Pequim pode criar zona de defesa aérea no mar do Sul da China

A liderança chinesa estuda a possibilidade criar uma “zona de identificação de defesa aérea” no mar do Sul da China, escreveu o jornal South China Morning Post nesta quarta (1), citando fontes nas Forças Armadas do país.

O início de funcionamento deste sistema, de acordo com uma fonte, vai depender, em particular, da presença militar norte-americana na região e das relações diplomáticas entre a China e os países vizinhos.

“Se os EUA continuarem suas provocações e desafiarem a soberania da China na região, Pequim terá que proclamar a zona de identificação de defesa aérea no mar do Sul da China”, disse a fonte.

O Ministério da Defesa da China, por sua vez, destacou em um comunicado que esta iniciativa é um “direito soberano do Estado”.

Em novembro de 2013, o país asiático anunciou uma “zona de identificação de defesa aérea” no mar da China Oriental para proteger as ilhas em disputa, chamadas de Senkaku no Japão e Diaoyu na China.

A China exigiu que cada avião, ao entrar nessa área, se identificasse e reportasse os seus planos de voo.

A decisão provocou muitas críticas dos EUA, Japão, Coreia do Sul, Austrália e outras nações.

Vários países, incluindo a China, o Japão, o Vietnã e as Filipinas, têm desacordos sobre as fronteiras marítimas e zonas de influência no mar do Sul da China e mar da China Oriental. A China acredita que alguns deles, como as Filipinas e o Vietnã, aproveitando o apoio dos EUA, escalam a tensão na região. Em janeiro de 2013, as Filipinas contestaram unilateralmente as reclamações da China em relação a uma série de territórios no mar da China do Sul no Tribunal Internacional do Direito do Mar, mas Pequim se recusou oficialmente a abordar essas questões no âmbito jurídico internacional.

Fonte: Sputnik News

1 Comentário

  1. Nesta área de vigilância do espaço aéreo, a China é muito tímida…Parte do ‘Mar da China Meridional’ já deveria ter uma ADIZ (“Air Defense Identification Zone”) chinesa.

    Porque se for falar em tamanho de “Zonas de Identificação de Defesa aérea” (ADIZ, sigla em inglês), os EUA dão de 20 a 1 na China, não só em torno do território do EUA na América do Norte, más também no Alasca, Guan, Havaí…

    É muita hipocrisia! Somente a ADIZ em torno do pequeno arquipélago do Havaí, tem praticamente o dobro do tamanho da ADIZ estabelecida pela muito maior China continental.

    E também: somente a ADIZ estabelecida em torno da Ilha de Guan, (uma base do EUA no Pacifico), supera a área em km quadrados da ADIZ chinesa..
    Com Guan ao centro, o EUA estabeleceu mais uma ADIZ, um circulo com diâmetro de 500 milhas náuticas!

    Já a imensa “Zona de Identificação de Defesa aérea” do Alaska* se estende à quase 2.000 de distancia da costa do Alaska! Se aproximando até cerca de 450 km da costa da Península de Kamchatka na Rússia.

    * https://upload.wikimedia.org/wikipedia/en/d/d8/Alaskan_ADIZ.jpg

1 Trackback / Pingback

  1. Pequim pode criar zona de defesa aérea no mar do Sul da China | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.