Defesa & Geopolítica

EUA: Senado aprova lei que permite processar Arábia Saudita pelo 11 de setembro

Posted by

Projeto, que permite que as famílias das vítimas dos atentados processem o governo saudita, passou unânime pelo Senado

Projeto fez com que a Arábia Saudita ameaçasse retirar bilhões de dólares da economia americana

Projeto fez com que a Arábia Saudita ameaçasse retirar bilhões de dólares da economia americana

O Senado dos EUA aprovou nesta terça-feira uma lei que permite que as famílias das vítimas dos atentados de 11 de setembro de 2001 processem o governo da Arábia Saudita.

O projeto, chamado de Ato de Justiça Contra Patrocinadores do Terrorismo, passou pelo Senado de forma unânime e fez com que a Arábia Saudita ameaçasse retirar bilhões de dólares da economia norte-americana.

Em entrevista no início de maio, o chanceler da Arábia Saudita, Adel bin Ahmed Al-Jubeir, negou que o país tenha feito tal ameaça. Segundo ele, o que a Arábia Saudita fez foi alertar o mercado de que a confiança do investidor americano iria diminuir caso o projeto fosse aprovado.

A aprovação da lei no Senado coloca o Congresso numa rota de colisão com a gestão Obama. Segundo a Casa Branca, o projeto pode expor cidadãos americanos que estão no exterior a riscos legais.

De acordo com Josh Earnest, porta-voz da Casa Branca, a revisão do projeto falhou em responder às preocupações do governo em relação à imunidade soberana do país. “Dadas as preocupações que nós expressamos, é difícil imaginar que o presidente sancione a lei”, disse a repórteres na Casa Branca.

Fonte: Último Segundo

shared on wplocker.com