Estação espacial chinesa na Patagônia é motivo para alarme?

antenas
imagens das parabólicas chinesas instaladas na Patagônia divulgadas pelo canal argentino Télam em 27 de abril de 2016 (Foto: Captura de Tela/Télam)

Base de monitoramento espacial operada por uma unidade do Exército chinês na província de Neuquén, na Patagonia, tem inauguração prevista para março de 2017

A China está construindo uma base de monitoramento espacial no coração da Patagônia argentina. O projeto deve ficar pronto em março de 2017, mas já está tirando o sono de muitos analistas dentro e fora do país, principalmente nos EUA. A maior preocupação é que a tecnologia instalada na base seja usada para fins militares. A operadora do projeto, a estatal chinesa Satellite Launch and Tracking Control General (CLTC) é um braço do Exército Popular da China.

A ligação militar é o que diferencia a base chinesa de um projeto semelhante inaugurado em 2012 pela Agência Espacial Europeia, uma entidade civil, na província de Mendoza, mais ao norte do país. Como a estação chinesa será administrada por uma divisão do Exército chinês, analistas acreditam que não se pode descartar o eventual uso militar das tecnologias de monitoramento instaladas na Patagônia.

A estação fica perto da cidade de Bajada del Agrio, na província de Neuquén, em uma área de 200 hectares. A base foi equipada com duas antenas parabólicas direcionáveis de 13,5 metros e 35 metros, capazes de explorar o “espaço profundo”, instalações de computação e engenharia, alojamentos para a equipe técnica e uma usina de energia elétrica que custou à China US$ 10 milhões. O governo chinês tem outras três estações espaciais internacionais — na Namíbia, Paquistão e Quênia –, mas nenhuma com equipamentos tão sofisticados.

O acordo de cooperação autorizando o projeto foi assinado pela ex-presidente argentina Cristina Kirchner e pelo presidente chinês Xi Jinping em abril de 2014 e ratificado pelo Congresso argentino em votação apertada em fevereiro do ano passado (133 votos a favor e 107 contra). Agora, pressionado, o novo governo de Mauricio Macri tenta renegociar com Pequim mudanças no contrato para garantir que a base não seja usada para fins bélicos ou de inteligência.

De acordo com o contrato, a base na Patagonia será, na prática, parte do território soberano chinês pelos próximos 50 anos.  A Comissão Nacional de Atividades Espaciais (Conae), agência argentina encarregada do programa espacial do país, terá acesso a apenas 10% do tempo de uso das antenas chinesas para desenvolver seus próprios projetos. No contrato, a Argentina se compromete em “não interferir ou interromper as atividades normais levadas a cabo no local”.

O jornal argentino La Nacion diz que Macri orientou seu embaixador em Pequim, Diego Guelar, e sua chanceler Susana Malcorra a convencerem o governo chinês a incluir uma cláusula no acordo garantindo que a estação espacial “não terá qualquer propósito militar”, linguagem que não aparece no acordo original. Macri espera chegar a um acordo com os chineses antes de viajar a Pequim em setembro deste ano para a cúpula dos líderes do G-20, onde se reunirá com Xi.

As autoridades chinesas afirmam que a estação servirá apenas para explorar o espaço e apoiar uma missão lunar que a China pretende realizar no ano que vem. No entanto, situada na mesma linha longitudinal que cidades importantes da costa leste dos EUA, como por exemplo a capital, Washington, DC, as antenas chinesas na Patagonia estão bem posicionadas para interferir com o funcionamento de satélites equatoriais que atendem à costa leste dos EUA, o principal rival do gigante asiático. A desconfiança dos EUA com o programa espacial chinês é tamanha que em 2011 o Congresso proibiu a Nasa de colaborar com os cientistas chineses, uma medida que ainda vigora.

A pedido da revista Diplomat, um especialista em comunicações espaciais analisou as imagens aéreas da estação chinesa e confirmou que as duas antenas poderiam ser usadas “para monitorar satélites geoestacionários” e que, operadas em conjunto, poderiam “interferir com satélites de comunicação, redes elétricas, sistemas eletromagnéticos, além de receber informações sensíveis sobre o lançamento de mísseis e outras atividades espaciais, como a movimentação de aviões-robô ou armas estratégicas”.

