FAB PÉ DE POEIRA: A Histórica participação da infantaria na CRUZEX Flight 2013

p2

“Apesar da CRUZEX Flight 2013 ( Exercício Cruzeiro do Sul) ser exercício aéreo multinacional, a segurança e defesa do exercício são reais”, essa foi a  frase na época do então Capitão Fernando Maurício Gomes, Coordenador de Célula de Comando e Controle da Force Protection, “Proteção da Força” em português. A tropa de Infantaria da Aeronáutica atuou, tanto para garantir a preservação das locações, quanto das aeronaves envolvidas na operação, além de evitar o acesso indevido de pessoas a setores restritos. A Atuação da Infantaria da FAB neste exercício envolveu na época de sua realização cerca de 200 militares, de  três Batalhões de Infantaria da Aeronáutica:

Batalhão de Infantaria da Aeronáutica Especial de Recife (BINFAE-RF – Batalhão Guararapes)

Batalhão de Infantaria da Aeronáutica da Base Aérea de Natal (BINFA-22 –  “Batalhão Pitimbu”)

Batalhão de Infantaria de Aeronáutica Base Aérea de Fortaleza  (BINFA 42 – “Batalhão Carcará”)

A Force Protection empregou controladores de acesso, alem de uma ampla rede de vigilância eletrônica. Também foi empregada uma força de patrulhamento motorizada pronta para ser acionada a qualquer momento. Cães de guerra e unidades contra-incêndio  contemplaram as opções a disposição  da unidade na segurança e defesa durante a operação CRUZEX Flight 2013.

p1

A Force Protection teve a missão de prover a segurança e defesa para que as atividades do exercício fossem desenvolvidas como planejado pela Direção do exercício. Sua atuação foi conduzida de modo para que a mesma não interferisse  nas atividades aéreas, mas sim proteger as mesmas.

Prioridade em todas as iniciativas militares da Força Aérea Brasileira (FAB), a segurança e a defesa depende de um planejamento apurado das necessidades do local e do evento a ser realizado. Na CRUZEX Flight 2013, a  Force Protection realizou o credenciamento de mais de 2500 pessoas entre as cidades de Natal, Recife, Caicó (RN), Assú (RN) e Maxaranguape (RN).

cerca-de-200-militares-fazem-seguranca-de-exercicio

Outro destaque foi a atuação do  Grupo de Combate de Cães de Guerra (GCCG) da Base Aérea de Natal (BANT). Com cinco cães de guarda da raça rottweiler, a divisão do Batalhão de Infantaria da Aeronáutica da Base Aérea de Natal (BINFA-22 –  “Batalhão Pitimbu”) que foi incluído na Force Protection onde auxiliou o patrulhamento e policiamento durante todo o exercício.

[embedplusvideo height=”395″ width=”650″ editlink=”http://bit.ly/1YdoVg2″ standard=”http://www.youtube.com/v/skUppwht6qk?fs=1&vq=hd720″ vars=”ytid=skUppwht6qk&width=650&height=395&start=&stop=&rs=w&hd=1&autoplay=0&react=1&chapters=&notes=” id=”ep1919″ /]