poderá obter licença para explorar a maior jazida de gás descoberta em Israel nos últimos 10 anos somada à jazida de Tamar
      no Mar Mediterrâneo numa área de 38.000 km quadrados com potencial de 19 trilhões de pés cúbicos de gás….muitas empresas e países inclusos Estados Unidos e Turquia se engajaram politicamente para a exploração dessa jazida ….Erdogan reuniu-se diversas vezes com Nethanyahu o qual já estava indefinido frente às pressões dos chefes militares israelenses (por diversas razões) favoráveis á negociações com a Gazprom (consequentemente com a Rússia e por extensão ao Putin) ….frente a este sinal Putin (que tbm reuniu-se diversas vezes com Nethanyahu) convidou o presidente israelense Rivlin à Moscou para a comemoração dos 25 anos de estabelecimento de relações diplomáticas entre Israel e Rússia……será o dia da batida do martelo….cabe lembrar que em Israel vivem mais de um milhão de judeus de origem russa…. realpolitik….

      • Nem tudo na vida se resume a ganancia por dinheiro e por afirmar isso evidencia falta de conhecimento em estrategia militar,pois se tivesse entenderia o que eu quis dizer.

      • Conhecimento em estratégia?

        Você mesmo disse que os dois entrariam em guerra há poucos meses e que a Rússia ai impedir os bombardeios de Israel na Síria.

        E agora?

      • Pow cara na boa tenho mais o que fazer do que ficar replicando suas mesmices.Quem disse não fui eu e sim o governo Russo se Israel atacasse a Siria alias a Russia advrtiu aos EUA.
        Cara apresente-me argumentos ao enves de mesmices e recalques.
        Argumentos nesses assuntos voce não tem nenhum.
        Voce é outro que da pena de sovar e no final se afasta por um tempo troca de nick e volta alegresinho para a proxima sessão tortura.
        As pessoas querem ver aqui argumentos inseridos nas materias,ideias diferenciadas ou seja variedades coisas que voce não possui e não recalques e mesmices vazias.

      • O governo russo não disse isso, porque nem tem condições de invadir israel e sabe muio bem.

        Fantasia não é argumento, mude suas fontes..

      • Eu continuo aguardando o que voce afirmou a meu respeito que tudo que eu afirmo aqui acontece o inverso.Estou esperando tua resposta para te sovar bem sovadinho dentro do contesto que voce escrever…KD !

      • 1-Tipo a China não salvou a Rússia.

        2- A China não invadiu a Síria

        3- O J-20 não teve participação da embraer

        4- A economia russa não cresceu 7% em 2015

        5- Marina silva não é —— e não matou ninguém.

        6 -Argentina não comprou caças chineses para recuperar as malvinas

        7-O Rafale conseguiu uma ou duas vendas e não foi dado de graça.

        8- O gripen não é superior ao F-35 e ao Eurofighter.

        Quer mais? tenho mais umas dez aqui.

      • Tipo ! não,mostre-me não so para mim mas para todos que aqui mfrequentam links de meus posts aos quais voce vem caluniar. Tipo, esta é a justificativa de embasamento teu.

      • Cada vez mais voce mesmo evidencia a tua capacidade.A Russia não tem condições de invadir Israel rsrsrs voce é digno de pena pede para ser sovado e voce mesmo se expõe ao ridiculo menino selfie sedento por likes que gosta de pular encima dos comentarios de pessoas as quais voce não passa de um invejoso.
        Voce ja gerou muitas discordias aqui no PB e no final sempre se fez de coitadinho.Tudo o que voce escreve e a forma que se comporta mostra a todo mundo tua verdadeira cara de pessoa invejosa.

      • Não, a Rússia não tem condições de invadir Israel!
        Pesquisa direito.

        Viu como continua dizendo besteira e xingando.
        Você não sabe de nada.

        Várias pessoas dão dislikes nos seus cometários fantasiosos porque eles são ruins

        “””Não, a Rússia não tem condições de invadir Israel!”””

        Você acha que dá para ir de tanque até Israel, né?

        Precisa de dinheiro, mais tropas, aviões tanque e capacidade projeção de força que a Rússia não tem.

      • Se você não quer resposta então comenta, busca fundamentos e para xingar todo mundo que pensa diferente.

        Só estar discutindo invasão de Israel já mostra o que dá a liberdade de opinião sem sentido.

        Perda de tempo ter que explicar o básico e o óbvio todos os dias. Certos os editores em bloquear bobagens.

        Geopolítica não se ganha no grito.

      • Além de tudo Rússia e Israel são amigos e a Rússia não ameaçaria a soberania de Israel apenas para afrontar os EUA.

        Também não seria estúpida ao ponto de entrar em uma guerra assimétrica com uma das forças mais bem armadas e treinadas do mundo por causa dos EUA.

        Não faz sentido nenhum.

        É só ter bom senso e refletir o mínimo.

      • A Russia advertiu aos EUA que se Americanos invadissem a Siria ela atacaria Israel.Isso foi objeto de materias em sites de defesa.Minha paciencia contigo se esgotou.Não dirija mais teus comentarios a mim para que eu não tenha de replicar tuas idiotices.

      • A Rússia não tem condições de invadir Israel por causa da logística, dinheiro, diplomacia e porque quase certamente perderia uma guerra assimétrica.

        Se você acreditou é porque não entende nada de geopolítica e estratégia.

        Eu duvido que os russos fossem irresponsáveis ao ponto de ameaçar uma invasão que eles não tem dinheiro contra uma nação amiga em um a guerra sem objetivo e com quase nenhuma chance de vitória.

        Não tem condições.
        Basta pensar.

        Vou ter inveja do pior comentarista do mundo…

Comentários não permitidos.