Aumentando ainda mais a desconfiança, a estatal chinesa que construiu a base na Patagonia é a China Harbour Engineering Company, uma subsidiária da China Communications Construction Company, que tem atuado na construção de outro projeto polêmico: as ilhas artificiais chinesas em territórios disputados do Mar da China Meridional.

Há quem defenda que o novo empreendimento chinês na Patagônia deve ser visto simplesmente como uma extensão lógica das ambições pacíficas de exploração espacial de um gigante em ascensão. De acordo com esse pensamento, a China merece o mesmo voto de confiança dado a outros países desenvolvidos que exploram o espaço.

No entanto, o histórico da China de ocultar as reais intenções do seu governo autoritário, seja na construção de ilhas artificiais em águas disputadas, seja no furto de propriedade intelectual, ou nas investidas no mundo cibernético sugerem que há bons motivos para questionar as verdadeiras intenções dos chineses na Patagônia.

Fonte: Opinião e Noticia 

31 Comentários

  1. O socialismo populista latino fez a America do Sul entrar em liquidação para as potências mundiais EUA, China,França,Reino Unido etc estão comprando tudo o que os governantes corruptos, e não adianta ficar de “mimimi imperialismo” eles estão na deles, nós no lugar deles faríamos a mesma coisa, a culpa de nós povos latinos que não votamos com o cérebro mas sim com os intestinos . O neo colonialismo dos globalistas a todo vapor, e nós da America do Sul continuamos a trocar “ouro por espelhinhos”

  2. Adivinha quem tá preocupadinha com os pés, mãos e olhos chineses lá pelos lados das Malvinas … ôôô medinha… rs rs rs .

  3. Vou fazer uma pergunta?!E se ao invés de chinesa, essa base fosse estadunidense ou europeia?…Também seria motivo de preocupação?!…Os estadunidenses, enchem a América do Sul de bases militares, colocam um escudo anti-misseis na Europa, os seus amiguinhos ingleses, montam uma gigantesca base militar nas Malvinas e os outros amiguinhos franceses montam uma base espacial na Guiana Francesa, mais aí pode né?!O tio Sam e seus amiguinhos europeus são bonzinhos…nunca exploraram a América Latina…imagina, nossos livros de história estão errados…não querem dominar o Canal do Panamá, Não querem roubar o recursos naturais da Amazônia o Pré-Sal do Brasil, o petróleo da Venezuela, o Gás e o Lítio da Bolívia e toda riqueza da América Latina que eles poderem pilhar….não vão dizer que os livros de história estão errados?!…Os países do G7, só querem nos roubar, o BRICS, da qual o Brasil faz parte, só quer fazer negócios com o Brasil e com a América Latina…e por favor:parem com essa balela de comunismo…porque nem a Rússia e Nem a China, querem espalhar o comunismo pelo mundo, isso é desculpa que as potências ocidentais inventam, para justificar seu capitalismo selvagem…a Rússia não quer mais saber de comunismo e a China é comunista só na politica interna…as duas potências querem é o que qualquer país do mundo quer:fazer negócios com outros países é só…se não estudarmos história, do nosso país, do nosso continente e do mundo, corremos risco de transformar heróis em bandidos e bandidos em heróis…nenhum país latino americano, que foi aliado dos EUA, de 1945 para cá, na América Latina, conseguiu ir para o primeiro mundo…é mentira ou é verdade?!…Os EUA, podem fazer uso militar se suas bases pelas Américas, os Ingleses podem fazer uso militar de sua base nas Malvinas e a China não?!…É isso que eu entendi???

    • Excelente comentário, despojado de ideologia, tem uma vassalagem por aí que não vai gostar, mas é isso mesmo.

      • Comentário de Rússia e China bonzinhos e Estados Unidos malvados, foi isso que ele disse.

        E enganado porque exclui a expansão militar chinesa e a tentativa de putin anexar o resto da Ucrânia patrocinado uma guerra civil injustificada. Porque golpe de estado não justifica anexação de territórios por parte de outro país.
        Porque o território é do povo e é independente.

        As outras províncias não são russas e patrocinar guerra civil é sim um ataque, e certamente outros países da região tem que ficar preocuados.

        Ideologia total.

