Canadá almeja compra de Super Hornet, por enquanto

Por David Pugliese

Tradução e Adaptação: Luiz Medeiros

VICTORIA, Columbia Britânica – O governo canadense quer adquirir o Super Hornet para preencher a lacuna da capacidade de aeronaves de combate em caráter provisório, um movimento que também iria tirar a pressão do primeiro-ministro do país quanto a questão política espinhenta sobre o F-35.

O primeiro-ministro Justin Trudeau do Partido Liberal havia prometido durante a campanha eleitoral do ano passado que seu governo nunca iria comprar o Joint Strike Fighter F-35, mas a aeronave ainda é a favorita da Força Aérea do Canadá. Qualquer decisão de exclusão do F-35 de uma competição para adquirir novos caças também poderia desencadear uma batalha legal complicada.

Mas o acordo proposto para comprar Super Hornets em caráter provisório empurraria qualquer concorrênica por caças para o final da década de 2020, permitindo à Trudeau manter sua promessa eleitoral enquanto lida com a questão de substituição da frota envelhecida de caças CF-18 do país.

O jornal “National Post” noticiou na segunda-feira que o governo canadense teria a intenção de prosseguir com a compra do Super Hornet, mas que uma decisão final ainda deverá ser tomada.

O Ministro da Defesa Canadense Harjit Sajjan disse na semana passada em Ottawa que o Canadá estará em breve observando um hiato de capacidades devido ao envelhecimento da frota de CF-18. “Hoje, estamos gerenciando os riscos de uma lacuna entre nossos compromissos com NORAD e OTAN, e o número de caças disponíveis para as operações”, disse para representantes da indústria na feira de defesa CANSEC em Ottawa. “Na década de 2020, podemos prever uma lacuna crescente de capacidades, e isso eu considero inaceitável e é uma coisa que pretendemos corrigir”.

Boeing e Lockheed Martin ainda têm de responder com um comentário sobre o acordo proposto.

Mas fontes do setor confirmam que a Boeing apresentou recentemente seu plano para o governo canadense sobre a compra de Super Hornets em uma “base provisória” e recebeu uma resposta entusiástica.

O governo anterior do Partido Conservador tinha se comprometido a comprar 65 F-35s, mas as autoridades colocaram esse plano temporariamente suspenso em meio a acusações de que os militares canadenses haviam tentado esconder o custo total da aquisição.

Fonte: DefenseNews

2 Comentários

  1. ……………………..o atual primeiro´ministro Justin Trudeau é filho do falecido ex primeiro ministro Pierre Trudeau,velho cacique político que governou o Canadá por 15 anos……..essa polemica da compra de aviões é antiga….os USA tentam engabelar o Justin Trudeau na arapuca de vender lhe um avião caríssimo e que ainda foi totalmente desenvolvido, porém o Justin é mais esperto ainda e “cozinha” os ianques em “banho-maria” ou seja, êle compra aviões de fabricação estadunidense porém só o modêlo que êle quer…será difícil os ianques lhe enfiar o F-35 pela goela………..mas…..

Comentários não permitidos.