VÍDEO: Tipos de Camuflagem

HT10jUcFJNcXXagOFbXI

Pequeno Guia de padrões de Camuflagem com os diversos tipos de padrões existentes no mundo.

[embedplusvideo height=”395″ width=”650″ editlink=”http://bit.ly/1P5LA8M” standard=”http://www.youtube.com/v/1WWumHCkhUA?fs=1&vq=hd720″ vars=”ytid=1WWumHCkhUA&width=650&height=395&start=&stop=&rs=w&hd=1&autoplay=0&react=1&chapters=&notes=” id=”ep1184″ /]

 

[embedplusvideo height=”395″ width=”650″ editlink=”http://bit.ly/1P5LIVP” standard=”http://www.youtube.com/v/Fm1qCc2iMMw?fs=1&vq=hd720″ vars=”ytid=Fm1qCc2iMMw&width=650&height=395&start=&stop=&rs=w&hd=1&autoplay=0&react=1&chapters=&notes=” id=”ep1951″ /]

5 Comentários

  1. Faz anos que o pessoal se queixa da camuflagem usada pelas tropas no nosso semi arido, a caatinga. Por acaso alguém acha viável simplesmente pegar a atual camuflagem usada pelas forças armadas e simplesmente mudar as cores para cores compatíveis com o semiárido? Algo parecido com as cores usadas para camuflagem no deserto.

  2. ………………….o atual padrão de camuflagem brasileiro,o “Lizard” é bom para a Mata Atlantica e Amazonia porém poderia haver uma composição em novas cores para o uniforme de combate Caatinga/Cerrado com base em marron cinza e ocre mesmo no padrão “Lizard”………..

    • Sim, o Lizard pattern foi usado pela França e Portugal no passado. Não lembro se eram usados na vertical ou horizontal. Só não imaginei as cores que vc sugeriu: marrom , cinza e ocre pra caatinga.

    • Quanto ao uniforme das tropas de caatinga, há de se lembrar que este foi desenvolvido com base nos trajes típicos da região, principalmente a figura do vaqueiro nordestino, com suas roupas de couro para se proteger dos espinhos das algarobas.

      Diferentemente do estereotipo que muitos possuem, a caatinga em nada se parece com o deserto, posto que o solo não e arenoso e sim pedregoso, e há muita vegetação arborícula, formado por arvores de pequeno porte da família das xerofilas, estando estas aptas a captar a umidade do ar, assim sendo, há períodos de estiagem na caatinga onde a vegetação assume um tom de cinza e outros onde o verde e predominante.

      Também se deve levar em consideração que a maioria da vegetação da caatinga é dotada de espinhos urticantes, alguns com mais de 20 cm de comprimento aptos a dilacerar um rosto, um olho ou uma perna, razão pla qual se optou pelo uniforme extremamente rústico, a única crítica que faço são aquelas terríveis botas pretas, assim como o cinto e suspensórios, sendo que estes itens deveriam ser mais puxados para o caqui.

      Há de se afirmar ainda, que a caatinga e um ambiente extremamente inóspito, pois de dia e um calor que facilmente ultrapassa os 35/40º e a noite a temperatura cai bastante, ao ponto dos animais procurarem as pistas de rodagem para se aquecer, já que o asfalto retém muito mais calor que o solo da caatinga, isso sem falar na pluralidade de cobras e animais peçonhentos como lacrais escorpiões e aranhas, bem como solo irregular e pedregoso, um ambiente perfeito para o combate com tropas despreparadas, acha vista que até pra a polícia militar dos estados do nordeste foi necessário criar-se tropas especializadas no combate em ambiente de caatinga para combater a criminalidade na região exemplo o CIOSAC e o CEPAC.

      • Bem eu usei o termo deserto porque foi a primeira associação que me ocorreu (licença poética vai). Na verdade há pelo menos um grupo da policia militar de algum estado abrangido pela caatinga que tem um batalhão especializado no caatinga e eles usam uma camuflagem especifica para deserto que é a antiga “chocolate chip”. Talvez seja mesmo falta de opção.

        De fato o couro oferece proteção, mas imagino que deve ser um fator de desgaste a mais para o soldado, um material que não respira e parece aumentar o calor. Não sei o que poderia ser feito para substituir de forma eficaz a proteção oferecida pelo couro.

        Mesmo um leigo como eu pode ver de longe aquele coturno de couro preto. Outro ponto que sempre me chamou atenção em todas as fotos que vi foi a ausência de proteção para os olhos. Esses 2 itens pelo menos podiam mudar

        http://camopedia.org/index.php?title=Brazil

1 Trackback / Pingback

  1. VÍDEO: Tipos de Camuflagem | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.