      • ???
        De onde vc tirou que Putin quer anexar os países que se separaram da URSS? Deagol, Putin já deixou claro que a dissolução apesar de triste trouxe muitas vantagens para cada um dos países, inclusive para a Rússia,e tanto é verdade que quando Lugansk e Donetsk quiseram ser anexados Moscou não aceitou, esse argumento é estadunidense meu caro, e sí tem a finalidade de demonizar a Rússia.
        Quanto as bases de potencias estrangeiras em solo sul americano sou contra TODAS, pra mim é preocupante bases chinesas e norte americanas, ambas são de países abusados e intrometidos, não bem vindas.

      • Caro ARC, Moscou não aceitou porque a lei internacional não permite. Ele está apoiando guerra civil nesses territórios claramente.

        Tanto apoia que luta e critica o direito dos Ucranianos comprarem armas ocidentais.

        Você acredita que ele acha triste a dissolução e guerra civil na Ucrânia?

        Moscou não aceitou porque não pode, porque isso não seria tolerado pela Europa e pela OTAN, e também porque não teve apoio internacional, nem da China. Lógico que ele não vai dizer em público que quer controlar territórios a oeste pois sabe que haverá resposta.

        Não cabe a Putin aceitar ou não.

        Como o amigo acha que seriam as coisas se não houvesse o OTAN no leste europeu? Essa hora já teria invadido a Ucrânia inteira.

        Não se compara com as tragédias que os americanos causaram no Iraque, na Síria e na Líbia, mas achar china e rússia só querem comércio como qualquer outro país é ingenuidade do colega lá em cima.

      • Qualquer nação que tenha poder de dissuasão será seduzido ao controle total, isso pra qualquer potência no mundo dentro da história, a questão é que vc esqueceu de citar os muitos pormenores desta situação no leste europeu. Primeiramente, tudo o que aconteceu na Ucrânia vinha sendo apoiado de diversas formas pelos EUA, suas empresas, serviços de inteligencia, desde 1992, segundo o próprio CEO da Ebay, houve investimentos na ordem de 5 bilhões de dólares para colocar Kiev contra Moscou, não obstante, foram direcionados grupos neo nazistas para apoiar o golpe que derrubou o presidente democraticamente eleito, que teve de fugir as pressas de seu país. Segundo, o leste ucraniano PEDIU, IMPLOROU, por ajuda de Moscou por saber do que se tratava em Kiev, junto da Crimeia pediu socorro, e Moscou forneceu apoio para que os que se colocavam contra não fossem esmagados pela desordem que assolava e assola Kiev (graças aos EUA, vale ressaltar), e a anexação da Crimeia foi legal, tanto historicamente quanto juridicamente. Outros pontos que valem ressaltar são que todos os países do leste europeu sempre conviveram com a Rússia próxima de suas fronteiras, com suas bases e Etc e tal, e Moscou nunca abusou do poder que tinha e tem para encurralar tais países, mas a OTAN sim, sempre investiu pesado para trazer tais países para sua zona de influencia, e uma coisa clara é que outros países como Finlândia, tem relações respeitosas com Moscou, chuta por que? exato, Finlândia não é da OTAN, não precisa criar problemas pra justificar aumento dos gastos militares (que obvio, vão trazer lucro pros EUA) e seu próprio povo NÃO deseja tal inserção ao bloco, tanto que o país vive fugindo de tal convite para manter as boas relações com seus vizinhos.
        Deagol, essa questão de demonizar a Rússia já foi, não adianta querer jogar pedra no Kremlim pra evitar que vejam as fezes norte americanas, pois quem tem feito merdas pelo mundo são os EUA e não a Rússia, e quanto a China, segue o mesmo caminho do Tio Sam, é questão de tempo até terem o poder pra causar mais desordens somadas as dos EUA.

      • Além do que não sei porque trocou de palco Atlântico Sul por outros, injustificada tentativa de desfocar o assunto, citasse o Atlântico Africano daria mais certo.
        Ucrânia ,a dos foguetes/USA/Wikileaks ????

      • Não fui eu quem colocou a Rússia e aliados na conversa. E ao contrário, o comentário foi ideológico pois demosntra uma visão da realidade parcial.

        De alguma forma tem se explicar que a Rússia não é um país como qualquer outro que só quer comércio e boas relações. Há 26 anos atrás a Rússia também era um império( dos mais violentos e opressores) e só deixou de ser por falta de dinheiro e não por generosidade alguma.

        O dinheiro acabou, ninguém virou bonzinho.

