Defesa & Geopolítica

COTECMAR: BUQUE DE DESEMBARCO ANFIBIO

Posted by

ARC Golfo de Tribuga Armada Colombia.jpg 2

A concepção deste navio surgiu da necessidade da Armada Colombiana de apoiar suas unidades com uma embarcação capaz de prover apoio logístico como transporte de equipamentos, veículos, suprimentos, combustível e pessoal, sobretudo Fuzileiros Navais (Infantaria de Marina) ao longo das margens dos grandes rios colombianos onde o acesso a muitos lugares só e possível por via fluvial. Alem da utilização militar a Armada Colombiana desejava que a embarcação pudesse ser utilizada em apoio às populações ribeirinhas operando em missões humanitárias, evacuação medica se caso necessário. Atendendo a situações de emergência, catástrofes e apoio logístico nas zonas costeiras e ribeirinhas. Essas missões vinham sendo realizadas por navios tipo LCU (Landing Craft Utility) Classe 1466 fabricado nos EUA ainda na época da Segunda Guerra Mundial no qual vinha apresentando limitações e devido a sua idade avançada.  Levando em consideração destas necessidades a Armada Colombiana lançou os requisitos para seu novo navio.  A Armada Colombiana através do seu setor de desenvolvimentos navais apresentou em 2006 um projeto preliminar para uma nova classe de navio tipo LCU (Landing Craft Utility). Em 2011 foi firmado um acordo entra a COTECMAR e a Armada Colombiana para o desenvolvimento e fabricação da nova classe de navios. Levando em conta os parâmetros estabelecidos pela Armada colombiana bem como a experiência dos tripulantes dos que operavam na classe LCU-1446 a COTECMAR sintetizou um projeto de uma nova plataforma que poderiam operar em áreas fluviais e costeiras.  Tal projeto foi aceito pela Armada e em 2012 foi entregue o desenho final para a revisão pelos engenheiros navais da Armada. Graças a sua experiência a COTECMAR pulou varias etapas no desenvolvimento do novo navio.   O primeiro navio da classe foi batizado de ARC Golfo de Tribugá e recentemente foi entregue a Marinha Colombiana com o segundo navio ARC Golfo de Urabá esta em vias de ser entregue.

 ARC Golfo de tribuga colombian navy.jpg 3

Versatilidade.

Os navios de desembarque Anfíbio COTECMAR BDA (Buque de Desembarco Anfíbio) Ele foi projetado para desembarcar tropas, veículos, e carga em cabeças de praia e áreas Fluviais. Para tal ele possui características que o distinguem de outros tipos de navio. Primeiro o seu desenho diferente com seu casco tendo um fundo chato e tem um desenho especial para que ele seja capaz de abicar.  Sua versatilidade também o transforma num grande vetor de apoio logístico. O mesmo possui capacidade de operar em rios e zonas costeiras possuindo recursos para operar em locais com pouco ou nenhuma infraestrutura.  Para o embarque /desembarque de materiais pesados em terra ele se utiliza de uma rampa acomodada na proa, que se projeta a frente do navio apoiando-se no chão.

maxresdefault

Para situações onde o navio estiver operando sem apoio externo (portos sem guindastes ou transferência de carga) ele conta com um guindaste ou capaz de erguer até oito toneladas de peso, posicionado a boreste do navio. Sua capacidade de carga e de 5.4 mil litros de carga liquida óleo combustível, querosene de aviação e de água potável. Em termos de carga seca o navio pode carregar até o limite de 210 toneladas. No seu convés tem capacidade de acomodar ate 10 contêineres sendo dois refrigerados (Dadas a estas características essa navio também chamou a atenção do mercado civil) ou em caso de missões de evacuação o mesmo pode transportar ate 250 pessoas. Suas instalações e acomodações permitem que sejam transportados até 72 pessoas (maximo). O navio possui um pequeno hospital composto de quatro leitos e material medico/hospitalar. O mesmo pode receber várias equipes médicas se transformando em um completo hospital quando o mesmo recebe contêineres para esta função.

Cotecmar BDA golfo de tribuga armada colombia

A propulsão deste navio é feita por par de motores Caterpillar C18 Acert Racing B cada um gera cerca de 5 550 cv. Esses motores e são conectadas a duas caixas de engrenagens que movem um sistema de propulsão a jatos de água SPJ 82 RD SCHOTTEL no qual podem girar 360º. Esse sistema de propulsão consegue levar o navio a uma velocidade máxima de 22 km/h. Seu alcance e de cerca de 2.800km. Este desempenho pode ser considerado muito bom para um navio com dimensões de 49 m de comprimento, 11 m de boca e 1,5 m de calado máximo e deslocamento Maximo de 6.257 toneladas.

[embedplusvideo height=”395″ width=”650″ editlink=”http://bit.ly/1JIf2iW” standard=”http://www.youtube.com/v/C0Gyk7R_8Q8?fs=1″ vars=”ytid=C0Gyk7R_8Q8&width=650&height=395&start=&stop=&rs=w&hd=0&autoplay=0&react=1&chapters=&notes=” id=”ep6004″ /]

2 Comments

shared on wplocker.com