Hillary mais próxima de candidatura democrata

Ex-secretária de Estado vence as primárias em Porto Rico e Ilhas Virgens, estando próxima de conseguir os delegados necessários a garantir sua indicação para a candidatura presidencial. Sanders promete lutar até o fim.

A pré-candidata Hillary Clinton, favorita na indicação do Partido Democrata para concorrer à Casa Branca, venceu as primárias em Porto Rico neste domingo (05/06).

Após a contagem de aproximadamente um terço dos votos, ela já comemorava a vitória através do Twitter, com uma mensagem em inglês e espanhol: “Acabamos de vencer em Porto Rico! Obrigada à ilha dos encantos pela vitória.”

A ex-secretária se Estado obteve 59,38% dos votos porto-riquenhos, contra 37,53% para seu rival Bernie Sanders. Após a vitória do sábado, nas Ilhas Virgens, esse resultado a deixa apenas 20 delegados aquém dos 2.383 necessários para garantir a indicação pelo partido como candidata presidencial democrata.

Analistas partem do princípio que na próxima rodada das primárias democratas nesta terça-feira – nos estados de Nova Jersey, Novo México, Califórnia e Dakota do Sul e do Norte –, Hillary obterá votos suficientes para sua indicação. Apenas a votação contrária de centenas dos chamados superdelegados antes da convenção do partido em julho poderia deixá-la de fora da corrida presidencial.

Vencedores das primárias e caucuses dos EUA em 2016

Sanders, por sua vez, deposita suas esperanças na convenção partidária. Caso uma vitória na Califórnia, principal estado nas primárias desta terça-feira, leve um número significativo de superdelegados a reavaliar seus votos, a decisão sobre a candidatura democrata dependeria dos resultados da convenção.

A primária final dos democratas se realiza em 14 de junho, em Washington.

RC/afp/ap/rtr/dpa

Fonte: DW

2 Comentários

  1. Os Democratas são uma ameaça para os EUA
    Trump Na cabeça ou os vermelhos de pequim vão subjugar o Ocidente

1 Trackback / Pingback

  1. Hillary mais próxima de candidatura democrata | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.