        Voltando a China, Até o Vietnam se aproximou dos EUA para se defender, precisa dizer mais alguma coisa?
        Alguém pode dizer que as razões deles não são justas?

        Se eu fugi do assunto peço desculpas aos editores.

    • 1-Pode me dar um exemplo de como roubar o petroleo da Venezuela?

      2-“”nenhum país latino americano, que foi aliado dos EUA, de 1945 para cá, na América Latina, conseguiu ir para o primeiro mundo…é mentira ou é verdade?!…Os EUA””

      Qual país foi para o primeiro mundo? Os alidos da Rússia na américa são os mais pobres!!!

      Não foram para o primeiro mundo por culpa deles mesmos. Balela é culpar os EUA pelos nossos problemas.
      Concordo que eles exploram e nos passam para trás, mas os problemas do Brasil são culpa dos brasileiros muiot mais que deles.

      Me explica um alido da rússia que está no primeiro mundo???
      Qual foi aliado da Rússia que não quebrou?( não venha falar em china, né que não é aliado da Rússia coisa nehuma ).

      Olha a venezuela, afundada pela imcompetência. Sem embargo nenhum, sem golpe. Olha os outros todos na m…

      3-“”as duas potências querem é o que qualquer país do mundo quer:fazer negócios com outros países é só…””

      Diversos países da Ásia preocupados com a expansão militar chinesa, que constrói ilhas e aumenta seu território para projetar força e roubar recursos naturais.

      O próprio vietnam, imigo dos EUA, junto com indonésia estão preocupados, não vê?
      O vietnam foi manipulado pelos EUA? Junto com outros?

      Quanto a Rússia. Tá brincando né? Os caras estão patrocinando uma guerra civil no leste da Ucrania não viu? Querem que outros confiem neles? Tentaram anexar diversas provícias com dinehiro, propaganda e armas…

      Rússia não é imperialista porque não tem dinherio e a OTAN está frente.
      China está cada masi forte e avançando.

      4-Eu não sou contra estação chinesa, pouco me importa, mas essa visão de americano malvado e russo e chinês bonzinho é discurso de DCE de faculdade pública.

      • 1- Pode me dar um exemplo de como roubar o petróleo da Venezuela? Resposta: Simples, colocando empresas estrangeiras, como e Esso, Shell, Chevron, como era antes do Chavez, que estatizou para que o petróleo fosse dos venezuelanos, e não dos estadunidenses. DA MESMA FORMA, QUEREM ROUBAR O NOSSO PRÉ-SAL, E O SR. SERRA QUE QUER ENTEGRAR O PRÉ-SAL INTEGRALMENTE AO CAPITAL ESTRANGEIRO.

        2- Os países que formavam a Europa Oriental e os países da Ex-URSS que se aliaram aos EUA estão muito pior agora do que antes, quando eram satélites soviéticos. Só a imprensa que diz que não.

        3- Os Estados Unidos são bonzinhos…e gastam tanto dinheiro com arma para quê? auto-defesa? kkkk

      • Prof…

        Primeiro:

        E o que os venezuelanos ganharam…? Suas reservas estão entre as maiores do mundo e ainda assim figuram entre os países mais pobres e violentos… E não adianta botar a culpa nos ianques pela bagunça que se tornou a Venezuela, porque tudo o que eles fazem é comprar o petróleo ( se deixarem de fazer isso, aí a Venezuela afunda de vez ).

        A legislação recentemente aprovada, entre outros pormenores, desobriga a Petrobrás de ser operadora única. Ela não está impedida de faze-lo. Logo, não vejo problema nenhum. Pelo contrário, a exploração fica mais atrativa… Outra: o petróleo pertence a União. E como já disse ‘n’ vezes, quem quiser botar o canudinho vai ter que pagar. Não interessa se é americano, chinês, inglês… Dá tudo no mesmo…

        A exploração do petróleo, assim como todo o recurso natural, se resolve com legislação acertada. O Brasil perde mais dinheiro por causa disso que qualquer “exploração ianque”…

        Segundo:

        Piores em que…? Não me consta que a maior parte dos romenos, polacos, hungaros, Tchecos, etc. desaprovem as atuais democracias ao estilo ocidental. Muito pelo contrário, aprenderam a aproveitar as oportunidades trazidas por ela muito bem…

