F-35 não muito mais barulhento que F-16, dizem holandeses

F-35-Netherlands-Eglin-AFB

Tradução e Adaptação: Luiz Medeiros

Por Lara Seligman

WASHINGTON – Apesar das preocupações que o novo F-35 seria mais ruidoso do que os F-16 da Holanda, testes recentes mostraram que residentes holandeses não ouviram muita diferença.

Durante o teste comparativo de ruído entre um F-35 e F-16, ambos holandeses, no final do mês passado, os moradores próximos Leeuwarden e Volkel, as duas bases aéreas holandesas que receberão o F-35, acharam o Joint Strike Fighter com som levemente mais alto.

“Os resultados foram, na verdade, o mesmo que o que esperávamos. O povo disse: ‘Ok, é um pouco mais alto, mas não muito mais alto”, disse o tenente-coronel Sidney Plankman, chefe de assuntos públicos da Real Força Aérea da Holanda, ou RNLAF. “Se é isso, não há nenhum problema para nós convivermos.”

O teste ocorreu no dia 26 de maio, depois dos dois primeiros F-35 da Holanda sairem da Edwards Air Force Base, na Califórnia, 23 de maio.

A RNLAF realizou dois vôos de um F-35, com pós-combustão completa durante a decolagem, seguido alguns minutos depois por um F-16, disse Plankman. Os dois aviões voaram uma vez à tarde e outra à noite.

Em uma pesquisa online, os moradores foram questionados em perguntas bem simples: ‘era o som mais alto ou mais baixo do que o normal?’ ‘Ele durou mais tempo?’ ‘Você experimentou maior vibração?’

Dos 1.500 moradores que se inscreveram na pesquisa, 1.000 famílias participaram, disse Plankman.

A diferença de ruído entre as duas aeronaves já havia sido previamente aferida dentro de uma margem de três decibéis, disse ele. Mas existe uma diferença entre o nível de ruído científico e da experiência do som pelo ouvido humano.

Os holandeses estão felizes com os resultados dos testes de ruído, porque os residentes temiam que o F-35 seria muito mais ruidoso do que o F-16, devido ao seu motor maior, disse Plankman. Ele observou que os moradores tiveram uma experiência com um pouco mais de vibração com o F-35 do que com os F-16.

“Foi importante para a comunidade de experimentar – para tirar o medo que eles tinham, porque eles achavam que ia ser duas vezes mais barulhento”, disse Plankman. “Todos eles disseram: ‘Se é isso, bem, nós podemos viver com isso.” Essa foi a opinião geral da comunidade. “

O RNAF não tem planos para testes de ruído adicional, disse Plankman. Durante a próxima semana, os jatos serão submetidos a testes para confirmar a compatibilidade do F-35 com os abrigos de aeronaves endurecidos em aeródromos holandeses. Os aviões também irão participar de missões de treinamento, e a equipe de teste vai começar a olhar para a sua pegada de logística.

A visita dos F-35 holandese a Holanda vai culminar com Show Aereo de Leeuwarden em 10 e 11 de Junho, onde os aviões estarão em exposição estática e, possivelmente, até mesmo podendo voar.

“Eu não posso dizer 100 por cento ainda” que os dois aviões holandeses irão voar durante o show aéreo, disse Plankman. “Mas é muito mais de 50 por cento.”

O F-35 fará a sua estreia internacional oficial no Royal International Air Tattoo e no Farnborough Air Show, no Reino Unido no próximo mês.

 

Fonte: DefenseNews

1 Comentário

  1. Caramba, ultimamente esse caça não dá uma dentro, é melhor investirem no marketing do F-22 e F-16 Viper pois os F-35 está se tornando complicado.

1 Trackback / Pingback

  1. F-35 não muito mais barulhento que F-16, dizem holandeses | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.