Plano Brasil Tecnologia: Empresa mineira desenvolve campo de força contra drones

O trabalho é feito sem interferir em outros sinais como os de wi fi e de celulares.
O trabalho é feito sem interferir em outros sinais como os de wi fi e de celulares.

A empresa desenvolveu um equipamento capaz de bloquear e assumir o controle do drone; O bloqueador foi desenvolvido em parceria com Manaus Instituto de Tecnologia (MIT) e a Universidade Estadual do Amazonas (UEA).

Ao mesmo tempo em que traz tranquilidade, facilidade e comodidade, a tecnologia, se mal utilizada, também pode oferecer perigos. Pensando nisso, a empresa mineira  Polsec, que fornece aparelhos de segurança há 20 anos, desenvolveu um sistema para coibir o mau uso de uma das tecnologias mais utilizadas nos últimos tempos: os drones.  A empresa desenvolveu um  equipamento capaz de bloquear e assumir o controle do drone.

“Nosso intuito é usar esse equipamento em prol da segurança pública. Um drone em cima de um estádio pode ser utilizado para jogar produtos químicos no campo, por exemplo ou ele pode ser usado para o tráfico de drogas. Outras vezes ele é utilizado sobrevoando casas e invadindo a privacidade das pessoas” explica o presidente da empresa especialista em tecnologia de inteligência e contra inteligência  Renato Werner.

O bloqueador foi desenvolvido no Brasil, durante meses de pesquisa da Polsec em parceria com Manaus Instituto de Tecnologia (MIT) e a Universidade Estadual do Amazonas (UEA). Werner explica que vários países, principalmente os que sofrem ataques, já estão preocupados com os perigos dos drones. Um exemplo é a Holanda que treinou águias para derrubar o equipamento em caso de mau uso.

“Nós sabemos que hoje o acesso aos drones é muito grande e ao mesmo tempo que essa tecnologia é benéfica ela pode trazer muitos problemas para a sociedade. Uma das nossas preocupações é com mau uso deles durante as Olimpíadas no Brasil. O evento tem histórico de ataques terroristas. Esse é um perigo real. Esperamos atuar em prol da segurança durante o evento”, afirma Werner.

Segundo ele, o equipamento desenvolvido pela empresa é capaz de detectar o sinal do drone e bloquear o controle dele. “Os drones possuem um sistema de segurança para não cair. Então depois que bloqueamos o controle ele pode ficar parado no ar esperando comunicação ou pode voltar para o lugar de onde ele saiu, sem colocar em risco a vida de outras pessoas”, explica Werner. O trabalho é feito sem interferir em outros sinais como os de wi fi e de celulares.

Além do aparelho bloqueador a empresa também oferece treinamento de operação que pode ser vendido para autoridades e órgãos governamentais que têm legitimidade e capacidade de operar.

Fonte: O Tempo Interessa

Nota do Editor: Aguardamos mais informações sobre esse sistema.

9 Comentários

  1. Mas este aparelho tem um efeito colateral também… agora que começa-se a cogitar o uso de drones para realizar entregas a domicílio dos mais variados produtos esse equipamento também poderia ser usado para derrubá-los para roubo da carga… sua venda terá que ser restrita, assim como uma arma de fogo.

  2. eu acho que deveria ter pena severa para tudo.Aqui no japao,apesar de vender esses aparelhos,nw se pode usa-lo dentro das cidades.Um brasileiro,para se mostrar,ignorando as normas,foi a uma estacao de trem mostrar seu brinquedo..foi enquadrado e tomou uma multa alta kkkk

  3. O mundo desde a segunda guerra esta cada vez mais relativo na área militar e esse é o calcanhar de Aquiles dos EUA.
    Empresas menores podem desenvolver tecnologia de ponta e criar equipamentos que podem desestabilizar as grandes industrias (claro isso não é uma regra mas é uma possibilidade que só o tempo nos dirá).
    Penso desta forma pois as industrias tem seus interesses e não é do interesse delas a criação de sistemas baratos que podem comprometer outros que dariam um maior lucro.

    • Isso demonstra a necessidade da criação de um FUNDO DE DEFESA para
      estimular a união entre pequenas empresas e as FORÇAS ARMADAS.Este
      financiamento com certeza daria frutos a longo prazo.

    • Porque o “calcanhar de Aquiles” é dos EUA, se os maiores fabricantes de drones “civis” no mundo hoje são o Japão e a China?

      Ou alguém acaso iria comprar um Predator para jogar num estádio de futebol?

      Mania besta de meter os EUA em tudo…

  4. Aqui no Brasil não teremos tanta utilidade pra essa tecnologia, já que um drone que lá fora custa 100 bucks aqui não sai por menos de 2.000 dilmas, fora o “purfa” que tem que pagar e a trabalheira pra conseguir as licenças pra operar legalmente… 😉

1 Trackback / Pingback

  1. Plano Brasil Tecnologia: Empresa mineira desenvolve campo de força contra drones | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.