        As maiores reclamações partem do estilo de vida que ficou pra trás… gente saudosista da velha “camaradagem”… Junto a isso, são os que não conseguem se adaptar ao modelo econômico ocidental; o que é uma minoria por agora, uma vez que já avançou uma nova geração ao comando desses países ( geração essa já melhor educada e adaptada )… Tanto é que as antigas castas de lideres dos tempos soviéticos são hoje virtualmente nulas como força política na maioria desses países…

        Os maiores problemas derivaram, como não poderia deixar de ser, da transição de um sistema econômico marxista para um modelo capitalista, no qual a capacidade de competir é que determina o potencial de crescimento. E o Leste, depois de uma década de organização, está se segurando, mesmo que aos trancos e barrancos. Na verdade, até onde sei, alguns de seus países constam entre os menos afetados pela atual crise ( os polacos, mesmo com a crise atual, crescem em média 4% ao ano )…

        Terceiro:

        Gastam porque podem… Simples assim. Aliás, não creio que outros fariam diferente no lugar…

      • Sem noção, a Fenezuela está em ruínas.

        Não são os EUA que colocam empresas estrangeiras nos países, é o mercado e livre concorrência.

        E eles não roubam petróleo, cara, eles pagam!!!
        A diferença é que o lucro vai para fora.

        Isso não é roubar.

        Você não entendeu, a União soviética faliu, iam passar fome, ficaram pobres graças ao sistema soviético.

        Eles discordam de você.

      • Meu caro, discutir com esquerdalhas é perda de tempo; os caras são DOUTRINADOS como monges tibetanos durante quatro longos anos nos núcleos do pcdob das universidades brazucas país afora, sendo martelados diariamente por um parasita vermelhusco formado nos porões do marxismo dialético; pensam com os cotovelos; esperar que pensem com fatos e realidade é pedir demais; vivem a UTOPIA vermelha; NÃO VALE A PENA; são como moscas; o tempo e a realidade se incumbem de acabar com elas; assim como vem, vão.

    • O Chile tá muito melhor que qualquer aliado da Rússia na américa Latina, não tem um décimo dos problemas que ex-socialistas tem hoje.

      A Venezuela é um fracasso total por culpa do Maduro, vassalo de um Rússia. também quebrada por despreparo admitido do governo.

      E é completamente normal que fiquem preocupados, porque não é mais que a obrigação deles se preocuparem com defesa, assim como os russos e chineses também reclamam da expansão americana.

      • O Chile está melhor que qualquer país sul-americano , porque as elites chilenas são patrióticas, investem no país e na instrução do povo, ao contrário das da ” república bananeira ” , que só pensam em si mesmas.

      • Também acho.

        Mas o que leva um país para o primeiro mundo é a educação, ciência e tecnologia e não ficar apenas dependendo de recursos naturais.

        E os americanos não nos impedem de investir em educação, podem ter sua parcela de culpa (concordo) mas a culpa principal é nossa. Eles não obrigam nosso polítocs a roubar e desperdiçar tudo o que podem.

    • Reinaldo…

      As bases inglesas estão nas Falklands, que são território inglês desde 1833…

      A Guiana é território francês desde 1667…

      Até é compreensível sua reclamação com relação a base a americana ( que pra mim pode equivaler a instalação chinesa ), mas não entendi sua reclamação quanto aos britânicos e franceses… Presumo que eles possam fazer o bem entenderem em seu território, desde que respeitem as leis internacionais…

      “Não querem roubar o recursos naturais da Amazônia o Pré-Sal do Brasil…”

      Não dá pra por nenhum deles nas costas… Então… acho difícil alguém sumir com eles daqui… Amigo, é só questão de uma legislação acertada para exploração… O Brasil perde mais dinheiro pela ausência disso que qualquer “intervenção ianque” ou de quem quer que seja…

      “Os países do G7, só querem nos roubar, o BRICS, da qual o Brasil faz parte, só quer fazer negócios com o Brasil e com a América Latina…”

      Os maiores compradores de manufaturados brasileiros são americanos e europeus…

      “corremos risco de transformar heróis em bandidos e bandidos em heróis”

      Não existem bandidos ou heróis… Existem interesses e negócios… Nada mais… Ou acha mesmo que russos ou chineses não dão suas cacetadas por aí…?!

