Ásia: Mais um ator na disputa territorial

JS Hatakaze (DDG-171) –  Destroyer classe Hatakaze (Japão) – Imagem meramente ilustrativa

As Forças Marítimas de Autodefesa do Japão detectaram uma fragata chinesa e navios da Marinha russa no mar da China Oriental perto das ilhas disputadas por Tóquio e Pequim. A Chancelaria japonesa declarou um protesto à China devido ao incidente, informa hoje (9) agência de notícias Kyodo.

O destroyer japonês Setogiri detectou uma fragata chinesa na região do arquipélago Senkaku (Diaoyu Dao) fora das águas territoriais do Japão na madrugada de quinta-feira (quarta-feira, 8, no Brasil).

Na noite anterior, um outro destroyer japonês, o Hatakaze, identificou na mesma região, perto da ilha de Kuba-shima (Huangwei Yu), três navios da Marinha russa, que deixaram a zona sem entrar nas águas territoriais do país depois de lá permanecerem em torno de cinco horas.

O Ministério das Relações Exteriores do Japão manifestou-se extremamente preocupado com o aparecimento do navio chinês perto das ilhas disputadas pelas nações e chamou o embaixador da China para declarar um protesto.

“As Ilhas Senkaku são um território japonês, tanto historicamente, como na base do direito internacional. Como governo, vamos defender decisivamente o nosso território”, disse o secretário-geral do governo japonês, Yoshihide Suga.

O político japonês observou ainda que tais ações são totalmente inaceitáveis, anotando que Tóquio, juntamente com a comunidade internacional, em primeiro lugar os EUA, continuará exigindo de Pequim que se abstenha de tais ações, que provocam o agravamento da situação.

De acordo com a imprensa russa, Tóquio usou ainda as vias diplomáticas para entrar em contato com Moscou para “chamar a devida atenção” às ações da Marinha russa.

Por sua vez, o Ministério da Defesa chinês disse que a zona na qual a fragata se encontrava é considerada por eles como águas territoriais da China e que, desta forma, o navio militar tinha todo o direito de exercer atividades nesta região, de acordo com a Reuters.

A China e o Japão disputam o arquipélago Senkaku (ou Diaoyu Dao, em chinês) rico em petróleo. Atualmente as ilhas são controladas de fato pelo Japão, porém a China vem apresentando suas reclamações em relação ao território desde o final dos anos 60. De acordo com Pequim, o arquipélago foi descoberto por navegadores chineses no século XVI e é considerado como território historicamente chinês. Em novembro de 2013, Pequim declarou a criação de uma zona de identificação das aeronaves na região do mar da China Oriental, abrangendo inclusive este arquipélago.

Foto: Plano Brasil

Fonte: Sputnik News

9 Comentários

  1. O Japão, império do sol nascente; durante a segunda guerra mundial papava todo território daquela região e hoje vejam só … corre o risco de ser vítima das mesmas circunstâncias que eles fizeram na II GM .
    .
    O Japão até hoje alimenta o sonho do retorno das Ilhas Curilas pelos russos e tem o risco de perderem para os chineses as ilhas Diaoyu Dao … e quem irá defendê-los … o tio Satã ? .. o mesmo que jogaram duas bombas atômicas sobre um japão já destruídos pela guerra e perto de ser invadidos pelo rolo compressor vermelho soviético.
    .
    Más uma coisa é certa.. o povo japonês é a joia preciosa do estado japonês , um pais que levou duas bombas atômicas, são “banhados” por tsunamis de vez por outra, sacudidos por terremotos …. más no outro dia …estão os japonese reconstruindo o seu pais..eles demostra o nível de patriotismo e amor a seu pais .. uma nação de samurais é assim começando pela sua elite .. é bem diferente de países onde a sua elite não passa de um grupelho de golpistas e que usam e abusam do estado nacional .. achando-se proprietário deste estado e o pior .. mostrando para o mundo que naquele pais é uma casa da mãe joana onde os escândalos são cotidiano e que é o de melhor que a sua elite tem de melhor ( afina flor da molecagem ).. rsrsrs…e quem paga por isso … é o resto da nação .
    .
    O Japão é um bom exemplo para muita gente que queira viver em um pais onde o estado nação é levado à sério.

    • “…e quem irá defendê-los…”

      Sim… Serão os americanos… Não há razão para eles não fazerem…

      Em verdade, os japoneses não apenas contam com essa proteção como a usam como fator dissuasório frente aos chineses. Por isso se colocam com tanta veemência nessa disputa…

      • Tadinha da Gueixa de 14 anos estuprada por um bandi de brutamontes Marines.Se calaram e ficou por isso mesmo.
        Ate aqui na patria entreguista isso geraria uma comoção social e eles seriam expulsos a pedradas e pauladas.

    • De novo essa choradeira de PT e coxinha?

      Isso é só para desviar o foco e começar a série discussões inúteis.

      Procura um blog de política, se não tem o que contribuir fica quieto.

  2. Creio que a situação do Japão é a mais delicada em relação aos aliados dos EUA, pois devido ao crescente poder chinês, os nipônicos já perceberam que precisam manter boas relações com Moscou para limitar esses avanços e conseguir algum apoio, mas devido a adoção de sanções as coisas não ficaram muito boas entre os dois países, tanto é que agora veremos uma base nas Ilhas Curilhas, o que significa um forte sinal ao Japão.

  3. Mais um ator na disputa territorial ou mais um fantoche inexpressivel rsrs ate a medieval Coreia do Norte os faz tremerem rsrs Quem te viu quem te ve milenar civilização guerreira que jamais havia perdido uma unica batalha tomou duas nukes por dentro das fuças e se transformaram num vergonhoso lacaio e ainda ha quem acredite que os EUA um dia lhes darão toal autonomia militar para que venham ser uma super potencia militar.Vai que os caras resolvam fazer um novo Pearl Harbor rsrs.
    Atrair para seu lado paises Asiaticos é impossivel,o passado lhes condena.Tem apenas a momentanea vista grossa da Coreia do Sul.

1 Trackback / Pingback

  1. Ásia: Mais um ator na disputa territorial | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.