Projeto, que permite que as famílias das vítimas dos atentados processem o governo saudita, passou unânime pelo Senado
O Senado dos EUA aprovou nesta terça-feira uma lei que permite que as famílias das vítimas dos atentados de 11 de setembro de 2001 processem o governo da Arábia Saudita.
O projeto, chamado de Ato de Justiça Contra Patrocinadores do Terrorismo, passou pelo Senado de forma unânime e fez com que a Arábia Saudita ameaçasse retirar bilhões de dólares da economia norte-americana.
Em entrevista no início de maio, o chanceler da Arábia Saudita, Adel bin Ahmed Al-Jubeir, negou que o país tenha feito tal ameaça. Segundo ele, o que a Arábia Saudita fez foi alertar o mercado de que a confiança do investidor americano iria diminuir caso o projeto fosse aprovado.
A aprovação da lei no Senado coloca o Congresso numa rota de colisão com a gestão Obama. Segundo a Casa Branca, o projeto pode expor cidadãos americanos que estão no exterior a riscos legais.
De acordo com Josh Earnest, porta-voz da Casa Branca, a revisão do projeto falhou em responder às preocupações do governo em relação à imunidade soberana do país. “Dadas as preocupações que nós expressamos, é difícil imaginar que o presidente sancione a lei”, disse a repórteres na Casa Branca.
Bem feito! Os sauditas vão ter oq merecem
que os povos que perderam familiares por causa de ataques americanos os processem tambem!
Vietnamitas já processaram o governo dos EUA em suas cortes por conta dos efeitos do agente laranja. E ganharam. Quem quiser processar o governo norte- americano pode tranquilamente fazê-lo afinal, estamos falando de uma democracia.
Como se vê isso joga qualquer demagogia esquerdista nesse aspecto no lixo….
Agora eu quero ver processar o governo russo em uma corte russa por seus crimes durante a guerra do Afeganistão, na Chechênia, na Ucrânia ou mesmo na Síria….
Pagam umas indenizações miseráveis para alguns poucos vietnamitas, para idiotas úteis virem falar que os EUA são democráticos e bonzinhos.
………… o Congresso estadunidense pirou de vez…vir com essa história pro segundo maior aliado dos Estados Unidos no Oriente Médio ( o primeiro é Israel) …..é ruim hein!!……..
Isso ai foi feito pra Ingles (Estadunidese) ver vão lá processam a Arabia Saudita, ai os Sauditas vão lá e pagam (e se fosse o doblo eles pagariam rindo do mesmo geito).
Sds