Ideal para o aprendizado básico de voo, o SR-10 é um protótipo de um consórcio russo privado “Modern Aviation Technologies”.
Seu principal traço característico está no enflechamento negativo das asas ou, asas com inclinação para a parte frontal da aeronave.
Esta característica permite ao avião ser mais compacto, melhora sua estabilidade em velocidades baixas, e ainda aumenta seu desempenho em decolagens e pousos.
Talvez alguns se perguntem a respeito do Yakovlev Yak-130, também treinador e adotado recentemente pela força área russa.
Não há conflito entre as aeronaves de treinamento. O Yak-130 é um treinador avançado e o SR-10 trata-se de um treinador primário/básico.
Dezembro de 2015 em um antigo campo de aviação na região de Kaluga – Rússia. Primeiro voo modestamente e sem publicidade.
Outro fator inovador no SR-10 que merece ser ressaltado, é que todo o seu desenvolvimento até agora, se deu apenas com recursos privados, sem qualquer contribuição do estado russo.
Os criadores do SR-10 falam também em capacitá-lo para efetuar ataque leve.
Edição: Plano Brasil
…………é um belo avião …uma espécie de mini Berkut e o que mais surpreende é que é fabricado por uma empresa privada….a Embraer entraria nessa faixa de mercado??…o Brasil necessitaria de treinadores semelhantes?……