      “nenhum país latino americano, que foi aliado dos EUA, de 1945 para cá, na América Latina, conseguiu ir para o primeiro mundo”

      Não me consta que países alinhados com o “outro lado” estejam em melhor situação… Aliás, não me consta que país algum que fique muito tempo na aba de algum outro vá pra frente… País que quer progresso, arregaça as mangas e trabalha por isso. Começa com um sistema educacional de gente e segue em frente… Foi o que japoneses, alemães, coreanos do sul e outros fizeram ( além de terem usado bem o aporte do tio Sam, é claro ). Um país começa com cérebros, amigo… E estamos na era do conhecimento… Cérebros valem mais que qualquer coisa…

      • Correção:

        Ao invés de: “…com relação a base a americana…”

        Lê-se: “…com relação a bases americanas…”

  4. ”… base na Patagonia será, na prática, parte do território soberano chinês pelos próximos 50 anos. A Comissão Nacional de Atividades Espaciais (Conae), agência argentina encarregada do programa espacial do país, terá acesso a apenas 10% do tempo de uso das antenas chinesas para desenvolver seus próprios projetos. No contrato, a Argentina se compromete em “não interferir ou interromper as atividades normais levadas a cabo no local”.

    O acordo que o chineses fizeram com a Argentina não difere muito daquele que foi proposto ao BRASIL pelos EUA, e que foi recusado pelo nosso país,sabiamente !

    Bases estrangeiras são sempre nocivas,sejam elas da China,Rússia,EUA,UE, a mídia gosta de demonizar alguns países mas quem usa a cabeça sabe que nunca se deve crer nessas boas intenções !

    • Concordo em parte César, mas veja que a Argentina foi forçada a buscar outras parcerias, lembre-se que aquele conjunto de ilhas a alguns kms do continente se tornou uma base militar bem equipada e já há uma ameaça de mais reforços , só a falta de recursos fez com que a Cris não comprasse jatos chineses ou russos como fez outros países do continente. Na verdade esse novo presidente da Argentina não se sabe pra quem joga, se para o interesse da Argentina ou de outras potências, pelo andar da carruagem ele está dando seus sinais.

  5. Com respeito há todos, Todos certos e todos errados nenhum pais da america central e sul guanhou algo com aliados comunistas ou democracia todos tiveram de pagar alguns não receberam outros receberam e não souberam usar mas com certeza todos foram explorados acredito que os Argentinos estão fazendo um mau negocio mas respeito sua decizam, AGORA UMA PERGUNTINHA TODOS CONHECEM O DITADO DE QUE A UNIÃO FAZ A FORÇA MAS SE ESQUECEM DE QUE SE OS MAIS FORTES SE UNIREM CONTRA OS MAIS FRACOS A VITORIA É CERTA E SEM PERDAS AO CONTRARIO DE SE TOMAREM O LADO DE PROTEGER O MAIS FRACO E SE CONFRONTAREM TODOS TERAM PERDAS, nunca se exqueção de que o azar do mais fraco é justamente quando os mais fortes se unem contra o mais fraco O BRASIL QUE SE CUIDE POIS OS MAIS PODEROSOS ESTAM CERCANDO BRASIL SE ARME COM O QUE Á DE MAIS PODEROSO POIS SÓ A CERTESA DE QUE NÃO HAVERA VITORIA E SIM DEROTA QUE OS INTERESADOS EM NOSSAS RIQUEZAS ESCOLHERAM AS NEGOCIAÇÕES JUSTAS AO INVES DE APROPRIAÇÃO FORÇADA o tempo mostrara que estou certo e não paranoico ou louco. PENSEM COM CALMA EM MINHAS PALAVRAS HÁ MAIS UMA COISINHA SOU A FAVOR DE COLOCARMOS NA CONSTITUIÇÃO A PRISÃO DE 52 ANOS DE CADEIA E CONFISCO DE TODOS OS BENS DE POLITICOS E ENVOLVIDOS EM CORUPÇÃO SUPER FATURAMENTO DE OBRAS,DESVIOS DE VERBAS PUBLICAS PRISÃO ESTA QUE DEVERA SER CUMPRIDA NA INTEGRA SEM DIREITOS OU PRIVILEGIOS OBS O UNICO DIREITO É APOS O PASSAR DOS 52 ANOS OU SE MORRER ANTES.

1 Trackback / Pingback

  1. Estação espacial chinesa na Patagônia é motivo para alarme? | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.